Advertisement

7 dicas para otimizar os resultados na oficina

oficina artigo custos

Da organização do espaço ao desperdício de água, saiba o que você pode fazer para melhorar os resultados e consequentemente os lucros na sua oficina

Gerir o próprio negócio é bastante complicado, especialmente para quem não tem experiência com gestão de pessoas, estoque e mesmo no atendimento direto com os clientes. Afinal, o sucesso da sua oficina passa pela fidelização dos clientes, mas também por ter um equipe dedicada e muito bem preparada para executar os serviços. Para ajudar nesse processo, listamos 7 dicas para planejar o futuro do seu negócio e otimizar os seus resultados a curto, médio e longo prazo.

1 – Analise os atendimentos do dia

Faça sempre uma checagem diária dos atendimentos que estavam previstos, quantos foram concluídos e quantos ficaram para o dia seguinte. Isso é importante para você conseguir medir a produtividade da equipe e entender onde estão os gargalos para aprimorar a organização da oficina. É importante que toda a equipe saiba exatamente quais as etapas assim que um veículo chega e quais os procedimentos a serem adotados em cada uma dessas etapas.

- Publicidade -

2 – Organização do espaço e ferramentas necessárias

Avalie se o espaço da oficina como um todo está bem organizado. Isso inclui ter áreas demarcadas para cada atividade e manter todas as ferramentas nos locais adequados. Será que todas as ferramentas necessárias para um determinado serviço estão à mão do mecânico no local em que ele está atendendo o veículo? Ou será que os mecânicos estão esbarrando um no outro, dificultando o trabalho. Acredite: isso irá agilizar bastante o trabalho dos mecânicos.

LEIA MAIS: 5 dicas para fazer marketing da sua oficina

3 – Destinação das peças usadas

- Publicidade -

Também faz parte da organização ter um espaço apropriado para as peças que foram trocadas, deixando o local preparado na sequência para receber o próximo veículo. E não se esqueça de separar os materiais por tipo: papel, alumínio, lubrificantes, filtros etc. Isso permitirá também negociar com empresas que recolhem os resíduos, contribuindo com a receita da oficina.

4 – Atenção ao uso racional de água e energia

Adotar cuidados no dia a dia em casa quanto ao uso consciente de água e energia elétrica podem estar mais enraizados entre os brasileiros, mas esses cuidados devem ser adotados na oficina também. Espalhe avisos pela oficina nos locais mais usados pelos funcionários, com dicas como manter as torneiras fechadas ou as luzes apagadas quando não estiverem em uso. Também é uma boa solução para reduzir a conta de luz instalar sensor de presença, por exemplo, para as luzes de escadas, área de estoque, banheiros e outras áreas de pouco uso.

LEIA MAIS: 6 dicas para fazer uma boa gestão de pessoas na oficina

5 – Uso racional também na área administrativa

O mesmo vale para a área administrativa da empresa, por exemplo, não imprimindo o que não for realmente necessário. Isso reduzirá os custos com papel e cartuchos de impressora. Verifique também se está havendo desperdício dos materiais de limpeza, seja por uso excessivo ou por estarem sendo usados de forma incorreta.

6 – Controle do estoque

Ter um estoque lotado de peças que estão paradas há meses pode ser um grande desperdício. Já listamos no passado 5 dicas para gerenciar o estoque de peças e aumentar a sua lucratividade.

7 – Planeje os seus próximos passos

Faça uma projeção de seus investimentos, analisando quanto você quer crescer nos próximos anos e o que você precisa para atingir essa meta. Isso ajudará a analisar os resultados mês a mês, porém, com foco no longo prazo. Nesse cenário, inclua investimentos em equipamentos, mas também nos seus funcionários, pois o setor está em constante transformação e é importante que eles estejam aptos a executar os serviços.

LEIA MAIS: 5 dicas para investir corretamente em ferramentas para oficina

2 comentários em “7 dicas para otimizar os resultados na oficina

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *