Manutenções preventivas podem prolongar a vida útil da peça e evitar desgaste precoce
A principal função do eixo do comando de válvulas é servir de apoio para os cames, que por sua vez têm a função de realizar a abertura das válvulas. Por isso, para o correto funcionamento do motor, é preciso um sincronismo perfeito. Assim, a Revista O Mecânico traz os principais indicativos de falhas e desgastes no eixo do comando de válvulas, que podem afetar todo o conjunto do propulsor.
Quando existem defeitos nessa peça, podem ocorrer problemas como consumo elevado de combustível, desempenho inferior ao normal, barulhos e até danos graves ao motor, como desgaste precoce dos componentes internos, devido à baixa pressão de óleo.
O veículo utilizado para o processo de substituição foi o VW Fox com motor 1.0 EA111, que conta com oito válvulas e eixo de comando único no cabeçote. Os principais indicativos de desgaste excessivo nesse componente são as folgas acima da especificação, que causam pressão insuficiente de óleo no conjunto, a alteração no valor medido do vácuo no coletor de admissão, ruídos provenientes do cabeçote e marcas de ranhuras no eixo.

Para a troca dessa peça, foi utilizado o kit de reparo do cabeçote da Wir, de código WK101AJ, que inclui o eixo do comando de válvulas de código WE101AJ, para substituição do eixo original da Volkswagen com código 032109101AJ. Esse componente é usado nos veículos Fox, Gol, Parati e Voyage equipados com o EA111 1.0.

Por fim, para conservar o conjunto do eixo do comando de válvulas, cames, balancins, válvulas e demais componentes do motor, é crucial manter as trocas de óleo em dia, além de não acelerar o veículo de maneira agressiva enquanto a temperatura de trabalho não é atingida, para que haja uma correta lubrificação de todos os componentes e aumento da vida útil do propulsor. Também, acompanhe as próximas matérias em que a Revista O Mecânico trará o processo detalhado de troca dessa peça.