A Volkswagen do Brasil está ampliando a gama de versões da linha up! com o cross up!. Feito em Taubaté/SP, a versão do compacto com visual aventureiro é equipada com o motor 1.0l MPI de três cilindros da família EA211. Com duplo comando de válvulas no cabeçote (com variação na admissão) e quatro válvulas por cilindro, o motor e dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho).
Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.
O motor EA211 1.0l pode ser combinado à consagrada transmissão manual MQ200 ou à nova automatizada SQ100. Em ambos os casos, as relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.
Essa característica colabora para tornar o up! um dos veículos com menor consumo de combustível no Brasil, com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (referência janeiro/2014). Seu tanque de combustível tem 50 litros de capacidade.
Equipamentos e segurança
O cross up! é oferecido exclusivamente com carroceria quatro portas e é equipado de série com rodas de liga leve de 15 polegadas exclusivas da versão com pneus de baixa resistência ao rolamento nas medidas 185/60 R15. Também é equipado de série com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.
Também conta com limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência. Estão incluídos ainda faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em “native” e volante com apliques em preto brilhante.
O cross up! também traz direção com assistência elétrica “easy drive” (que colabora para economia de combustível – diferentemente dos sistemas de assistência hidráulica, a elétrica só funciona quando há demanda) e com regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos – os comandos ficam localizados na porta do motorista – e sensor de estacionamento traseiro “park pilot”. Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker”.
Um destaque do cross up! é a segurança para os ocupantes, com 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. Os materiais da estrutura do cross up! têm 7,8% de aço conformado a quente, que possui altíssima resistência, o que aumenta a segurança. E graças à utilização desse tipo de aço o peso da estrutura do carro foi reduzido em 14 kg. Ainda dentro do quesito, esta versão tem freios ABS com EBD, dois airbags dianteiros, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga e fixação do tipo ISOFIX® / top tether para dispositivo de retenção infantil (cadeirinha).
Além disso, por meio da combinação do uso de aço de alta resistência, motor leve e compacto e a busca por remover cada grama supérfluo, o cross up! mantém o baixo peso: são 960 kg com o câmbio manual MQ200 e 959 kg quando equipado com a transmissão automatizada SQ100. O motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.
Câmbio I-Motion
O cross up! oferece como opcional a nova transmissão I-Motion (SQ100). A caixa utiliza atuadores eletromecânicos, o que colabora para menores tamanho e peso. Com aproximadamente 30 kg e 120 Nm de capacidade de torque, a nova caixa é uma das mais leves já construídas e seu desenvolvimento teve como objetivos: conforto, precisão de respostas, eficiência, baixo peso e padrão de manutenção Volkswagen.
Por meio da nova alavanca sem cabos (“shift by wire”) no console o motorista seleciona “D”, “M”, “N”, “R. No modo automático “D”, a caixa seleciona os pontos de troca que melhor atendam critérios de economia de combustível, conforto e segurança. O software de gerenciamento da transmissão foi feito em parceria com a Porsche, sendo que os mapas foram elaborados a partir dos dados de eficiência do motor e das vias urbanas, estando adaptadas às necessidades do consumidor brasileiro.
Se necessário, a qualquer momento, é possível trocar a marcha escolhida pela TCU manualmente, por meio da alavanca, movendo-a no sentido longitudinal (para a frente e para trás). Ou seja, apesar de estar rodando em modo automático, a TCU sempre dá prioridade ao desejo do motorista. Após algum tempo, dependendo das condições de rodagem, o sistema volta automaticamente a gerenciar em modo “D”. Caso o motorista deseje mais esportividade, pode selecionar o modo “M” e trocar de marchas manualmente de forma definitiva. Nesse caso, a interferência da TCU ocorre somente em caso de segurança.
As relações de marchas são específicas da caixa SQ100 e diferentes das do câmbio MQ200, que equipa a versão manual do up!. Foram implementados degraus menores entre as marchas iniciais, de forma a melhorar as trocas em baixas velocidades e aumentar ainda mais o conforto.
Transmissão MQ200
Com comando a cabos e feita de alumínio, a caixa de câmbio manual é uma nova versão da transmissão MQ200, projetada especificamente para o package do up! e desenhada para se adequar ao motor EA211 1.0l. O motor de partida foi instalado em nova posição, visando permitir que a bateria do veículo ficasse em uma posição mais baixa e distante do capô, para aumento da segurança de pedestres.
O modelo também vem com o recurso que indica no instrumento combinado a marcha ideal a ser selecionada. Como em outros produtos da Volkswagen com este recurso, a unidade de comando, ECU, calcula continuamente qual marcha deve ser engatada para uma condução econômica, mas sem abrir mão de segurança, durabilidade e conforto.
Desempenho
O cross up! oferece o mesmo bom desempenho das demais versões do hatch. Na versão equipada com transmissão manual, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 13,2 segundos quando abastecido com gasolina e em 13 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 160 km/h (gasolina) e 161 km/h (etanol). Com a transmissão automatizada, o cross up! acelera de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos (gasolina) e em 13,6 segundos (etanol). Com gasolina no tanque, o modelo atinge 163 km/h. Com etanol, a velocidade máxima é de 164 km/h.
Amigos,
pareceu aqui um UP! Imotion (sq100) com o seguinte problema:
anda normalmente em todas as marchas, inclusive ré. Porém, quando engata a 5ª no modo Drive ou manual, a aceleração corta e volta a marcha anterior (D4 ou 4ª). Aí, a luz de amarela do cambio se acende no painel.
Toda a operação do cambio funciona normalmente… Será que houve algum desgaste na conexão das engrenagens da 5ª marcha ou os atuadores, por algum motivo, não tem pressão suficiente para engatá-la?
Obrigado pela ajuda!