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Qual é o óleo para o Ford Ka: 5W-20 ou 5W-30?

óleo Ford Ka

Consultamos a Ford e fabricantes de lubrificantes para explicar as diferentes normas e graus de viscosidade recomendados para o motor 1.0 3-cilindros Ti-VCT

 

Os requerimentos de desempenho para óleos lubrificantes de motor usualmente são definidos por siglas de instituições reconhecidas na indústria, como a API (norte-americana) e ACEA (europeia). Entretanto, para o uso nos veículos, as fabricantes de automóveis consideram ainda mais importantes as normas ou aprovações internas, que indicam que aquele fluido atende a determinados requisitos de performance exigidos em projeto. Essas normas são identificadas geralmente por códigos distintos a cada empresa.

A Ford, por exemplo, possui diferentes homologações para o óleo de motor da segunda geração do Ka (modelos 2015 em diante), que diferem para alguns anos-modelos e podem gerar dúvidas entre consumidores e mecânicos no momento da manutenção.

 

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O cuidado com o grau de viscosidade e a especificação correta de óleo do motor para o Ford Ka é ainda mais importante devido à característica do sistema de sincronismo dos motores 1.0 e 1.5 Ti-VCT, ambos de 3 cilindros, onde a correia dentada trabalha banhada no próprio lubrificante do motor. Utilizar óleos diferentes dos recomendados pode reduzir a durabilidade e o bom funcionamento da correia, que possui substituição prevista pelo manual do proprietário apenas a cada 240 mil quilômetros para o motor 1.0 e 160 mil km para o 1.5, adotado na linha a partir de 2018 substituindo o 1.5 Sigma 4-cilindros.

óleo Ford Ka

A Ford também alerta no manual sobre os riscos do uso de óleo que não atenda às especificações recomendadas. Entre os problemas, estão períodos mais longos de partida do motor, maiores níveis de emissão, menor desempenho e maior consumo de combustível. Outra observação importante do manual do Ford Ka é relativa ao consumo de óleo. “Após o período de amaciamento, o motor pode consumir até 1 litro a cada 10 mil quilômetros. O consumo de óleo também depende do estilo de condução e do uso do veículo”. Isso sem falar nas falhas de lubrificação que podem ocorrer nos mancais e turboalimentadores, como no caso das versões EcoBoost.

O intervalo de troca de óleo do motor e filtro de óleo do Ford Ka segue o padrão mais comum da indústria atualmente: a cada 1 ano ou 10 mil quilômetros. A troca total (incluída a substituição do filtro) requer exatos 4 litros ao todo. Porém, vale prestar atenção à recomendação da Ford quanto ao uso severo: neste caso, o óleo lubrificante deve ser substituído a cada 3 meses (e não 6 meses, como em modelos de outras fabricantes) ou 5 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.

Entre as condições classificadas como uso severo pela Ford estão a utilização frequente do veículo em trajetos inferiores a 5 km (em que o motor não atinge a temperatura ideal de funcionamento), uso frequente em estradas poeirentas ou montanhosas, tráfego urbano pesado, uso prolongado com combustível contaminado ou rodagem para fins profissionais (táxis, motoristas de aplicativo, ambulâncias e autoescolas, entre outros).

ESPECIFICAÇÃO CORRETA DO ÓLEO

Para os Ford Ka 1.0 3-cilindros de ano-modelo 2015, a recomendação do manual é o uso de óleo de motor de grau de viscosidade SAE 5W-20 que atenda às normas WSS-M2C925-B, WSS-M2C948-A ou WSS-M2C948-B. Se não for possível encontrar o lubrificante SAE 5W-20 nas especificações recomendadas, a Ford indica no manual que é possível optar pelo óleo SAE 5W-30 que atenda às aprovações WSS-M2C913-C ou WSS-M2C913-D. Porém, segundo o manual, resulta em “melhor consumo de combustível” o uso do 5W-20 que nas normas de final 948-A e 948-B.

