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Como substituir as pastilhas de freio da Iveco Daily

Como substituir as pastilhas de freio da Iveco Daily? É uma manutenção bem simples, contanto que o técnico utilize as ferramentas adequadas e utilize peças originais para garantir a qualidade do serviço

Geraldo Tite Simões

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Está tudo tranquilo com o Iveco Daily 35S14, correndo de um lado para outro da cidade no interminável leva e traz de mercadorias. De repente uma luz de alerta acende no painel: é a luz do freio! Desde que a indústria criou este sensor que nos avisa quando a pastilha de freio atingiu o limite de desgaste – sempre com uma pequena margem de segurança, claro – tudo ficou mais fácil na vida dos motoristas e mecânicos. Não é mais necessário enfiar a cabeça na caixa de roda para identificar se as pastilhas estão gastas, ou não. Acendeu a luz, pronto, o seu cliente sabe que tem que correr para a sua oficina.

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Mesmo que a aparência do Iveco Daily 35S14 assuste pelas dimensões avantajadas, a troca das pastilhas de freio é uma operação rápida e simples, tendo o cuidado de utilizar as ferramentas e as peças originais será difícil ter problemas. Não é necessário elevador nem valeta, basta o velho e bom macaco hidráulico “jacaré” para levantar os 2.000 kg, dois cavaletes para apoiar nas longarinas e começar o serviço.

As ferramentas são poucas e bem conhecidas: além do macaco hidráulico e dos cavaletes, será preciso uma chave de boca de 27 mm (neste serviço foi usada uma pistola pneumática), um alicate comum e uma chave Allen de 6 mm. Por se tratar de uma região geralmente com muita sujeira, recomenda-se o uso de luvas e óculos de proteção.

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Como qualquer veículo, o consumo do freio de um caminhão leve também está sujeito à forma de dirigir. Quanto mais suave for o motorista nas frenagens, maior será a durabilidade dos freios. O veículo que usamos neste procedimento estava com 30.600 km rodados e fazia a primeira troca de pastilhas. Segundo Laudo Palmieri, chefe de oficina da concessionária Iveco Vetelli, de São Bernardo do Campo/SP, esta duração está dentro do previsto, que é de aproximadamente 20 mil km para uso urbano. “Se o motorista souber trabalhar com as marchas mais reduzidas certamente os freios serão poupados”, explicou Laudo.

E ele ainda dá mais uma dica: “troque as pastilhas assim que acender a luz do painel, porque um disco de freio novo custa quase o dobro de um jogo de pastilhas”. O conjunto original da Iveco acompanha as pastilhas, as guarnições de borracha, as presilhas e os parafusos Allen. O sensor de desgaste deve ser comprado separadamente. Por questões de segurança, recomenda-se trocar todas estas peças.

Desmonta e inspeciona

O processo de troca das pastilhas é muito simples, mas requer atenção do técnico, principalmente em relação à aplicação correta, inspeção de outros e a instalação perfeita das peças. Acompanhe a desmontagem e troca das pastilhas dianteiras:

1) Levante o veículo e apóie o cavalete na longarina. Em seguida solte as porcas da roda – a calota sairá junto.

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2) Retire a roda e aproveite para inspecionar se não há problemas na suspensão: guarda-pó do amortecedor e possíveis vazamentos, molas, flexível de freios, coifa da homocinética, barra estabilizadora, rolamento de rodas e outros itens do undercar.

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3) Aproveite também para medir a espessura do disco, que não deve ser menor do que 25 mm.

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4) Saque as borrachas de proteção e já aviste o parafuso Allen.

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5) O próximo passo é soltar os dois parafusos Allen de 6 mm e a pinça ficará solta.

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6) Desligue o fio do sensor de desgaste, ele é apenas encaixado.

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7) Em seguida, retire a pinça e as pastilhas saem facilmente, pois ficam apenas encaixadas.

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8) Solte o sensor de desgaste que também será substituído.

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9) O próximo passo é retirar as presilhas da pinça de freios.

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Montagem

Agora, é hora de instalar o conjunto que é basicamente o processo inverso da desmontagem. Não se esqueça de adquirir o sensor de desgaste novo, porque não vem no kit da pastilha nova.

1) Inicie com a fixação das novas presilhas, que servem apenas para evitar o ruído da vibração.

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2) Em seguida, encaixe as pastilhas na pinça já com o novo sensor de desgaste instalado.

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3) Recoloque a pinça, com os novos parafusos Allen.

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4) Aperte os parafusos da pinça com o torque indicado pelo fabricante.

5) Instale o chicote do sensor de desgaste e coloque as novas guarnições de borracha.

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6) Recoloque a roda com a calota que protege os seis parafusos. Nos cubos dianteiros há um ressalto que serve como guia para encaixar as rodas.

