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Troca completa de filtros na Mercedes-Benz Sprinter

Saiba identificar os componentes e os procedimentos de remoção e troca dos filtros do ar-condicionado de cabine do motorista, ar do motor, combustível e óleo na Sprinter 2019

 

Embora seja reconhecida como uma marca de luxo na linha leve, a Mercedes-Benz possui tradição na área de veículos comerciais com modelos que estão por todo o país. Um de seus utilitários mais populares, a van Sprinter está há 25 anos no Brasil e possui mais de 170 mil unidades vendidas. Suas diversas versões para carga (chassi), furgão e passageiros, são utilizadas como ferramenta de trabalho por muitas empresas no território brasileiro. E como qualquer ferramenta, precisam de manutenção correta em dia. A seguir, mostraremos o processo de troca dos filtros em uma Sprinter 2019.

A Mercedes-Benz Sprinter possuía o motor OM 411 até o ano de 2012. Daí em diante, foi adotado o motor OM 651, que está nas versões da van até hoje. Os filtros adotados pela marca são produzidos pela Hengst. “A Hengst Indústria de Filtros atua no mercado em 3 segmentos, sendo eles: original (OE); reposição na concessionária (OS) e reposição de mercado (AM)”, explica o supervisor de Assistência Técnica da empresa, Marcelo Schroeder.

A análise e troca periódica dos filtros nestes veículos de trabalho é obrigatória para manter todo o sistema de climatização, alimentação de ar e combustível e lubrificação do motor em ótimas condições. Afinal, uma manutenção corretiva, derivada da falta de planejamento, leva a maiores paradas e perda de produtividade.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

“O motor é um sistema fechado, no qual um componente depende do outro, então o correto na hora da manutenção é trocar os filtros de ar, óleo, combustível e o separador de água caso o veículo possua. No caso dos veículos mais pesados, também o secador de freio”, explica o especialista de Assistência Técnica da Hengst, Rodolfo Cafer. Embora essa seja a recomendação geral da fabricante de autopeças, pode haver variações no período de troca dependendo do tipo de utilização do veículo, como aplicações fora-de-estrada. “Muitas empresas têm o plano de manutenção da Sprinter para realizar uma troca de filtro cada duas trocas de óleo, ou duas trocas de filtro de ar para uma de óleo”.

O custo gerado pela substituição preventiva de um filtro é muito menor do que aquele necessário para reparar os danos provocados pela não substituição ou extensão excessiva dele. Logo, não faz sentido “economizar” com esse tipo de componente, cujo desembolso deve ser encarado como um investimento. A obediência dos períodos de troca, preconizados nos planos de manutenção preventiva dos fabricantes são de suma importância. A alteração destes períodos, com o intuito de es tender a utilização, deve ser precedida de estudos baseados em manutenção preditiva (análises laboratoriais) e inspeções visuais criteriosas.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

Nesta reportagem, o representante técnico da Hengst, André Pádua, com o auxílio de Schroeder e Cafer, demonstrou a substituição dos filtros de cabine, de ar do motor, de combustível e filtro de óleo na Sprinter em sua versão para passageiros, ano-modelo 2019.

CARACTERÍSTICAS DOS FILTROS DE REPOSIÇÃO

O filtro de cabine instalado no procedimento foi o Blue.care E2916LB, que possui camadas de mídia eletrostática, filtro de lã, camada de carvão ativado, mídia meltblown e a camada biofuncional, que, segundo os especialistas das Hengst, garantem a proteção contra poeira fina, pólen, mofo e esporos, bactérias e odores. Vale lembrar que todas as versões da van Sprinter vêm de fábrica com o sistema de climatização para a região do habitáculo onde fica o motorista, voltado ao conforto do condutor. Nos veículos destinados para passageiros, existe um sistema adicional de climatização para toda a cabine, no qual há um segundo filtro dedicado, localizado fora do cofre do motor.

Para o filtro de ar do motor, os especialistas utilizaram o componente de código E821L. Trata-se de um filtro com grandes dimensões se comparado ao de carros de passeio. Este filtro possui cordões hot melt que evitam a flexão excessiva do elemento filtrante e garantem a sua estrutura e bom funcionamento.