No manual do proprietário dos modelos 1.0 3-cilindros 2016 e 2017, a Ford alterou a indicação que priorizava o uso do 5W-20 e removeu uma das normas. Na tabela destes anos-modelos, consta a indicação dos lubrificantes SAE 5W-20 nas aprovações WSS-M2C948-A e WSS-M2C948-B e a viscosidade SAE 5W-30 com aprovações WSS-M2C913-C ou WSS-M2C913-D. O manual não faz distinção de preferência entre um e outro.

Já para os modelos 2018, 2019, 2020 e 2021, já com o 1.5 3-cilindros (substituindo o Sigma 4-cilindros) na linha, o manual indica um único lubrificante para ambos os motores: 5W-20 com aprovação WSS-M2C948-B. Nenhum outro óleo é recomendado para os Ford Ka de 2018 em diante.

Nas divisões de um ano para outro, não há uma separação clara. Por isso, em caso de dúvida, prefira utilizar a recomendação mais constante, que é o lubrificante 5W-20 com aprovação WSS-M2C948-B.

óleo Ford Ka

QUAIS ÓLEOS ESTÃO DISPONÍVEIS NO MERCADO?

Oficialmente, a Ford comercializa o óleo de motor original Motorcraft SAE 5W20 (WSS-M2C948-B), fabricado pela Cosan, que é vendido nas concessionárias. A embalagem do produto destaca que se trata de um óleo sintético de alta performance e baixa viscosidade, com balanço de aditivos que contribui na redução do consumo de combustível e na prevenção de formação de depósitos e borras.

De acordo com a fabricante de veículos, os clientes podem utilizar outras marcas de lubrificantes, desde que sigam estritamente as aprovações de fábrica mencionadas no manual do proprietário. “Lubrificantes que não atendam às especificações recomendadas não devem ser utilizados, principalmente por sua lubricidade e outras propriedades serem desconhecidas na interação do motor”, salienta a empresa, em nota à Revista O Mecânico.

Encontramos no mercado lubrificantes de diferentes marcas que são compatíveis com as recomendações da Ford previstas em manual. Os de maior abrangência são os de grau de viscosidade SAE 5W-20 e normas WSS-M2C948-A e WSS-M2C948-B, que podem atender a todos os modelos com motor 1.0 desta última geração do Ka (de 2015 a 2021). São eles: Mobil Super Sintético F2 5W20 (WSS-M2C948-B), Havoline Energy Pro DS SAE 5W-20 (WSS-M2C948-A ou WSS-M2C948-B), Lubrax Valora 5W-20 (WSS-M2C948-A ou WSS- -M2C948-B), Castrol Magnatec Stop-Start 5W-20 E (WSS-M2C948-B) e YPF Elaion F50 E 5W-20 (WSS-M2C948-A ou WSS-M2C948-B).

óleo Ford Ka

Para os modelos 2015 a 2017, em que o manual permite o uso de lubrificante de grau de viscosidade 5W-30, é possível optar pelos óleos de motor Castrol Magnatec Stop-Start 5W-30 A5 (WSS-M2C913-C e WSS-M2C913-D) e Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 (WSS-M2C913-B e WSS-M2C913-C).

A variedade de requerimentos de performance de óleo lubrificante para estes motores 1.0 e 1.5 está relacionada com as tecnologias empregadas no projeto, como a construção com apenas 3 cilindros, duplo comando de válvulas variável, quatro válvulas por cilindro, cárter e cabeçote de alumínio, bloco de ferro fundido e a já mencionada correia dentada com lubrificação permanente.

Por isso, é preciso ficar atento na hora de escolher o produto: ter absoluta certeza do grau de viscosidade SAE recomendado para o modelo específico de motor e da presença da nota de aprovação da Ford requerida na embalagem.

“Cada fabricante de motor tem sua tecnologia e know-how. Motores de última geração requerem o uso de lubrificante sintético de alta performance. Os requerimentos são exigidos após rigorosos testes de campo e de bancada para garantir a melhor performance na lubrificação e consequentemente durabilidade dos motores de uma determinada geração”, explica Delton Stabelini, especialista técnico da Iconic Lubrificantes, empresa responsável pelos lubrificantes Ipiranga e Texaco (Havoline).

