ZF traz caixa automática Ecolife para aplicação em ônibus no Brasil

6 marchas, aplicada na Europa em ônibus de diversas montadoras com motores de torque até 2 mil Nm. De acordo com a fabricante, a caixa Ecolife tem uma série de vantagens dentro do transporte público, como economia de combustível, economia de freios, além de maior conforto para motorista e passageiros, já que há uma condução mais uniforme, sem os trancos de um câmbio manual.

A fabricante explica que o câmbio possui um software chamado TopoDyn Life, que faz as trocas de marchas de acordo com a análise topográfica do terreno e do peso transportado pelo veículo. A cada 10 metros, o software faz o cálculo e, se necessário, faz a troca para a marcha ideal para que o veículo opere da forma mais eficiente possível. A ZF afirma que a Ecolife é responsável pela economia de 6% de combustível na operação dos ônibus em que é aplicada.

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Outra tecnologia da Ecolife que beneficia o meio ambiente é o aprimoramento do retardador hidráulico primário. Segundo a ZF, o elemento garante eficiência de frenagem até 6 km/h sem utilização dos freios, uma performance ideal para as aplicações urbanas, onde a velocidade média dos veículos é baixa. O resultado foi alcançado com um sistema de arrefecimento duplo, com trocador de calor exclusivo para seu funcionamento e outro para a transmissão. “Em testes realizados pelo Grupo ZF, conseguimos reduzir consideravelmente a emissão de pó de freios: dentro de uma frota de 1.800 ônibus, 19 toneladas desse material deixam de ser emitidos por ano para o meio ambiente”, explica Alexandre Marreco, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Transmissão do Grupo ZF.

O tempo de manutenção da Ecolife é outro destaque sublinhado pela empresa. O óleo sintético ZF Ecofluid Life (para transmissão) permite intervalos de trocas de óleo de até 240 mil km, segundo a fabricante.
“Hoje, a transmissão automática está presente em veículos articulados, biarticulados e Padron, seja em operações de corredores BRT (Bus Rapid
Transit) ou não”, afirma Alexandre Marreco.

A ZF avalia que mercado brasileiro para a transmissão ZF-Ecolife é promissor. “No Brasil, quase 80% dos ônibus têm caixa de câmbio manual, piso alto e motor dianteiro, por isso a tendência é que a transmissão automática cresça cada vez mais com a grande exigência por maior conforto, segurança e consciência ambiental”, conta Marreco.

5 comentários em “ZF traz caixa automática Ecolife para aplicação em ônibus no Brasil

  1. Boa tarde a todos, trabalho em um concessionário ZF do Rio de janeiro a mais de 20 anos e acompanhei em tempo de experiências, todas as atualizações da ZF Ecomat de 1 a 4, que por sinal uma excelente transmissão até o fim do seu ciclo, devido as inovações.

    Com as modernizações na chegada dos Euro-V, dai a chegada ZF Eco-life, que também é uma excelente transmissão, que infelizmente fugiu um pouco das expectativas, uma vez que sofre uma reparação é necessário sim passar pelo banco de provas para realização da calibração das pressões dos pacotes devido alterações de folgas e a substituição de componentes e certificação da qualidade da reparação.
    Realmente temos diversos casos com a quilometragem baixas mais também temos vários casos com quilometragem de aproximadamente 700,000 km.
    Estamos tratando de um veiculo que se aproxima de 1milhao de R$ onde temos orçamentos de autorizadas ZF que girão em torno de 23,000 a 65,000 dependendo do agravante interno devido ate mesmo o sacrifício na utilização do mesmo, apresentando falhas.

    Pondo em uma media de 45,000 que também acho um valor bem relevante.

    Levando em consideração o comentário acima de 270,000 km e com a media de valores de 45,000 incluindo o óleo que são 23,lt na troca x 68,9 que da um total 1584.7 + filtro + ou – R$400 temos um custo de manutenção do cambio de 46.984,7 dividido por 270.000 kms, temos um CPK de 0,17 do cambio zf ecolife .
    Bem considerável, se tratando de toda estrutura e outras economias como H/H de serviço, freios, e etc.

    Esta comparação foi feita em parâmetro bem adverso do esperado, pois em vários veículos no BRT Rio atingiram a quilometragem que ao meu ver seria a que todos gostariam que foi de aproximadamente 700,000km.

    Sendo assim o mesmos acima calculado de 51,000 dividido 700.000 temos um CPK de 0,07 do cambio zf ecolife isso sem sofrer nenhum tipo de intervenções.

    Caso desejar pode fazer o calculo de custo anual e mensal, com uma possível comparação de quebra de um cambio mecânico com reparação de 100% de veracidades de peças substituída, sem o famoso jeitinho brasileiro, somando os custos de embreagem, freio, troca de óleo, h/h de serviço, tempo do veiculo parado, desgaste físico do motorista na jornada de trabalho etc.

    A um grande detalhe que esteja em um veiculo de 18 a 23 metros de comprimento.

    Um abraço.

    Tiago Torres-Tambaú Rio ~Peças e Serviços ZF

  2. Estou em Recife Pernambuco e realizo manutenção preventiva e reparo corretivo nos câmbios automáticos ZF ecolife com um baixo custo já que substituímos apenas o necessário com mão de obra especializada o que dar uma garantia de qualidade no serviço.

  3. Boa tarde, o óleo dura 270.000 km, Isso é bom porque você aproveita para fazer a revisão da caixa que não roda mais do que isso sem apresentar problemas no conversor. Litro do óleo custa R$ 68,00

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