É necessário remover a caixa do filtro de ar do motor para acessar o filtro de combustível e efetuar a sua troca. O filtro de combustível de código H413WK possui um dreno e um conector elétrico de 5 pinos que, dependendo da programação da unidade de comando (que pode variar dependendo da região/ país para qual o veículo é destinado), pode ter funções de medição, aquecimento, entre outras, além das conexões hidráulicas convencionais de entrada e saída do combustível.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019
Instalação do elemento filtrante de óleo do motor

O filtro de óleo da Sprinter (código E11H D204), assim como o filtro de combustível, também fica localizado abaixo do compartimento do filtro de ar. Seu sistema possui funcionamento similar ao Atego 1419, 1719 e Atron 1319, no qual sua espiga possui válvulas e, no fundo do compartimento, há uma válvula de dreno, travada com a inserção do filtro que a empurra para baixo. Ao retirá-lo para troca, a válvula sobe, sendo assim acionada, e libera todo óleo lubrificante para o cárter, evitando a necessidade de sangria para o procedimento de troca.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

O sistema de filtragem de óleo lubrificante possui uma característica importante: o elemento filtrante se desloca dentro do módulo, graças às vedações flexíveis que possui. Caso o filtro de reposição não seja capaz de fazer esse movimento, segundo Rodolfo Cafer, pode haver até uma leitura de erros no sistema de lubrificação do veículo. Essa característica de trabalho é importante para se levar em conta também no diagnóstico da tampa do filtro de óleo. Essa tampa deve ser capaz de permanecer fixada ao elemento filtrante e permitir seu movimento ao mesmo tempo em que faz a vedação do sistema. Por isso, o supervisor de Assistência Técnica da Hengst recomenda a troca periódica não só do filtro, mas também da própria tampa. “Eventualmente, a cada 2 ou 3 anos, o recomendado é trocar esta tampa, porque ela tem uma fadiga de funcionamento. Ela trabalha com pressão”, explica.

FILTRO DE CABINE DO MOTORISTA

1) Verifique o estado geral do compartimento do filtro de cabine, analisando se possui sujeira em excesso ou obstrução no dreno. Caso esteja com muito resíduo, pode-se utilizar um aspirador de pó para retirar o excesso de sujeira e depois um pano úmido para uma limpeza mais completa. Este procedimento é necessário para evitar a queda de resíduos para dentro do sistema no momento da retirada do filtro.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

2) Agora com o compartimento limpo, remova as duas travas superiores, podendo utilizar os polegares e com o dedo indicador, desconectando o filtro.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

3) Com o filtro desconectado, puxe-o para fora, realizando um movimento reto para não o danificar

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

4) Com o filtro totalmente removido, pode-se observar a quantidade de resíduo analisando sua parte inferior que fica no fundo da caixa (4a) e realize uma segunda inspeção na caixa para retirar, se necessário, algum resíduo que possa ter ficado em volta do alojamento do filtro (4b).

5) Para a montagem do novo filtro, foi utilizado o filtro de cabine Blue. care com código E2916LB. Importante: Siga as setas de fluxo de ar indicadas na lateral do filtro, que demonstram o sentido que o ar passa por ele.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

6) Faça o processo inverso da retirada do filtro, assim, descendo o filtro para dentro do compartimento de forma reta e com cuidado para não o danificar. Conecte o filtro, pressionando levemente para baixo das travas (a existência de abas laterais do filtro ajudará no processo de vedação ao pressioná-lo contra a caixa).

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

FILTRO DE AR DO MOTOR

7) Para ter acesso ao filtro de ar, é necessário a retirada da caixa por completo para fora do veículo. Retire a tomada positiva da bateria que está conectada na lateral esquerda da caixa, levantando a lingueta existente e puxando para cima.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

8) Desconecte o sensor de ar primário (8a), localizado atrás da tomada positiva, e retire também o sensor de ar secundário que fica acima (8b).

9) Solte a abraçadeira de metal da tubulação da admissão de ar do motor com o auxílio de uma chave-canhão 7 mm. Em seguida, desconecte a mangueira.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

10) Do lado direito, retire o bocal de enchimento de óleo, que é preso na carcaça da caixa do filtro de ar.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

11) A caixa é presa por coxins de borracha. Levante-os com cuidado para desprendê-los e solte a tomada de ar frio do lado direito. Com a caixa solta, levante-a e arraste para o lado direito e a retire por completo do veículo.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

12) Com a caixa na bancada, solte os 7 parafusos que prendem a tampa, utilizando uma chave hexalobular (torx) 20.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

13) Retire a tampa da caixa realizando um movimento radial para cima, devido às travas na parte traseira que simulam uma dobradiça, para ter acesso ao filtro de ar.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

14) Analise a caixa, observando a vedação do filtro. Verifique se não houve nenhuma passagem de impurezas para dentro do motor. Depois, retire o filtro de ar da caixa.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

15) Após a análise do filtro (15a) e da caixa (15b), limpe todo resíduo que ficou na parte de baixo da caixa, que tem contato com a parte inferior do filtro de ar (15c), podendo neste caso ser utilizado água e sabão por não haver sensores. Nunca utilize solvente.

