Componente tem a função transmitir as ações do volante para as rodas, conferindo segurança no controle do veículo e, geralmente, a manutenção é apenas corretiva
texto Felipe Salomãofotos Vinicius D’Angio
O Ford Ka, que saiu de linha no início de 2021, figura entre os 10 veículos usados mais vendidos no Brasil em fevereiro, uma vez que teve 18.299 unidades comercializadas. Com esse número expressivo, é natural ver o hatchback nas oficinas muitas vezes por conta de barulhos feitos pela caixa de direção em mau estado por conta das péssimas condições das vias brasileiras. Por isso, a Revista O Mecânico traz o passo a passo da troca da caixa de direção do Ford Ka de terceira geração (2015-2021), que requer scanner para alinhamento final da direção que tem auxílio elétrico.
Para nos ajudar a fazer esse procedimento, contamos com a ajuda de dois profissionais: Daniel Rodrigues Pinto Consultor Técnico da ZF e o mecânico Carlos Gomes, da Mecânica Gomes de São Paulo. Em relação ao veículo usamos um carro de uso comum de uma família: Ford Ka 2019 com 102 mil km rodados e barulhos severos oriundos da caixa de direção mecânica.
Vale ressaltar que esse modelo tem a caixa de direção mecânica com assistência elétrica na coluna de direção como explica Daniel: “O Ford Ka tem uma caixa de direção mecânica com auxílio elétrico, que neste veículo há uma coluna de direção que tem um motor elétrico para auxiliar a movimentação da caixa de direção mecânica, deixando-a mais leve e proporcionando um maior conforto para o motorista. Além disso, a coluna de direção, que conta com motor elétrico, é de baixa manutenção, mas ela tem um tempo de uso e o tipo do asfalto pode gerar alguns agravantes”, explica. É importante pontuar que esse sistema já está presente em 90% dos veículos vendidos no mercado brasileiro.
Para trocar o componente por um novo foi utilizada uma caixa de direção TRW da ZF Aftermarket. Segundo Daniel Rodrigues a troca da caixa de direção acontece na maioria dos casos de forma corretiva. “Muitas vezes a manutenção acaba sendo corretiva, quando a caixa de direção apresenta barulho e uma direção pesada. Claro, é verificado pelo mecânico se não é o terminal ou a própria caixa”, ressalta.
Desmontagem
1) Antes de começar a substituição da caixa de direção é necessário desligar o negativo da bateria. Utilizar uma chave de boca de 8 mm.
2) Para soltar o parafuso da caixa de direção que liga a coluna ao mecanismo utilize uma chave de boca de
10 mm (2a). Observação: Para soltar a peça faça a lubrificação e dê uma leve batida com martelo de borracha para descolar e soltar a coluna de direção da caixa de direção (2b).
3) Após desmontar a coluna da caixa de direção, trave o volante com uma ferramenta especial sempre reto e alinhado por conta da bolsa do airbag. Se o volante ficar solto a movimentação pode disparar o airbag.
4) Solte os terminais de direção com uma ferramenta pneumática com soquete 18 mm.
5) Depois de soltar os terminais, solte o agregado para chegar à caixa de direção. No caso do Ford Ka são quatro parafusos que prendem a peça no veículo. Contudo, serão retirados apenas dois parafusos, que ficam na parte superior do agregado. É necessário aplicar o torx E12, não utilizando a ferramenta pneumática, pois pode quebrar o parafuso na peça (5a).
Já para a retirada dos outros dois parafusos da parte inferior podem ser utilizados uma pneumática com uma chave de boca de 18 mm (5b). Observação: Não é necessário soltar o parafuso que prende o coxim inferior.
6) Com uma chave de catraca com soquete de 15 mm solte os dois parafusos da caixa de direção do Ford Ka (6b). Feito isso, a peça será retirada facilmente do veículo (6b).
Bancada
7) Sempre faça a comparação entre a peça nova e a usada (7b). Outro fator a ser observado é retirar a coifa de proteção, que evita a entrada de água na caixa de direção, além de não deixar o ruído da vibração do motor entrar para dentro do carro (7b). Antes de reutilizar a coifa de proteção é necessário fazer uma limpeza do componente.
8) Ainda na bancada faça o alinhamento da haste metálica da caixa de direção, que faz o encaixe na coluna de direção. Por isso, sempre deixe-a centralizada.
9) Na bancada, faça a troca dos terminais de direção (9a). Observação: os terminais têm lado direito e esquerdo, o que requer atenção na hora da instalação (9b).
10) Por fim, coloque a coifa de proteção limpa na caixa de direção. Observação: a caixa nova conta com certificado de garantia, que deve ser preenchido os dados de instalação e entregar para o cliente junto com a nota fiscal.
Instalação da peça nova
11) Coloque o mecanismo sobre o agregado e faça a fixação dos parafusos com a chave de catraca com soquete de 15 mm e, por fim, com torque de 48 Nm, que é recomendado pela fabricante (11a). Faça a fixação final com torquímetro (11b).
12) Suba o agregado começando com a fixação dos parafusos inferiores e depois os superiores com as mesmas chaves da desmontagem. Após com torquímetro, aplique o torque de
30 Nm no primeiro estágio, 100 Nm no segundo estágio e 240º no terceiro estágio para a fixação dos parafusos inferiores (12a). Já os superiores o torque no primeiro estágio é de 30 Nm, no segundo de
63 Nm e no terceiro 60º (12b).
13) Fixe os terminais de direção nas mangas de eixo. Utilize a máquina pneumática apenas para fixar e depois aplique o torquímetro com torque de 55 Nm.
14) Encaixe a barra de direção na coluna de direção, mas antes aplique uma trava rosca no parafuso que prende as duas peças. Faça a fixação com a mesma chave de boca de 8 mm para fixá-lo e depois com torquímetro aplique o torque de 34 Nm.
Scanner
15) Após desmontar para retirar a peça usada com defeito, fazer a checagem na bancada e, por fim, a instalação. O mecânico e a ZF recomendam fazer a utilização do scanner, uma vez que o Ford Ka conta com caixa de direção mecânica com assistência elétrica na coluna de direção. É importante ressaltar que o procedimento de parametrização deve ser feito após o alinhamento do veículo. O ângulo do sensor de torque do eixo de direção No2 (Nm) deve ficar em 0.1 e o ângulo do volante/direção deve ficar em 0.0 no scanner.