Sistema é especialmente útil para veículos que transferem grande quantidade de dados
A ZF apresentou uma nova versão de sua ECU de alto desempenho ProAI, que agora é compatível com Ethernet de fibra ótica para aplicações automotivas. Com o uso de novos chips e conectores, é possível transmitir dados por meio de fibras ópticas automotivas, de acordo com o padrão IEEE 802.3cz. Segundo a empresa, essa tecnologia visa atender às demandas de veículos conectados, permitindo transmissões de dados em curtas e longas distâncias, com alcance de até 40 metros.
A tecnologia apresenta vantagens em diferentes categorias de veículos, sendo que testes realizados em carros, caminhões, ônibus e veículos autônomos demonstraram melhorias na capacidade de transmissão de dados.
A transmissão óptica de dados é baseada no envio de sinais de luz por meio de fibras ópticas de vidro (GOF) ou de plástico (POF). Esse tipo de sistema tem alta capacidade de transmissão e baixa perda de sinal.
Entre os benefícios do uso de fibra ótica estão a alta taxa de transferência de dados, que pode chegar a 50 Gbit/s, e a possibilidade de cobrir maiores distâncias com melhor estabilidade. Também, o peso total é menor, o que pode contribuir para a eficiência energética dos veículos. Além disso, essas fibras são menos suscetíveis a interferências eletromagnéticas, mais duráveis e proporcionam uma comunicação mais precisa, mesmo em ambientes adversos.
Segundo a ZF, a produção em série da nova tecnologia de fibra ótica está prevista para começar no ano que vem.