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5 dicas para fazer marketing da sua oficina

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O marketing é uma ótima ferramenta para sua oficina estar sempre em contato com seus clientes atuais e atrair novos

 

Você pode trabalhar em uma oficina com profissionais muito experientes e qualificados, em uma ótima localização, com os equipamentos mais modernas, mas não adianta se o cliente não te conhecer ou conhecer o seu trabalho. Por isso, é importante investir em marketing. E não precisa de muito dinheiro para isso.

Algumas dicas simples ajudarão os clientes a chegar até você, seja buscando na internet ou mesmo pelas redes sociais. Por isso, a Revista O Mecânico lista a seguir dicas que podem ser aplicadas diariamente, e sem grandes investimentos em dinheiro. Lembre-se: marketing não quer dizer propaganda comercial. Utilize essas estratégias para se comunicar com os seus atuais clientes e para atrair novos.

1. Google Meu Negócio

A primeira orientação é permitir que os clientes encontrem a sua oficina em uma busca na internet. Afinal, esse costuma ser o primeiro caminho para encontrar um novo prestador de serviço. O Google, por exemplo, possui a ferramenta Google Meu Negócio, em que você pode colocar fotos da oficina, endereço, telefone de contato, horário de funcionamento entre muitas outras informações sobre o seu negócio. E o custo é zero!

2. Site institucional

É importante também ter um site sobre a oficina, descrevendo os serviços oferecidos, se é especializada em um sistema ou segmento, e com fotos para que os clientes tenham uma boa impressão do local. Claro, fotos com o local limpo e organizado. Não precisa ser um site muito complexo. Algumas ferramentas já permitem criar o próprio site a partir de layouts pré-definidos, personalizando logotipo e cores, por exemplo. Assim não precisa ser nenhum programador para colocar o seu negócio na internet. Você terá o custo de hospedagem do site e a compra do domínio (a sua URL).

3. Redes sociais

Tenha uma página sobre a sua oficina nas principais redes sociais e use esse canal para comunicar os serviços oferecidos, a qualificação dos funcionários e até mesmo promoções. Não deixe de marcar presença, por exemplo, no Facebook e no Instagram, fazendo postagens semanalmente sobre os serviços ou carros que atendem na oficina, sobre os certificados obtidos pelos colaboradores, sobre os equipamentos e especializações da oficina etc. Mas é importante também interagir com o seu público: responda às mensagens recebidas pela plataforma ou aos comentários em suas postagens, mesmo que uma vez ao dia, no final do expediente. E não custa nada criar uma página comercial nessas plataformas.

4. E-mail marketing

Tenha um contato regular com seus clientes também por e-mail, assim eles se lembrarão de você quando precisarem novamente de um mecânico. Não precisa enviar e-mail toda semana. Na verdade, uma vez por mês é suficiente. Se a sua base de clientes for grande, você pode contratar uma ferramenta de disparo de e-mails para facilitar o processo. Caso ainda esteja começando, pode enviar um a um diretamente da sua caixa de e-mail. Aliás, essa personalização enviando um a um, com o nome do cliente, é um diferencial, então se aproveite disso enquanto for possível. Você pode enviar avisos sobre novos serviços ou promoções, ou mesmo enviar dicas para o seu cliente ter a melhor experiência com o carro – e com você, claro.

5. Promoções ou cartão fidelidade

Quem não gosta de uma promoção ou um desconto, certo? Promoções são ótimas para atrair novos clientes e você tem a chance de fidelizá-los com um ótimo atendimento. Outro forma de fidelizar o cliente, claro, é o cartão fidelidade. Você pode oferecer uma troca de óleo ou alinhamento e balanceamento a cada cartela completa. Essa é uma ótima forma de fazer o cliente voltar para a sua oficina. As promoções precisam valer a pena para o cliente, então não adianta oferecer um desconto muito pequeno. Da mesma forma, tenha o cuidado de não oferecer um desconto muito grande que torne a sua operação inviável financeiramente. Ela precisa ser boa para ambas as partes.

Se preferir, contrate uma agência ou um profissional de comunicação para atuar nessa frente de negócio. Algumas ações podem ser feitas sem esse investimento, mas tome sempre o cuidado de não acabar afastando mais do que aproximando os clientes, por exemplo, com comunicações simples ou amadoras demais que passem a sensação de algo sem qualidade.

Por fim, a dica é: esteja sempre em contato com os seus clientes. Seja por e-mail, WhatsApp ou redes sociais, busque formas de entrar em contato para que ele esteja sempre lembrando de você e da sua oficina.

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