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Análise de comando e tuchos hidráulicos

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Acompanhe como fazer o diagnóstico do comando de válvulas, balacins e dos tuchos hidráulicos, que trabalham juntos para a abertura e fechamento de válvulas no motor

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Trocar o óleo respeitando o prazo determinado pelo fabricante e colocar outro produto nas mesmas especificações para aquela aplicação. Parece simples, mas muito motorista deixa essa regrinha básica da manutenção do veículo de lado, por esquecimento ou por falta de cuidado mesmo, sem saber o mal que está causando para o motor do seu veículo.

 

Mas muita coisa ruim pode acontecer dentro do motor por falta de manutenção, sobretudo, aquelas que a gente não consegue ver, como o comando de válvulas, as próprias válvulas e os tuchos hidráulicos. Componentes puramente mecânicos, que não podem ser analisados por um scanner, ou seja, precisamos abrir a sua tampa para averiguar o estado das peças e a eventual necessidade de trocá-las.

 

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A função das válvulas é uma das mais importantes dentro do conjunto do motor: permitir a entrada da mistura ar-combustível e a saída dos gases que foram queimados pelo escapamento. E para que as válvulas possam fazer o movimento de abertura e fechamento (que nos carros mais modernos pode ter ajuda eletrônica) existe o eixo de comando de válvulas que por meio dos seus ressaltos, também conhecidos por cames, promovem a sua abertura e controlam o seu fechamento.

 

Portanto, um eixo de comando de válvulas avariado pode comprometer e muito o rendimento do motor. Nessa matéria fizemos a análise e o diagnóstico de um componente que equipa os modelos Chevrolet Corsa, equipado com cabeçote de um único comando (SOCH – Single Over Head Came).

 

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Para isso, contamos com a ajuda de Vagner Antônio Miatelli, supervisor técnico da Aplic Resolit. Faremos a verificação dos cames, cujos formatos dos ressaltos podem afetar diretamente não só a cota de abertura das válvulas, assim como, os seus momentos e tempos de abertura e fechamento, que influenciam tremendamente o desempenho do motor . Veremos também a atuação dos tuchos hidráulicos, que atuam diretamente sobre as válvulas, mantendo constante a folga de acionamento.

 

“É bom saber que existem dois tipos de tuchos – hidráulico e mecânico. O primeiro atua com óleo interno e o segundo usa uma pastilha. É muito comum encontrar tuchos mecânicos na linha Fiat. Na maioria das vezes, os tuchos hidráulicos dispensam as varetas”, explica. No nosso caso são utilizados tuchos hidráulicos.

 

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Por que aconteceu?

 

De acordo com Engenheiro Fernando Landulfo, técnico de ensino do SENAI- Vila Leopoldina, para funcionar corretamente, o tucho hidráulico deve receber óleo lubrificante sob pressão que, além de lubrificar o componente, preenche as suas câmaras internas, promovendo o ajuste automático da folga de funcionamento das válvulas. “Quando existe a formação de borra dentro do motor (devido à deterioração do lubrificante), as galerias que alimentam os tuchos (entre outras passagens) ficam obstruídas. Isso faz com que a pressão do óleo que chega aos mesmos caia, impedindo o seu correto funcionamento (as válvulas ficam ruidosas) e prejudicando a sua correta lubrificação. Com isso tem-se a redução do desempenho do motor e o desgaste prematuro dos tuchos, dos seus alojamentos e do eixo de comando de válvulas. Algo similar ocorre quando se utiliza um lubrificante não recomendado pelo fabricante.

 

Com o aumento da temperatura de funcionamento, o óleo perde a sua viscosidade e “vaza” do interior do tucho, impedindo o seu correto funcionamento. Em casos extremos, pode haver a quebra do filme de lubrificação existente entre o eixo de comando e os tuchos. Como consequência tem-se atrito seco entre as peças.”, complementa.

 

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Em caso de desgaste prematuro recomenda-se substituir o conjunto (eixo de comando, tuchos e balancins), pois todas as peças podem estar comprometidas. Se o fabricante exigir, aditivar o lubrificante do motor, durante a quilometragem indicada, com o produto recomendado (“aditivo de amaciamento”). Na prática, o motorista vai sentir perda de potência, ruídos, consumo elevado de combustível e alta emissão de poluentes. O mecânico tem que prestar atenção no barulho na parte superior do motor, quando notar perdas substanciais de rendimento e irregularidade na marcha lenta. Esses sintomas geralmente são acompanhados de perda de estanqueidade das câmaras de combustão, que pode facilmente ser detectado com um equipamento para teste de vazamento de cilindros.

