ZF lança caixa de câmbio que otimiza o consumo de veículos comerciais leves



A ZF apresenta nova caixa de câmbio 6S-480 para veículos comerciais leves. A fabricante afirma que a caixa de câmbio é mais leve e permite que o motor trabalhe em uma faixa mais baixa de rotação, o que otimizaria o consumo de combustível, além de ter um sistema de trambulação que permite maior precisão nas trocas de marchas.

O produto 6S-480 foi criado para aplicação em caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas e para caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas. O Iveco Daily, produzido na fábrica de Sete Lagoas/MG, é o primeiro veículo no mundo a utilizar a nova tecnologia com seis marchas da ZF. A caixa de câmbio possui capacidade de torque de entrada de até 450 Nm para caminhões e vans até sete toneladas, e 480 Nm para caminhonetes de médio porte. A ZF ressalta que o lançamento não substitui a 6S-450, é somente mais uma opção no mercado de comerciais leves.

A caixa de câmbio foi desenvolvida pela ZF Alemanha em conjunto com a ZF do Brasil com aplicações  de testes em rotas urbanas e rodoviárias, testes tear down, para avaliar a robustez dos componentes internos, e testes de bancada dos componentes com novos designs como rolamentos, engrenagens e sistema de engate.

3 comentários em “ZF lança caixa de câmbio que otimiza o consumo de veículos comerciais leves

  1. esta na hora de se ter um cambio automático nesses caminhões médios para fazer entrega urbanas seria ótimo pois trabalhamos muito com a embreagem. pense nisso zf ….

  2. Matéria muito bem colocada esclarecedora, vem atualizar o conhecimento em caixas de câmbio dessa conceituada marca! Parabéns

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php