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16) Com a caixa limpa e seca, encaixe o novo filtro para efetuar a montagem e pressione suas extremidades, garantindo a sua fixação. Utilize um pouco de lubrificante a base de água nas bordas para garantir que a tampa faça o movimento deslizante para se acomodar na caixa (não utilize solventes, pois, isso vai danificar a caixa e o filtro). Obs: Para o fechamento da caixa, repita o processo inverso dos passos nº 13 e 12 respectivamente: encaixe a parte traseira da tampa nas travas e feche efetuando o movimento para baixo. Pressione a tampa com a mão e aperte de forma alternada os 7 parafusos da caixa com a chave torx 20.

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FILTRO DE COMBUSTÍVEL

17) Retire a tampa do motor, que é presa por coxins de borracha.

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18) Desligue o conector elétrico do filtro de combustível.

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19) Com o auxílio de uma chave de fenda, solte as travas metálicas que prendem as mangueiras de combustível.

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20) Desconecte o dreno lateral (20a) e retire as travas que envolvem o filtro (20b), após a remoção das travas, basta puxar o filtro para cima para retirá-lo totalmente (20c).

Obs: Não há necessidade de sangria nesse filtro devido às bombas mecânica e elétrica que alimentam o sistema.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

21) Com o filtro novo na bancada, antes de sua instalação, retire os tampões que protegem as conexões de combustível, e encaixe a peça nova no mesmo local de retirada do filtro antigo.

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22) Realize as conexões do passo nº 19. Para montagem das linhas de alimentação de combustível do passo nº18, verifique as condições das abraçadeiras metálicas. Caso estejam boas, pode mantê-las, sem necessidade de troca, pois, conseguirão manter a pressão de aperto. Como elas possuem trava de segurança, utilize um alicate, similar ao de trava de homocinética, para prendê-las.

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FILTRO DE ÓLEO

23) Para remoção do filtro de óleo, utilize um saca-filtro (chave estriada) apropriado para soltá-lo pela tampa do módulo. O elemento filtrante sairá preso à espiga na tampa.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

24) Após a retirada do filtro de seu módulo (24a), faça uma análise do filtro na bancada e solte-o manualmente da espiga (24b). Observe a presença de resíduos metálicos. Pode ser sinal de que algo está se desgastando mais e/ou mais rápido do que deveria.

25) Compare o filtro antigo com o novo: verifique a condição por sua deformação e fragmentação da resina, caso seja um filtro que utiliza esse material.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

26) Realize a limpeza da espiga com um pano (que não solte fiapos) para receber o novo filtro. Troque o anel de borracha da vedação da tampa do filtro (26a), e os dois anéis localizados no centro e na ponta da espiga (26b) e realize uma pequena lubrificação em todos os anéis com óleo novo para auxiliar no encaixe.

27) Realize a lubrificação das vedações do elemento filtrante com o óleo novo que será utilizado no veículo e encaixe-o na espiga.

Atenção: nunca monte o filtro com as vedações secas.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

28) Insira a espiga com o filtro montado no modelo de óleo da van (28a). Aperte a tampa utilizando a chave estriada e aplique torque de aperto de 25 Nm para finalizar a montagem deste filtro (28b).

FINALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO

29) Antes de montar a tampa do motor, lubrifique com lubrificante a base de água os pontos de fixação para facilitar manutenções futuras. Após a lubrificação, pressione a tampa para que se prendam aos coxins de borracha na montagem.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

30) Com a tampa do motor montada, pegue a caixa e lubrifique com lubrificante a base de água os pontos de fixação (30a). Em seguida, insira a caixa acima da tampa do motor e faça a montagem prendendo os coxins de borracha e o duto de ar frio localizados na parte da frente (30b).

31) Faça o restante da montagem seguindo o processo inverso da remoção nos passos nº 7, 8, 9 e 10. Monte o duto de ar, os sensores, o bocal de enchimento de ar e a alimentação de 12 V, finalizando sua montagem.

TROCA COMPLETA DE FILTROS NA MERCEDES-BENZ SPRINTER 2019

 

Colaboração técnica:
Auto Viação MM Souza Turismo (19) 3492-8222;
Transportes Santa Maria (11) 4127- 9166
Mais informações: Hengst – (47) 3027-9070

 

Texto por Vitor Lima & Fernando Lalli
Fotos Lucas Porto & Fernando Lalli

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