19592

 

Confira o procedimento de substituição dos filtros de ar e óleo do motor, além do filtro de combustível e do filtro de cabine do subcompacto da VW

 

Um dos lançamentos mais importantes da história recente da Volkswagen do Brasil, o Up! foi projetado para agradar tanto o proprietário quanto o mecânico. Apesar do cofre de motor ser bem pequeno, as peças de manutenção básica, como os filtros, possuem fácil acesso e demandam menos trabalho em suas respectivas substituições.

 

Todo mundo sabe da importância da troca de um filtro de óleo, por exemplo. Um óleo sujo irá entupir as galerias de lubrificação, causando problemas que, em casos extremos, podem até causar até a quebra do motor. Mas este não é o único filtro que deve ser regularmente substituído.
O filtro de ar influencia diretamente no consumo do veículo, já que responde pelo fluxo de ar admitido para o motor. Quando está sujo, o filtro obstruído bloqueia a passagem de ar, fazendo com que o motorista tenha que acelerar mais para “encher” o motor, consequentemente, aumentando o consumo de combustível.

 

“Um filtro de ar entupido, em más condições, pode causar aumento de consumo, perda de potência, fumaça negra no escapamento e aumento da temperatura do motor”, detalha João Bezerra de Lucena Filho, da assistência técnica da Tecfil. “Com o filtro de ar novo, o consumo melhora e não vai ter limalha de sujeira passando pra dentro do motor. Tudo isso vai favorecer uma vida mais saudável e mais longa ao motor”, afirma.

 

Outro importante fator para diminuir o consumo e manter o motor em ordem é sempre abastecer em postos de combustível confiáveis, só que, na hora do aperto (seja no bolso, seja na estrada) nem sempre isso é possível. Por isso, o filtro de combustível também tem um papel capital em manter o veículo rodando em perfeitas condições.

 

Menos popular que os outros, o filtro de cabine pode não influenciar diretamente no funcionamento do veículo, mas é uma questão de saúde dos ocupantes. Ele é responsável por filtrar as impurezas do ar externo para o habitáculo do veículo. O que alguns não sabem é que esse filtro pode existir em carros com ventilação forçada, sem sistema de ar-condicionado. “Quando há ar-condicionado, ele também é chamado de filtro do ar-condicionado. Quando não há, a gente chama de filtro de cabine”, diferencia o especialista da Tecfil. “Quando o filtro não é trocado, ele começa a impregnar os dutos de ventilação e ar-condicionado com essas bactérias e sujeira, que acabam passando para o habitáculo. Aí, o filtro perde eficiência e os ocupantes começam a respirar essa sujeira”, adverte João.

 

19618

 

Filtro de óleo

 

19615

 

Filtro de ar

 

19671

 

Filtro de combustível

 

19605

 

Filtro de cabine

 

Cuidados na troca

 

Para qualquer carro, a periodicidade da troca de cada elemento está descrita no manual do proprietário daquele veículo. Nesta reportagem, vamos mostrar a troca dos filtros de ar, de cabine, de combustível e de óleo (incluindo a troca do lubrificante). O veículo utilizado no procedimento é um Volkswagen Up! 2014, versão Take Up! com 26 mil km rodados, com ar condicionado e direção hidráulica. Nenhum dos filtros havia sido trocado até então; todos eram originais de fábrica.

 

Vale lembrar ao amigo mecânico que mexer com a parte de filtragem dos sistemas significa entrar em contato com áreas sujas e com contaminantes potencialmente nocivos à saúde. Portanto, é altamente recomendado utilizar luvas e óculos de proteção ao fazer a manutenção desses elementos.

 

19584

 

19659

 

Procedimento do filtro de ar

 

1) O módulo onde está instalado o filtro de ar é uma peça que pode ser removida por completo do motor para facilitar a operação. Esse módulo está preso ao motor por um parafuso torx. Esse parafuso possui uma espécie de dispositivo de segurança que evita sua perda (1a).

 

19655

 

19580

 

1a

 

2) Para remover o módulo, faça a desconexão da mangueiras de admissão de ar e da mangueira de recirculação de gases do óleo.

 

19570

 

3) Para abrir o módulo, utilize uma chave torx 20 para soltar os parafusos da tampa. Ao desparafusar a tampa, o acesso ao filtro é direto, podendo ser removido com as mãos.

 

19650

 

4) Para fazer a inspeção do filtro, sempre o faça retirando a peça. Isso porque o lado de cima do filtro não fica sujo, já que o fluxo de admissão de ar vem por baixo (4a).

 

19672

 

19664

 

4a

 

5) Observe que o estado do filtro é bem ruim, escuro, com muita fuligem. Comparado ao filtro novo, a diferença de coloração é grande, o que denota o fim da vida útil da peça e o momento de ser substituída.

 

19574

 

Obs: Jamais bata o jato de ar comprimido no filtro antigo para reaproveitá-lo. Por dois motivos: 1) o ar comprimido possui umidade, que acaba agredindo e fragilizando o papel; 2) a força do jato abre os poros do papel, anulando a capacidade de filtragem e permitindo a entrada de partículas no motor. Sempre substitua a peça velha por uma nova.

 

6) Instale o filtro novo e monte o módulo na ordem inversa da desmontagem.

 

19635

 

Procedimento do filtro de cabine

 

7) O filtro de cabine do Up! fica em um compartimento abaixo do porta-luvas, bem próximo ao console central. Para removê-lo, basta pressionar os engates rápidos nas laterais da tampa. Em seguida, é só puxar o filtro.

 

19648

 

8) A inspeção do filtro deve ser visual, assim como o filtro de ar. Neste caso, observe o acúmulo excessivo de sujeira entre as dobras do papel. Isso demonstra o quanto de impurezas deixou de entrar no interior do veículo para serem respiradas pelos ocupantes.

 

19629

 

Atenção: Não leve apenas a coloração como padrão de sujeira. No mercado, existem filtros de cabine com carvão ativado cujo material não é branco, mas, sim, cinza.

 

9) A instalação do filtro novo segue em ordem inversa à desmontagem

 

19590

 

Procedimento do filtro de combustível

 

10) O filtro de combustível do Up! está localizado embaixo do veículo, na frente da roda traseira direita. Ele está preso por dois engates rápidos das tubulações e uma abraçadeira com parafuso. Para retirar o filtro, basta soltar o parafuso e desconectar os engates.

 

19633

 

Obs: Antes de desconectar os engates rápidos, certifique-se de que você está utilizando luvas e óculos de proteção para se prevenir do contato com o combustível que, eventualmente, irá sair das tubulações. Coloque também algo no chão ou no elevador para evitar a sujeira por derramamento de combustível.

 

11) Importante: antes de instalar o filtro, observe a seta que indica o fluxo de combustível. Neste caso a seta deve estar apontada para a dianteira do veículo.

 

19582

 

12) O encaixe da peça nova deve ser feito no sentido inverso ao da desmontagem.

 

19671

 

13) Após a troca, para pressurizar o sistema de combustível, basta girar a chave para ligar o painel do carro, sem dar partida, de três a cinco vezes. Isso basta para que o motor pegue de primeira ao girar a chave por completo. Perceba o barulho característico da pressurização do sistema, o que indica que o carro pode ser ligado. Sem esse procedimento, há o risco de forçar a bomba de combustível e provocar sua queima.

 

19603

 

Procedimento do filtro de óleo

 

14) Antes de subir o carro para fazer a troca de óleo, abra a tampa do óleo no cabeçote e aliviar (ou retirar) a vareta de medição do nível (14a). Isso evita que ocorra entrada de ar no sistema de lubrificação durante o esgotamento do cárter e no posterior abastecimento do óleo novo.

 

19599

 

19662

 

14a

 

Obs: Certifique-se de que você está utilizando luvas e óculos de proteção para se prevenir do contato com o lubrificante velho. Óleo quente provoca queimaduras.

 

15) Devido à ausência do protetor de cárter, o filtro de óleo do Up! possui fácil acesso por baixo do veículo. Para sua remoção, basta utilizar a chave abraçadeira especial para função. Já o bujão de esgotamento do cárter pode ser desrosqueado pela mesma chave que a Volkswagen recomenda para o modelo Gol (15a).

 

19678

 

19585

 

15a

 

Obs: Não se esqueça de utilizar um aparato para recolher o óleo velho. Sempre providencie o descarte correto desse material.
16) Após a retirada do filtro e o escoamento do óleo, limpe a área de contato com papel para ter certeza que a junta de vedação de borracha não ficou grudada.

 

19677

 

17) Limpe também a base de assentamento do bujão e rosqueie-o de volta. Não é necessário apertar em demasia (o que pode danificar a rosca), basta sentir firmeza no encosto (17a).

 

19676

 

19675

 

17a

 

18) Antes de instalar o filtro novo, coloque um pouco de lubrificante novo e dê uma lubrificada na junta de borracha. Como o filtro é lateral, não é possível enchê-lo de óleo como em outros modelos.

 

19638

 

19) Para fazer o aperto do filtro, não precisa utilizar chave. Utilize uma lixa fina, envolvendo a peça e apertando com as mãos até o máximo que você puder. Limpe o filtro após este passo.

 

19674

 

20) Na hora de abastecer com o lubrificante, sempre utilize o óleo indicado pela montadora no manual do veículo. No caso do motor 1.0 MPI de 3 cilindros do Up!, a Volkswagen indica a utilização de óleo com viscosidade 5W40. De acordo com a VW, devem ser utilizados 3,5 litros de óleo neste motor.

 

19571

 

21) Em nosso procedimento, ao abastecer com 3,0 litros do lubrificante indicado, o nível medido na vareta estava OK antes de ligar ao motor. Para saber o nível real do lubrificante, é necessário fechar a tampa, dar a partida no motor e observar se a luz de óleo se apaga. Em seguida, desligue o propulsor e meça de novo o nível (21a). Se necessário, adicione o 0,5 litro restante de óleo.

 

19673

 

19666

 

21a

 


 

Mais informações – Tecfil: (11) 2145-5773