 

Caso note ruídos excessivos, abrir a tampa das válvulas e inspecionar cuidadosamente o conjunto, a procura de indícios de falta de lubrificação.
Wagner explica que a durabilidade do eixo e dos tuchos depende da manutenção geral do motor do veículo, se for feita preventivamente, como troca de óleo, filtros, etc. “Ou seja, um eixo tem duração muito longa. Porém, é recomendado que em uma eventual troca, se troque os tuchos também, para não ocorrer incompatibilidade de materiais, para que uma peça nova não trabalhar com a usada”, complemente.

 

1) Para isso, o mecânico pode encontrar kits, que vêm o eixo comando, tuchos, balancins, escoras e válvula retentora de óleo, além do lubrificante para amaciamento.

 

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2) Outros componentes que podem ser avariados quando o eixo de comando de válvulas se desgasta prematuramente, são: bronzinas, anéis, cilindros, mancais bielas. E a razão é muito simples: o material liberado durante o desgaste (“limalha”) pode obstruir o pescador da bomba de óleo ou apenas circular em suspensão no lubrificante, atuando como material abrasivo. Nem sempre é necessário retificar o cabeçote quando o eixo está danificado ou com borra de óleo. É necessário fazer a limpeza com produtos adequados. Porém no caso que uma quebra do eixo é preciso inspecionar criteriosamente o cabeçote, sobretudo os mancais de apoio do eixo de comando de válvulas, quanto a empenamentos e ovalização.

 

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3) Para remover a borra o conjunto precisa passar por uma lavagem química especial, de preferencia por imersão, para que todos os canais internos sejam devidamente desobstruídos.

 

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4) A utilização de eixo novo e balancins usados causam desgaste nos cames. Nesse caso tem que ser substituído. Faça o correto da primeira vez para evitar retrabalho e abrir o motor duas vezes.

 

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5) A quebra do comando pode ser atribuída a dois fatores: o empenamento da gaiola (mancais) e da parte superior do cabeçote. Uma das formas de se verificar se a gaiola está empenada (a mais simples), remover a gaiola e retirar o eixo quebrado, ao introduzir o eixo novo sobre a gaiola, gire livremente com mão. Caso ocorra do eixo não entrar, a gaiola está empenada e tem que ser substituída. Em caso de dúvida, substitua a gaiola por uma nova.

 

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6) É importante checar a planicidade da face superior do cabeçote , para efetuar esse procedimento, utilize uma régua na diagonal.

 

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7) Se o empenamento for na parte superior, faça uma montagem sem tuchos e balancins e aperte. Se o comando travar, a parte superior do cabeçote está empenada. Nesse caso é preciso seguir a recomendação do fabricante do motor para essa situação. Se uma usinagem for permitida, retire o cabeçote e mande para retífica. Se não for, substituta a peça.

 

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O técnico explica que quando ocorre o superaquecimento do motor e o empenamento do cabeçote, o mesmo é levado para a plaina. Mas o trabalho é realizado apenas na face de assentamento com o bloco não se verifica a sua parte superior. Ou seja, sana-se um problema (superaquecimento), mas não verifica a condição de apoio do eixo de comando de válvula.

 

Ocorrendo a plaina na parte superior do cabeçote para sanar o seu empenamento (se permitido pelo fabricante), dependendo do grau de empenamento, tem que ser feita uma correção no alojamento dos tuchos, ou seja, o que foi removido de material da parte superior do cabeçote tem que ser removido do alojamento dos tuchos, para que ele não fique sobressaído, provocando o travamento dos tuchos.

 

8) Toda vez que montar que montar o eixo de comando de válvulas, o motor tem que estar em posição de sincronismo. Ao adquirir o novo eixo, sempre verificar a letra do comando de válvulas que identifica a motorização, demonstrado no catálogo de aplicação. O que muda de um comando para outro é o lob 7, que é o grau de inclinação de abertura e fechamento de válvulas dos comandos, siga a orientação do fabricante ou siga a letra do comando velho.

 

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Mais informações: Aplic Resolit – (11) 4161-8866

54 comentários em “Análise de comando e tuchos hidráulicos

  1. Fiz o motor de meu corsa 1,8. O motor está com potencia, porém a lenta está irregular, e ao reduzir velocidade ou descer morro de 3ª ou 4ª o carro dá arranques. Pode ser problema no comando?

