Sintoma pode sinalizar problemas nos componentes internos da caixa de câmbio
Quando a transmissão automática começa a apresentar trancos nas trocas de marchas, isso pode ser um indicativo de falhas mecânicas, hidráulicas ou eletrônicas do sistema. Dessa forma, para ajudar a identificar as causas desse comportamento anormal, a revista O Mecânico mostra as situações principais que podem causar trancos nas trocas de marcha.
Uma das causas mais comuns para trancos é a degradação do fluido de transmissão, visto que o óleo perde suas propriedades lubrificantes e de dissipação de calor com o passar do tempo, além de acumular partículas metálicas e resíduos. Isso pode comprometer a pressão hidráulica necessária para o acionamento das embreagens internas, resultando em engates bruscos.
Outro ponto de atenção são as válvulas reguladoras e o corpo de válvulas, dado que o desgaste ou entupimento desses componentes pode causar atraso ou excesso de pressão no acionamento hidráulico, gerando problemas nas trocas. Na maioria dos casos, a limpeza ou reparo do corpo de válvulas é suficiente para retornar a um funcionamento adequado.
Também, o desgaste das embreagens internas é um fator que pode causar trancos durante as trocas de marcha, pois quando o material de atrito perde espessura, o acoplamento deixa de ser progressivo. Nesse caso, é preciso fazer a troca das embreagens internas do conjunto.
Já na parte eletrônica, sensores com defeito ou falhas nas solenoides de controle também podem ser responsáveis por causar problemas durante as mudanças de marcha, visto que o módulo de controle da transmissão (TCM) precisa de sinais corretos para executar adequadamente as trocas.
Por fim, problemas durante as trocas de marcha podem ser indicativos de que há algo errado com os componentes internos da transmissão, que caso não sejam corrigidos podem gerar reparos mais caros. Além disso, realizar a troca do fluido de câmbio conforme o especificado é fundamental para aumentar a durabilidade e preservar o conjunto.




