A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Confira!

Sobre o Ford Ka 2016 3-cilindros: já fiz várias pesquisas no YouTube e não tem nenhum vídeo mostrando como aumentar um pouquinho a marcha lenta, visto que a aceleração dele, muito baixa, faz o motor vibrar mais ainda… Eu queria manter a marcha lenta do meu em torno de 1.100 giros, mas fica em torno de 900 e por isso vibra muito… Faz um vídeo pra gente, não tem nenhum no YouTube…

Sandro Targa
Via Facebook


No caso desses motores 3-cilindros que estão entrando no mercado, a vibração é inerente ao projeto. A marcha lenta normal desse motor 3-cilindros é 900 rpm. Ela é definida pelo projetista a fim de proporcionar regularidade de funcionamento (poucas vibrações), fluxo adequando de liquido de arrefecimento pelas galerias (rotação da bomba d’água), pressão de lubrificação adequada para os mancais (rotação da bomba de óleo) e geração de energia para a bateria (rotação do alternador). Tudo isso com o máximo de economia de combustível e menores emissões de poluentes possível. Aumentar a marcha lenta diminuiria a vibração, mas essa vibração pode ser oriunda de outros fatores, com um desequilíbrio entre os cilindros. Além disso, ao se elevar a marcha lenta além do projetado pela fabricante, vai haver aumento de consumo de combustível, afinal, não é possível alterar a marcha lenta do motor sem alterar o mapeamento do sistema de injeção.

Para participar, envie sua dúvida para faleconosco@omecanico.com.br.

 

Leia mais

 

Motor: Substituição da correia dentada embebida em óleo

Transmissão: Troca da embreagem no Ford Ka 1.0 3-cilindros 2015

 

Raio X: Bem fabricado e robusto