óleo Ford Ka

 

Texto Gustavo de Sá
Fotos Arquivo O Mecânico

36 comentários em “Qual é o óleo para o Ford Ka: 5W-20 ou 5W-30?

  1. Pode usar o óleo 5W-20 sem problemas. Esse conceito de “acostumar com o óleo errado” não se aplica à geração de motores atual.

  2. Sim, continue usando o 5W-20. Não altere a viscosidade por conta da quilometragem, seja qual for.

  3. Boa noite…
    Tenho um Ford Ka SE 2020/2021 Hatch
    Ele está com 58 mil Quilômetros rodados
    Não sei qual óleo que usaram até essa quilometragem, gostaria de saber se posso estar efetuar a troca com o óleo 5w20 Motorcraft Ford

  4. Tenho um Ford Ka Hatch 1.0 minha dúvida é que ele é ano/modelo 2017/2018 qual óleo devo usar 5w20 ou 5w30?

    Desde já agradeço.

    Fabio Pereira

  5. Tenho a mesma dúvida de algumas pessoas aqui, FordKa 2017/2018.
    A primeira revisão que o mecânico fez depois que saiu da consercionaria ele colocou o 5w30, porém eu não sabia e confia nele, depois de um tempo troquei de mecânico, ele informou na hora da troca que o óleo indicado era 5w20. Só que esse novo mecânico informou que não se pode voltar a usar o 5w20, tem que continuar no 5w30, porque o motor acostuma com a espessura do óleo. E nunca pode voltar.
    Fiquei com essa dúvida se podia ou não voltar para óleo certo ou não.
    Andei só 10mil km com o óleo 5w30, mesmo assim o mecânico disse que não podia voltar pro 20. Então coloquei no 30 de novo. Mais fiquei muito decepcionada com o outro mecânico por ter colocado direto o 30, sem informar nada.

  6. Tenho um Ford Ka 2018/2019, com 91.000km e todas as revisões feitas na concessionária. Em todas as revisões foi utilizado o óleo 5w30. É possível passar a utilizar o 5w20 a partir da próxima revisão ou é melhor manter o que foi utilizado até agora?

  7. Olá, Kirk! Para direcionar sua pergunta para nosso consultor técnico, por favor, envie a dúvida pelo formulário no link https://omecanico.com.br/contato/. Selecione “dúvida técnica” no assunto e inclua o link da reportagem a que se refere, se for o caso. Assim que tivermos retorno enviaremos a resposta por e-mail.

  8. Bom dia ..tenho ford ka 2015 1.0 3cil….já está com 200km rodados continuo usando o óleo 5w30 ou posso usar outro mais grosso.tipo 15w40 sintético…

  9. Olá galera , tenho um Ford KA 2017/2018 trabalhando no app , meu carro já está com 208.000 ,o carro é 4 cilindros 1.5 16V. Só uso o óleo 5w 30 a troca da minha correia dentada fiz com 120.000 kM , não tenho nenhum problema com o carro , estou totalmente satisfeito estou com ele a 3 anos , moro no Rio de Janeiro , Vila da Penha

  10. Boa noite…. Faço app com carro, ele é gás e senti ele menos força. Fui fazer compressão do motor e vi que estava baixa. Mandei abri o motor foi quando descobri que o 5w30 seria o oleo errado. tinha q só usar 5w20 ( isso a ford nn informa) seria o mais indicado para esse tipo de veículo, principalmente por ser a GNV.
    As correias estavam se desfarelando por conta do óleo errado, fora tensores ruins.
    Então meus amigos, se certifiquem qual óleo vcs tão usando.
    Obrigada
    Jaqueline

  11. ISSO PODE DANIFICAR O MOTOR ?
    Tenho um ford Ka SE hatch 1.0 2018/2019 (comprado em 2018) e percebi que, desde a 3ª ou 4ª revisão, o óleo que está sendo colocado nele é o 5W30. Posso voltar a usar o 5W20? Detalhe: o carro tem 51.000 km rodados.
    NÃO SEI O QUE FAZER E AGORA COM QUANTOS KM DEVO TROCAR A CORREIA DENTADA ??

