Venda de carros elétricos e híbridos só cresce no Brasil

Carros elétricos

Saiba qual é a frota total de carros elétricos e híbridos no Brasil atualmente e em que ritmo ela vem crescendo no país

 

Diversas fabricantes já anunciaram que encerrarão a venda de veículos exclusivamente a combustão em um futuro próximo. Sim, próximo. E isso se aplica ao Brasil também. Aqui, por exemplo, a Volvo já oferece somente opções de carros elétricos ou híbridos em seu portfólio. A Mini fará a mesma mudança globalmente em 2030, a Honda em 2040 e a GM em 2035, entre vários outros anúncios recentes.

Mas você sabe quantos veículos eletrificados já rodam no Brasil? De acordo com a ABVE, esse mercado (incluindo híbridos, híbridos plug-in e elétricos a bateria) soma 52.661 unidades no país. E foi registrado um novo recorde em maio, com 3.102 unidades vendidas. Considerando então os cinco primeiros meses do ano, são 10.392 unidades comercializadas, o que representa um aumento de 67% sobre os 6.235 do mesmo período de 2020.

LEIA MAIS: Os híbridos estão chegando. Você está pronto para eles?

Ou seja, em 2020, os veículos elétricos e híbridos não passavam de 1% dos licenciamentos no país. Agora, só nos primeiros cinco meses, eles já somam 1,2% e em uma linha crescente: eram 0,8% dos licenciamentos em janeiro e fecharam com 1,8% em maio, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Para comparar, de janeiro a maio, os veículos a gasolina ficaram com 2,5% dos licenciamentos, os diesel com 11,4% e os flex com 84,9%.

CONFIRA MAIS NOTÍCIAS SOBRE ELÉTRICOS E HÍBRIDOS NA REVISTA O MECÂNICO

Quais são as opções à venda hoje?

Entre os modelos 100% elétricos disponíveis para os brasileiros, temos o Nissan Leaf, que chegou aqui em 2019, assim como o Chevrolet Bolt, além do Renault Zoe. No segmento premium, as opções incluem o BMW i3, o Audi e-tron e o Volvo XC40, entre muitos outros.

Já entre os híbridos, as opções são infinitamente maiores: dos Toyota Prius, Corolla e RAV4 aos mais luxuosos Lexus, Volvo, Porsche e BMW, que oferecem cada uma praticamente toda a linha com ao menos uma versão híbrida.

LEIA MAIS: Conheça cada tecnologia dos carros elétricos e híbridos

Comentário em “Venda de carros elétricos e híbridos só cresce no Brasil

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php