ZEN explica como trocar impulsor de partida com sistema stop spline e dá dicas



A fabricante de autopeças catarinense ZEN orienta como trocar o impulsor de partida com sistema stop spline. O principal diferencial dessa nova tecnologia é um batente, que limita a avanço da peça e garante o alinhamento correto dos componentes do motor elétrico.

O componente, que equipa caminhões leves e médios fabricados pelas MAN Latin America e Mercedes-Benz (série 29 MT), é responsável por transmitir a força do motor de partida para o volante do motor a combustão para colocá-lo em movimento. De acordo com a ZEN, traz como principais vantagens melhor performance e menor nível de ruídos durante o acionamento do propulsor.

Para diagnosticar um problema no componente, a ZEN faz a seguinte orientação: ao acionar a ignição, a peça é acionada, mas não consegue transmitir o torque para que o veículo funcione. Em alguns casos, é emitido um alto nível de ruído durante a partida.

Os motores de partida são projetados para operar continuamente por um tempo máximo de 30 segundos. Caso o motor de combustão não entre em funcionamento ao final deste período, é necessário aguardar por, no mínimo, dois minutos para que ocorra o devido resfriamento da peça.

Os técnicos da ZEN alertam que, apesar de a substituição desta peça (códigos 1679 e 1805) ser uma operação simples, feita em apenas quatro etapas, é necessário ter atenção especial a cada uma delas: se algo não for feito corretamente, o motorista poderá enfrentar problemas no motor, lembrando sempre de realizar as manutenções preventivas.

Troca do componente:
1. O primeiro passo é retirar o anel ou a arruela do limitador;
2. Feito isso, movimente o impulsor no sentido do mancal da planetária. Na sequência, gire a peça para mudar o sentido da estria do impulsor com a estria livre do eixo do induzido ou da planetária;
3. Agora já é possível substituir o impulsor com falha por outro novo. Após a troca, repita o procedimento anterior até conseguir um travamento nas estrias no sentido de avanço;
4. Recoloque, então, o anel ou a arruela no limitador. Verifique se o impulsor está bem fixado e não sai das estrias do eixo induzido ou da planetária e, por fim, remonte o motor de partida.

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