Nem sempre os motoristas de caminhão estão cientes se o veículo que conduzem possui freios com ABS. Para ajudar o mecânico a orientar o motorista, a fabricante de autopeças Wabco elaborou algumas dicas que o reparador pode passar para melhorar o conhecimento do cliente final. Para saber se o caminhão e a carreta têm ABS, basta entrar na cabine e olhar se há no painel duas luzes com o símbolo ABS. Especificamente para carreta, tome a posição ao volante e olhe também pelo retrovisor para localizar uma lâmpada adicional, geralmente de cor verde.

Observar a luz ABS é importante porque ela sinaliza duas situações. Quando pisca, acende e apaga, significa que o sistema está inicializando uma checagem automática, que ocorre normalmente, e indica que o sistema ABS está funcionando corretamente. Quando a luz do ABS permanece acesa, sinaliza que o sistema apresenta alguma falha e necessita de checagem ou precisa de manutenção. Os freios convencionais do caminhão e da carreta continuam funcionando. O painel sinaliza somente as condições do ABS (se está com ou sem falha). Quando há falha no ABS pode ocorrer o travamento de rodas durante a frenagem, portanto, oriente o motorista a dirigir sempre atento.

Quando a luz de alerta acender no painel é preciso verificar, por exemplo, se todos os sensores estão devidamente posicionados. Ocorre que, com o uso ou por algum outro motivo, eles podem sair da posição. O problema pode ser resolvido rapidamente – pode ser apenas uma questão de reposicionamento de sensores. Bastante resistente, o sensor do ABS normalmente suporta até 150 graus centígrados, além do contato com barro, água ou outras adversidades que a estrada possa oferecer. Outro exemplo de falha no ABS pode estar relacionado ao rompimento de algum cabo elétrico.
A verificação de funcionamento do sistema é feita de maneira diferente em caso de carreta com ABS atrelada a caminhão sem ABS. Para saber se o ABS da carreta está em ordem, faça o seguinte procedimento:
1) Com o veículo estacionado, acione a ignição (não precisa ligar o motor do caminhão);
2) Pise no pedal do freio e mantenha-o pressionado;
3) Olhe pelo retrovisor do veículo e observe a luz verde do ABS, localizada na carreta, que deve acender e apagar, permanecendo apagada enquanto o freio estiver acionado – isto significa que o ABS está funcionando normalmente;
4) Libere o freio e desligue a ignição do veículo.
Após a realização dos procedimentos descritos, se a luz ABS permanecer acesa é sinal de que há falha. Uma das situações mais comuns ao dirigir um veículo com ABS é o motorista bombear o freio ou até mesmo liberar o freio ao sentir alguma pulsação no pedal. O movimento no pedal ocorre devido ao controle automático do freio realizado pelo ABS. A dica é manter o pedal acionado. Ao manter a pressão no pedal, o ABS atua de maneira eficaz para reduzir ao máximo a distância de frenagem.

Veja dicas importantes sobre o ABS que você pode passar para o motorista:
1) Dirigir com atenção e respeitar as leis de trânsito;
2) Durante a frenagem, manter o pedal de freio acionado, pois o ABS fará os ajustes necessários;
3) Durante a frenagem, se necessário, pode girar o volante do caminhão que seguramente haverá controle da dirigibilidade;
4) Sempre drenar os reservatórios de ar para eliminar água, sujeira etc;
5) Fazer a manutenção preventiva e siga as orientações dos fabricantes.
O ABS ajuda a evitar derrapagens e efeito-canivete (giro da parte traseira do semirreboque sobre o cavalo em frenagens bruscas); permite distâncias de parada menores em diferentes condições de piso; aumenta a segurança do motorista, do veículo e da carga, e de outros usuários de estradas; contribui para a maior vida útil dos pneus; maximiza a eficácia dos freios em qualquer tipo de estrada e em todas as condições de clima; ajuda a reduzir o tempo de parada e custo de operação.
Olá, bom dia!
Tenho que VW 6.160 e gostaria de saber se existe um tempo de vida útil para o senso do ABS, de existe um tempo ou km estabelecido com vida útil ou durabilidade?!
Desde já agradeço.
boa noite!!
trabalho com uma carreta que possui freio abs,e toda vez que aciono o freio tanto do pedal quanto da carreta,começa a dar uma forte vibração na carreta.isso somente acontece quando está em uma velocidade de 70 à 80 p/h,abaixo dessa velocidade o freio funciona normalmente sem vibração.
Marciel Dutra
Se vc trocou a ABS da carreta duas vezes e ainda vaza por baixo, pode ser retorno de cuíca!
Olá, infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos que você procure um mecânico especializado para avaliar o veículo.
Ja troquei 2 válvula abs da minha carreta pq vaza por baixo da válvula e retorna ar para o cavalo.. mas nao resolveu nada, continua pior q a primeira q troquei… o q pode ser??
Se a lâmpada verde acender na frenagem e normal
Tenho uma Scania 470 2009 é meu freio motor para de funcionar quando a luz do ABS fica acesa.
Tenho uma carreta com ABS mais acho que o cavalo não é toda vez que engato no cavalo a ceta não funciona e nem o alerta