  12. Bom dia ..tenho ford ka 2018 1.0 3cil….já está com 200km rodados continuo usando o óleo 5w20 ou posso usar outro mais grosso.tipo 15w40 sintético…

  13. Boa noite galera!!!
    Comprei um Ford Ka+ 2018/2018 1.5 16V , estou trabalhando no app com ele e cada vez mais escuto dois amigos de app que fiz um péssimo negócio.
    Verdadeiramente não quero crer que eles possam estar certos.
    Peguei com 49.000km e hj está com 79.000km, troquei : bateria, bobina, velas e cabos de vela.
    Verdadeiramente estou gostando do carro mas toda vez que um companheiro diz que fiz mal negócio fico por muito tempo pensativo.
    Se alguém aí tiver o mesmo carro e puder dizer alguma coisa boa seria ótimo, pois de mal já basta o preço do combustível né???
    Gostaria de saber como consigo exemplares da revista, se algum amigo tiver e quiser doar eu vou buscar, sou do Rio de janeiro (Madureira)
    Super abraço a todos!!!

  14. Já não chegava colocar uma bateria de 48 amp. num carro num carro com ar, direção, muita coisa elétrica e agora essa. Fico em dúvida. Se todas as concessionárias colocam o 5w30 ele é tão prejudicial… de qualquer forma vou colocar o Petronas Syntium 5000 5w20. Segundo li, é totalmente compatível com o 948-A, superando inclusive em qualidade o motrocraft.

  15. Boa tarde pessoal, sobre a mudança na específicaçao do 5w20 948b para o 5w20m2c960A1 alguém tem algum posicionamento se foi válido?

  16. Olá, estou com a mesma dúvida do Humberto sobre o uso pela concessionário do 5w30 e voltar a usar o 5w20, obrigado.

  17. Boa tarde! Também fiquei preocupado quanto a troca de óleo feita pela css. No aplicativo apresentava a troca como 5w20. Ao ver a NF vi que era 5w30. Olhando o manual é somente recomendado o óleo 5w20. Com 30 mil km a chance de dar algum problema é baixa, mas e depois que não estiver na garantia vão alegar o quê? Má utilização do proprietário? Vou guardar essas notas pois, já ouvi relatos de motores com 39 mil km com problemas em decorrência do esfarelamento da correia e consequentemente entupindo o pescador, danificando o motor.

  18. Olá a todos,Eu fui fazer a troca do óleo do Ford Ka(2020)e ñ encontrei o Motorcraft 5w20.
    Eu botei o Motorcraft 5w30 M2C961-A1, será q dará problema na correia ??

  19. Olá! Achava que estava colocando o 5w20, como especificado no manual, mas desde que o carro saiu da concessionária, todas as revisões foram feitas com o 5w30. 6 revisões e vou voltar lá e pedir pra colocar o óleo certo…. Começarei a usar o certo agora com o carro com quase 60 mil km, 3 anos…

  20. A Concessionária Ford na qual levo minha Ecosport 1.5 12V, 2019/2020 tem utilizado desde a primeira revisão o óleo 5W30. Meu carro está com 33.000 km. Entrei em contato com a Ford e fui informado que não há problemas em utilizar o óleo 5W30 em vez de usar o recomendado no manual que é o 5W20. Afinal, o óleo 5W30 danifica ou não a correia dentada e outras partes do motor, pois há muitos vídeos na internet dizendo que danifica.

  21. Possuo um Ford KA se Plus 2019 1.5 12v, após a reportagem, verifiquei as NFs das revisões (2 até agora) e ambas usaram óleo 5w30….fui procurar no manual do carro e lá não consta usar o 5w30 como opção ao 5w20…e agora?