  2. Boa noite tenho um Palio indraulico 16v ele está dando uma pipoco quando estou dirigindo,e perde força quando passo pra segunda macha depôs é que ele pega velocidade e também aconteci que quando passo pra segunda marcha ele fica dando um sinal que quer estanca daí tenho que coloca o pé na embreagem pra ele se acalma e volta o normal qual motivo dele está fazendo isso.fico grato se me dê uma informação pois onde moro tem muitas oficinas mas não tenho um mecânico de confiança como devo agir em levar o carro pra ver desse de já agradeço se poder responder minhas perguntas..

  3. Muito obrigado! Já entendi tudo sobre a origem do ruído do do motor do meu carro Jetta-4 de motor a diesel. Já vou atrás das peças. Um amplexo!

  4. Gaiola do Corsa mpfi 1.0 8v.
    Usa_se cola em volta do furo de passagem de óleo do cabeçote para gaiola ?

  5. Gostaria de saber quais são as consequências de transitar com um veiculo que tem problema de touches e das sedes das válvulas?

  6. Li até demais
    Mãos não explica se a pessoa cuidar direitinho da troca de óleo sem aquecimento, não diz em quanto tempo se deve mudar o comando de válvulas, balanços, sedes, tuchos

  7. Entao comprei tuchos novos para meu siena ano 2007 completo queria saber se eu tenho que mandar carregar ou eu posso colocar ele direto da loja sem caregar

  8. tenho um celta 2015 mil quebrou a correia dentada foi trocada foi feito a retifica do cabeçote,trocou o quite esticador de correia e bonda de água depois de montado o veiculo apresentou um problema cronico ele corta dois cilindro e fica piscando luz de injeção porem parte de injeção foi tudo trocado e analisado velas bulbina cabo de vela mediu sensor de fazes pressão do cabeçote tudo e não conseguimos resolver o problema

  9. Muito boa a matéria.
    Fui a um mecânico, e ele me informou que preciso fazer a cada 60.000km limpeza de tucho. Isso procede? meu carro é uma Strada cd 1.4. Faço sempre a troca de óleo e filtro no período recomendado. Desde já agradeço.

  10. BOA TARDE, PODERIA ME INFORMAR QUAL A DIFERENÇA DA GAIOLA DO EIXO DE COMANDO DO MOTOR FLEXPOWER E GAIOLA GAIOLA DO MOTOR VHC. PORQUE O CARRO NÃO FUNCIONA CORRETAMENTE?

  11. gostaria de saber a diferença do comando do celta VHC 1.0 para o do celta VHC-E 1.0 qual a medida dos cames de cada um deles ?

  12. Bom..o meu é Corsa Wind 1.0 ,ele está perdendo força, engasgando pra sair ,eu levei em 2 mecânico, eles disse q realmente é comando… E eu devo arruma em breve,tem portancia está usando o carro normalmente? Ou pode piorar?

  13. AJUDA: a todos. Estava trocando as bronzinas da biela do vira-brequino, e travou. Acabei tirando a correia dentaria de rodada. agora não consigo colocar motor no ponto esta travado. Como faço.? Estava gitrando com carro levantando e engatado 5 macha, girando normal depois troquei segunda bronzina fui gira travou.

  14. Tenho um celta 2005/06 o eixo de comando quebrou fiz a retifica troquei o eixo os tuchos é agora está comendo os tuchos e o eixo já troquei várias vezes e ñ para
    O q fazer

  15. Bom dia
    Quanto custo em média para trocar os “tuchos” de um FOX 2012 – 1.0?
    O meu carro está fazendo muito barulho e o mecânico disse que preciso trocar esses “tuchos”, mas gostaria de saber mais ou menos o valor que se cobra por esse tipo de serviço.

    Aguardo retorno e desde já agradeço.

  16. Boa noite..troquei o óleo do meu carro..quando fui pegar no mecânico tava blz normal
    ..depois q passou uns 20 minutos começou a estrala…ai quando acelero o carro na lenta ate no fundo ele para..
    Queria saber se isso e normal..
    Carro: gol g2 99 1.0 at

  17. boa tarde, fiz a troca do oleo meu motor, e logo começou apresentar barulho, uns dizem que o motor está comprometido, outros que é tucho…
    poderiam me orientar?

  18. Olá tenho um onix 2016 e a gm me falo q tem q trocar o cabeçote pq a válvula atropelo o comando eu acho mais em fim minha pergunta é o seguinte e possível um carro com todas revisão ok e está dentro do prazo de km e próxima revisão danificar o moto?!!

