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5 dicas para gerenciar o estoque de peças

estoque peças

Organização e controle são fundamentais para investir corretamente na compra de peças e garantir o lucro da oficina, sem perder dinheiro com um estoque ocioso

 

Ter uma boa gestão do seu estoque de peças pode ser a diferença entre ter um negócio rentável ou não. Se o seu estoque está repleto de peças paradas, é hora de rever a sua estratégia para não perder dinheiro. Não é necessário manter componentes para atender qualquer modelo de automóvel que entrar na sua oficina. Com organização, você pode aumentar os seus lucros e tornar a operação sustentável, sem deixar os clientes na mão.

Veja a seguir cinco dicas para gerenciar o estoque de peças:

 

1. Chega de peças paradas por muito tempo

Se há itens no seu estoque parados há muitos meses, talvez até esquecidos no canto, a melhor opção é colocá-los em circulação. Anuncie essas peças na internet. Você pode comercializá-las sem gastar com o anúncio em site de e-commerce e ainda fazer a divulgação desses anúncios em suas redes sociais, também sem custo nenhum. Mesmo se o valor obtido com as vendas dessas peças não for o esperado, você estará gerando receita pra oficina e liberando espaço para as peças de que realmente necessita. Sem isso, talvez precisasse até gastar com uma reforma ou um espaço maior para o armazenamento do seu estoque.

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2. Controle de perto o uso das peças

Para investir de forma assertiva e otimizar a compra das peças que têm maior saída, é preciso controlar muito bem os serviços realizados na sua oficina e o uso dessas peças. A solução mais prática é utilizar um software de gestão, que tornará esse processo mais ágil tanto na hora de registrar os serviços quanto na hora de extrair relatórios e saber quais peças comprar e em quais volumes. Se isso não for possível nesse momento em função do custo, adote planilhas de fácil atualização e consulta e as mantenha sempre organizadas para conseguir fazer as novas compras para o estoque com maior precisão.

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3. Organize as prateleiras

Não adianta ter um controle perfeito do que está no estoque, se você não conseguir achar as peças em meio às prateleiras. É fundamental que os itens sejam organizados de forma a facilitar a sua identificação e que a orientação do lugar exato em que cada um se encontra (exemplo rua A, prateleira 3) esteja descrita no seu sistema de gestão ou na planilha. Ao agilizar a localização das peças, você agiliza também o trabalho dos mecânicos, melhorando – e muito – a produtividade.

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4. Identifique épocas ou períodos de maior volume de atendimentos

Ao comprar as peças para repor seu estoque, você deve levar em consideração o volume de saída de cada item. Se a peça A é muito utilizada na sua oficina, obviamente você deve comprar um volume maior do que da peça C, que quase não tem venda. Mas isso é impactado diretamente por sazonalidades, como feriados prolongados ou férias escolares, em que o volume de atendimentos na sua oficina aumenta para as revisões antes de pegar a estrada. Nesses casos, programe-se com antecedência e faça a compra das peças considerando essa variação no fluxo de clientes. Se você comprar a mesma quantidade de um mês “normal”, pode ficar desabastecido antes de um feriado prolongado, por exemplo. E isso pode significar perder clientes.

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5. Serviços agendados podem evitar grandes estoques

Uma solução muito prática é trabalhar com a demanda de peças conforme tiver serviços agendados. Por exemplo, se você receberá nesta semana um veículo para fazer a troca de óleo, pode encomendar as peças de que precisará mais perto do agendamento, evitando ter um espaço maior para o armazenamento. Claro que isso só funciona se você conseguir receber as peças com rapidez por parte do fornecedor. Ainda assim, é uma solução para não gastar com um funcionário só para fazer a gestão do estoque ou mesmo demandar um espaço muito grande para isso. Toda otimização de tempo e espaço se reverte em lucro para a oficina.

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