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Eixo traseiro

Depois, é a vez de fazer o mesmo processo nas rodas traseiras. E prepare-se, porque nas rodas traseiras existem dois freios: o de serviço, a disco, e o de estacionamento, que atua com sapatas de lona. O freio de estacionamento é isolado e sua substituição é bem complexa porque exige a desmontagem do semi-eixo traseiro (veja mais detalhes no quadro da pág. 24).

Outra diferença é que nas rodas traseiras as pinças não têm a presilha anti-ruído, portanto o serviço é ainda mais rápido e fácil, confira a desmontagem:

1) O primeiro passo é levantar novamente o carro e colocar um cavalete na longarina para fazer de apoio. Depois, solte os parafusos e retire a roda.

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2) Desconecte o fio do sensor de desgaste. Ele sai facilmente, nem precisa de alicate.

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3) Solte a presilha de fixação da pinça. Esta presilha serve para manter o fio do sensor no lugar certo.

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4) Retire as guarnições de borracha dos parafusos da pinça. Solte os dois parafusos Allen de 6 mm.

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5) A pinça sairá facilmente, sem exigir nenhuma ferramenta.

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6) Para finalizar, solte as pastilhas usadas.

Montar também é fácil

1) Coloque primeiro o novo sensor de desgaste na nova pastilha.

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2) Encaixe as pastilhas fazendo apenas uma leve pressão.

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3) Agora, coloque os parafusos da pinça e aperte com o torque recomendado.

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4) Coloque a presilha do sensor de desgaste de volta na pinça.

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5) Conecte o chicote elétrico do sensor. E fixe as coifas de borracha que protegem os parafusos.

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6) Recoloque as rodas e a calota. Está pronto! Oriente seu cliente a tomar cuidado nas primeiras frenagens até assentar as pastilhas novas.

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O freio de estacionamento

Para quem não trabalha com veículo pesado é bom saber que o freio traseiro é do tipo 2 em 1: por trás do disco de freio tem o freio a tambor, que tem a única finalidade de segurar o veículo quando estacionado. Parece óbvio, mas não é bem assim, porque muitos motoristas têm o costume de acionar o freio de estacionamento com o veículo ainda em movimento! Soa absurdo, mas essa “mania” reduz em mais de 50% a durabilidade das lonas do freio de estacionamento. Em condições normais dura mais de 100.000 km. Mas prepare-se porque a troca desta lona é tão complexa que merece uma segunda reportagem. Para começar é preciso desmontar o semi-eixo traseiro! Portanto uma recomendação: use o freio de estacionamento só com o caminhão parado!

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Colaboração Técnica: Concessinária Iveco Vetelli

11 comentários em “Como substituir as pastilhas de freio da Iveco Daily

  1. Boa noite !
    Gostaria de saber quanto fica uma mão de obra para trocar pastilhas freio dianteiras, traseiras e sapatas , iveco 2011?

  2. boa noite meu amigo tenho uma iveco 3510 já troquei as pastilhas Mais um problema que estava acontecendo eu piso no freio e as rodas trazeiras travam só destravam quando dou sangriao que pode ser?

  3. Tenho uma iveco daily 35s14
    Furgão 2008. Foi trocado pastilhas dianteiras e traseiras ja troquei o conjunto completo do idro vacuo com o cilindro mestre ( original )
    Mas ainda continua arrastando no frear oque pode ser ?

  4. Fiz a troca das pastilhas dianteiras e sensores no meu IVECO 16C70 2013 e agora estou com o alerta de freio de estacionamento(!)acendendo de forma intermitente e as vezes permanente . Já tentei desplugar os sensores mas a luz do painel (!) continua acesa.O q pode estar acontecendo?

  5. Supondo que tudo o mais foi checado corretamente: se os flexíveis estiverem inchados, o pedal não sobe. Mande uma pessoa acionar os freios e outra verificar se os flexíveis não incham. Um abraço.

  6. Boa noite ,Gostaria de tira uma duvida ,estou com uma iveco Daily 35 s 14 ano 2008 forgão que foi substituído disco de freio ,pastilha dianteira,disco de freio ,pastilha traseira, cilindro de correção de frenagem traseiro,cilindro mestre ,sangrado e o freio continua baixo o que sera que pode se que o pedal nao sobe?

  7. José Carlos, obrigado pelo reconhecimento. Mas recomendamos sempre que você leve seu caminhão para reparo em um mecânico especializado, com as ferramentas adequadas para o serviço. Um abraço.

  8. como trocar as lonas freio estacionamento,desde já digo que é ótimo este site,me ajudou muito mas tenho um iveco 45 s14 daily ,quando comprei o freio de estacionamento não funciona e gostaria de eu mesmo fazer este troca,pois as pastilhas freio já troquei graças as suas informações

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