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Suspensão: como detectar desgaste nos itens de borracha

suspensão Nakata

Nakata alerta para os sinais de desgaste nos itens de borracha que integram o sistema da suspensão, como coxins, buchas e coifas

 

O sistema de suspensão é composto por diversos itens de borracha, como coxins, buchas e coifas. A Nakata alerta que esses componentes também merecem atenção nas revisões para garantir a segurança e o desempenho do veículo. Ruídos vindos da parte inferior do carro e vibrações no câmbio, por exemplo, podem ser sinais de comprometimento dos coxins.

“No sistema de suspensão, os coxins, itens fundamentais para amenizar as vibrações do motor, suportar impactos do chassi e outros, são confeccionados em borracha, sofrem fadiga e podem se romper”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Já as buchas, além de absorver impactos, evitam o atrito de ferro com ferro na suspensão. Se estiverem em mal estado de conservação, podem gerar ruídos e folgas na fixação. O mesmo acontece com os coxins dos amortecedores, cuja função é isolar a carroceria das vibrações e ruídos causados pelas imperfeições do solo.

Outro item é a coifa da junta homocinética, que pode ser danificada com o tempo de uso. “Graxa nas rodas e no para-lama pode ser indício de que a coifa rasgou”, alerta o especialista. Se a peça estiver deteriorada, pode comprometer toda a junta homocinética, por isso é importante que seu estado seja verificado na revisão. Responsável por transmitir a força gerada no motor para as rodas, a junta homocinética é essencial para o veículo e, se estiver danificada, impede a sua circulação.

Embora não seja feito de borracha, o batente também deve ser verificado, pois ajuda a absorver impactos e diminui as batidas de final de curso das molas.

No geral, a Nakata orienta mecânicos e consumidores a estarem atentos a ruídos vindos da parte inferior do veículo e checar periodicamente esses itens feitos de borracha, pois podem ressecar, rasgar e ter pequenas fissuras.

Comentário em “Suspensão: como detectar desgaste nos itens de borracha

  1. Tenho um civic 2010/11, tenho problema com uma batida seca, segundo Mecanico tem é problema do Civic, batida no final do curso da mola, isso procede,

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