  22. No próprio manual do meu Ford Ka 19 fala que pode ser o oleo 5w30 caso não encontre o 5w20, pq eh chato msm de encontrar

  23. Kaleb, a questão parece um pouco mais delicada. Há inúmeros relatos de que a própria Rede de Concessionárias Ford usa indiscriminadamente óleo 5W30 M2C913-C/-D nos motores Ti-VCT, em claro desacordo com o que está escrito nos manuais desses motores. Continuo a pesquisar o assunto e percebi que a nova especificação M2C960-A1 está mais relacionada à antiga M2C945-A. Encontrei pelo menos um fabricante (Idemitsu) que afirma que o seu óleo 5W20 M2C960-A1 é “backward compatible” com a especificação M2C945-A. No entanto não encontrei nenhuma correlação destas duas normas acima com a norma M2C948-B, apesar de todas serem para óleos 5W20. É possível que estas normas M2C960-A1 e M2C945-A sejam mais direcionadas aos Ford de origem norte-americana, como o novo Bronco, o Mustang… A norma M2C948-B, única oficialmente aplicável aos Ka de 2018 em diante, parece ser direcionada aos Ford do mercado europeu. Em resumo: há que se ter cuidado. Há indícios de correlação/compatibilidade entre as especificações M2C960-A1 e M2C945-A, porém nenhum indício destas com a M2C948-B. Enquanto a Ford não se manifesta, o que vemos no mercado reparador é a quebra de motores Ti-VCT por deficiência de lubrificação causada por degradação prematura da correia.

  24. Esse óleo novo m2c960-a1 é a verão atualizada do óleo, antes era API- SN ,agora o óleo passou a ser API- SP, por lei os fabricantes tiveram que atualizar os óleos SN para SP desde março se não me engano, esse óleo engloba sim o antigo 948-b, só que como a ford sempre foi ruim de comunicação e agora pior ainda, mas lá fora teve essa mesma dúvida e enfim é isso, pode usar nesses motores com correia banhada, inclusive não está tendo mais óleo motorcraft com a especificação antiga 9489-B ,somente estoque velho, a ford ainmda está no país vendendo carros importados e ela está vendendo essa versão atualizada do óleo e recomendando o uso dessa última versão. Esse óleo inclusive é mais resistente a degradação que acontece facilmente no óleo 5w30, que se tiver o prazo de troca extendido acarreta danos a correia banhada e mais ainda se usar algum óleo fora da especificação, o 948-b já era bem mais resistente assim com o essa nova versão 960-a1.

  25. Ola, o meu é o Ford Ka Sedan 1.5 15/15 qual o melhor Óleo por favor? Eu não consegui entender se explicaram aqui. Obrigada 🥰

  26. Tenho um ford Ka SE hatch 1.0 2018/2019 (comprado em agosto de 2018) e percebi que, desde a 1ª ou 2ª revisão, o óleo que está sendo colocado nele é o 5W30. Posso voltar a usar o 5W20? Detalhe: o carro tem 50.100 km rodados.

  27. Olá! Sou leitor da revista, sempre apanho um exemplar nas revendas de autopeças. Em out/2021 fui comprar óleo Motorcraft 5W20 para o meu Ka 1.5 Ti-VCT ano 2019. Reparei que o óleo mudou de fabricante, de Cosan para Iconic, e também de especificação, a qual agora é M2C960-A1. Ninguém soube me explicar satisfatoriamente se esta nova especificação engloba a anterior, a M2C948-B. Vocês conseguiriam obter alguma resposta da Ford a respeito? A propósito, tive que trocar a marca do óleo, passei para o Castrol Magnatec 5W20 E, pois era o único na loja que seguia a especificação M2C948-B. Não tive confiança em aplicar o novo Motorcraft.

  28. O motor 1.0 do modelo 15 ao 21 é o mesmíssimo, sem alteração nenhuma. Ou seja, não há problema em utilizar o óleo 5W30 especificado pela Ford nos primeiros modelos.

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