  19. Excelente página. O meu astra 2.0 8v travou o motor pq vazou o óleo e eu andei com ele, então foi retificado o parcial do motor e cabeçote, inclusive foi trocado a bomba de óleo, ao montar o motor no carro o mecânico tentou, tentou, mas os tuchos não carregaram, estes eram os originais que eu não tinha trocado, aí eu xomprei novos tuchos da marca Delphi, mas não adiantou nada, continuou sem carregar alguns tuchos, segundo o mecânico são dois, mas primeiro ele disse que eram 4, então mecânico da retífica foi lá e mediu a pressão do óleo e está boa. O que pode ser ?

  20. Meu ford fusion 2011 está com 42000 uns mais de manhã na primeira partida durante uns 2min faz barulhos ouvido claramente na tampa de válvulas. Será algum tucho? Prejudica o funcionário o que eu faço?

  21. amigo estou com 2 carros em minha casa q apresenta pelo menos nos mecânicos da minha cidade desgaste nas valvulas um gol g5 rsrs e um corsa sedan 2001 eles dizem que tem que fazer motor, apenas por causa do barulho na parte de cima( eixo comando ) caso eu faça a parte de cima dizem q pode ocorrer que a de baixo raje .. procede?

  22. Bom dia. estoiu com um problema no motor do corsa 1.6 ano 2001.
    ele falha no quarto cilindro depois que os tuchos carregam já foi trocado tudo até o cabeçote duas vezes bico, velas e cabos bomna de oleo esta normal. na hora que monta com os tuchos vazios no começo funcina bem conforme os tuchos vão carregando ele começa a falhar ai tira o cobo do quarto cilindro e não muda nada no funcionamento.se alguem puder ajudar fico muito agradecido.
    Att

  23. Essa dúvida
    O furo lateral no tucho hidráulico tem que ser oposto ao furo de passagem de óleo no alojamento do cabecote do corsa mpfi?????

  24. Olá amigo,
    recentemente minha RANGER 2.8 desfiou a correia dentada
    Resultado: empenou as varetas, quebrou a flauta e 1 balancim
    minha duvida é se dá pra aproveitar os balancins originais ou existe algum risco?

  25. Empenamento do alojamento, excesso de tensão na correia e peça de baixa qualidade (cópia) são três das muitas possibilidades.

  26. É necessária a desmontagem e limpeza geral do motor. Isso se não ocorreu coisa pior: desgaste das bronzinas.

  27. Amigo você sabe se ao trocar o comando o seu mecânico mediu a pressão da bomba de óleo do carro…?

    Se não, peça para ele medir e verificar se a bomba está com a pressão recomendada de trabalho, caso não esteja substitua…

  28. bom dia ! tenho uma camionet diésel e nao consigo ligar ela, notei que o filtro de oleo estava mal colocado.
    mina pregunta, será que a falta de pressao do oleo influencia para o motor nao funcionar ?
    pensando que os tuchos funcionan com pressao de oleo.

  29. tenho um marea 1.8 16 valvulas 4 silindros, fiz a retifica do cabeçote e agora esta com barulho nos tuchos. o mecanio disse que tem tuchos que não estão carregando completamente e isso faz com que as valvulas não trabalhem corretamente.
    Sera que isso pode ser problema na pressão da bomba de óleo ou pode ser aquela valvula que vai dentro do filtro de óleo entupida,sera que tem algum teste para saber se é obstrução da passagem desse óleo que pode estar impedindo o correto enchimento dos tuchos, ou eu tenho que trocar os tuchos primeiro pra saber se vai parar o barulho e parar a falhacão do motor? geralmente o barulho é maior quando o carro esta com o motor frio, quando o motor chega na temperatura correta o barulho para bastante, mas a falhação não para. agradeço pela atenção de vcs, se puderem me ajudar nisso eu agradeço desde já.

  30. Boa tarde
    Efetuei uma viagem de cerca de 200 KM e quando cheguei no destino ouvi um barulho estranho no motor, verifiquei que o óleo estava bem queimado (vencido) troquei e o barulho continua.
    Qual o serviço para resolver se for tucho ou o que poderia ser?
    O Veículo é um Kia Carens 2.0 EX 2009.
    Obrigado

  31. Bom dia muito bem explicado, pode me dizer que tipo de comando e balacin que vai no astra 2007 mod 2008, fico na duvidas

    obigado

  32. Tenho um Celta 2007 e em Abril de 2016 fez retifica geral do motor com,154.000km. Com 159.000km enguicei e levei o carro pro mesmo lugar da retifica. Havia quebrado ao meio o eixo do comando. Pois bem, foi substituído o eixo e trocado o cabeçote porque havia empenado válvulas. Com 179.500km tive o 3o eixo do comando quebrado e este era original e gaiola nova. Alguém pode me ajudar ???

