Sistema proporciona maior eficiência quando comparado a sistemas híbrido plug-in convencionais
A ZF apresentou detalhes da próxima geração de extensores de alcance para veículos elétricos, que são uma alternativa a baterias maiores e mais caras e aos tradicionais híbridos plug-in. O sistema consiste em um motor a combustão acoplado a uma máquina elétrica que gera energia para recarregar a bateria quando o nível de carga diminui. A grande vantagem em relação aos híbridos plug-in ou motores a combustão tradicionais é que o motor gerador opera sempre em sua faixa ideal de eficiência, garantindo menor consumo de combustível e reduzindo as emissões de poluentes.
A nova geração do sistema de extensor de alcance se divide em dois conjuntos, o eRE (Electric Range Extender – Extensor de Alcance Elétrico) e eRE+. Ambas as variantes são flexíveis e são compatíveis com arquiteturas elétricas de 400V ou 800V e diferentes tipos de semicondutores.
O eRE combina motor elétrico, inversor integrado, software dedicado e conjunto planetário de engrenagens. Já o eRE+ adiciona uma embreagem inteligente e diferencial, permitindo também sua utilização como motor secundário para tração adiciona, o que simplifica o desenvolvimento e reduz a necessidade de novos componentes para as fabricantes.
Ambos os sistemas podem ter diferentes níveis de potência, com o eRE variando de 95 a 150 cv, enquanto o eRE+ pode alcançar de 95 a 204 cv. “A crescente demanda por extensores de alcance mostra que essa tecnologia ainda tem muito potencial a ser explorado, especialmente em plataformas projetadas originalmente para veículos 100% elétricos,” afirma Otmar Scharrer, vice-presidente sênior de P&D.
Segundo a ZF, a nova geração do sistema de extensor de alcance está prevista para entrar em produção em 2026.