  33. Boa noite tenho uma Dublo 2003 foi feito a retifica do cabeçote e a gaiola foi feita a parte dos parafusos e a do cano de respiro que vai em cima dela porém ao rodar uns 60 km ela travou o comando meu mecânico disse que é por motivo de quando a retifica aqueceu a gaiola para solda e fazer as roscas nova e lá empenou aí causou o travamento dá mesma um cara que tem uma retifica falou a mesma coisa isso realmente procede pode acontecer como eu faço para ter certeza ? Estou com esse grave problema é preciso de ajuda

  34. O comando é o certo do carro? Está instalado corretamente? O motor não está atropelando válvulas (pegando no pistão) e quebrando o comando? Válvula derretida pode ser pré-ignição. Um abraço.

  35. Bom dia,tenho um corsa 1.0 4 bicos 97 que acontece o seguinte:o motor roda normal e de repente apaga mesmo estando desengatado,quando abro o comando está quebrado,mas olho e não vejo nada de anormal,as vezes também ele passa a queimar só em três cilindros e quando abro a valvula do escape está furada como se tivesse sido derretida,se alguém pudesse me dar uma luz,eu ouvi falar que catalisador entupido faz isso mas não sei se é verdade…

  36. Roberto, o sensor da posição do comando de válvulas acusa comando fora de posição. Outra possibilidade: o sensor pode estar deslocado ou danificado. Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  37. Tenho Fox 2009 . Troquei o comando de válvulas dele . Logo em seguida a luz da injeção eletrônica começou a acender. No rastreador, aparecia a seguinte mensagem . Erro No banco baixo do circuito do sensor de comando “A” de posição do eixo de comando ou sensor único. Código de erro 00342. O que será que quer dizer isso ? algumas pessoas me dizem que o eixo de comando ficou um pouquinho fora de posição.

  38. Não era para acontecer. Qual é a pressão do óleo? As galerias que alimentam esses tuchos estão limpas? Trocando os tuchos de lugar, eles ainda não carregam? O lubrificante é o recomendado pela fábrica? Um abraço.

  39. Estranho. Os eixos são genuínos? A instalação foi feita de acordo com o manual do fabricante (torque, sequencia de aperto etc.)? Tuchos, OK? Novos também? Um abraço.

  40. Esse lift de 7 mm do comando pode estar travando os tuchos. Verifique se não existem tuchos especiais para este tipo de modificação. Um abraço.

  41. Fiz troca comando..balancins..tuchos corsa 1.6- porem alguns tuchos nao carregam..bomba oleo trocada junto…

  42. Já troquei 2 eixos de comando de válvulas e ainda sim aparece com problemas de arrunharas nos cames, o que pode ser isso? Zafira 2.0 8v 2006

  43. Bom dia tenho um omega suprema 2.0 álcool, e fiz um trabalho no cabeçote com substituição do comando original para um de alta performance (272°com lob center 115X e abertura de 7mm,) e depois de montado os tuchos não carregam, mas tudo no motor que fiz tudo, inclusive a bomba de óleo troquei novamente e não para o ruído, mas vale ressaltar que antes de fazer esse trabalho, ele de vez em quando apresentou o ruído mas parava logo depois, e agora persiste direto, podem me passar uma idéia de que possa ser!

  44. Já troquei 2 vez o comando e os balanços,tuchos e rodei 150 km começa o barulho novamente,não sei mais o que faço .Se vcs puderem me dar uma luz

  45. Eu to olhando uma carro na internet e diz que tem um problema com um barulho no comando. Dei uma pesquisada e essa matéria foi decisiva para entender mais sobre o motor, mas permanece uma dúvida: Esse barulho pode ser as válvulas batendo? Pode ser o pistão que se danificou ou até comeu parte de um dos cilindros? Se o comando tiver muito desgastado, trocando o óleo, o carro aguentaria uma viagem longa, dando algumas paradas? Esse carro passa na vistoria? O que seria por exemplo um problema grave no motor consequência de desgaste no comando? Sei que olhar carro pela internet não dá uma noção realista da situação, mas eu só queria saber o que poderia ser, hipoteticamente.

  46. Nossa muito bom gostei bem explicado maravilhoso vou tet que fazer esse serviço no meu celta ja esta quase tudo comprado muito bom parabéns a matéria da Revista o mecanico muito bom grande abraço atodos.

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