Compacto da Toyota permanece com mesma configuração de motor, disponibiliza novos itens de série e tem acabamento interno reformulado
Conjunto mecânico nota 10 e beleza nem tanto. Assim nasceu o Toyota Etios, que ganhou os consumidores pela confiabilidade da marca e por ser muito gostoso de dirigir. Nas concessionárias dizem que quem faz o test drive, sai de lá de carro novo. E não é de se espantar, entre os carros pequenos, o Etios é um dos mais acertados mecanicamente. Parece que o motor casa perfeitamente com o câmbio, e se encaixam com leveza na carroceria, proporcionando um rodar muito macio e suave.
Toyota Etios com motor 1.5
A versão 2014 do modelo recebeu alterações de acabamento e novos itens de série, pra ficar um pouco mais bonitinho. É disponibilizado em três versões de acabamento com duas opções de propulsor nas opções de carroceria hatch e sedã. Os motores se mantêm os mesmos, com a diferença da versão intermediária XS que passa a ter motor 1.5l ao invés de 1.3l como no seu antecessor, mesma configuração da versão topo de linha XLS. Testamos a versão com motor 1.5l, que confirmou a combinação ideal do conjunto, principalmente, do que tem debaixo do capô.
O Etios é equipado com o motor 1.5 16V DOHC T-Flex na versão XS e XLS, que atinge a potência de 96,5 cv quando abastecido com etanol e 92 cv com gasolina. O torque é de 13,9 kgfm a 3.100 rpm tanto com etanol como com gasolina. Com este conjunto propulsor, a intenção da fabricante é aliar economia de combustível, baixos níveis de emissão de poluentes e melhor desempenho. Somado ao trem de força, há a transmissão manual de cinco velocidades com um absorvedor de massa acoplado (contrapeso), beneficiando a maciez nas trocas de marcha.
O eixo dianteiro é do tipo McPherson com barra estabilizadora enquanto a suspensão traseira tem eixo de torção com barra estabilizadora com a bucha de suporte usando um calço corretor. Os amortecedores contêm pistões que fazem uso de válvulas multicamadas para controle linear. A direção é eletro-assistida progressiva, o que facilita nas manobras, garante estabilidade e deixa o conjunto ainda mais gostoso de dirigir.
A versão XS e XLS, assim como todas as outras, recebem de série ar-condicionado, vidros e travas elétricas, airbag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força. A versão topo de linha XLS, além dos itens das versões básicas, agrega também revestimento Sport Comfort nos bancos, sistema de áudio Double DIN, novos comandos cromados e nova manopla de câmbio. Airbag frontais, para-choque na cor do carro, porta luvas climatizado são oferecidos como itens opcionais.
De acordo com a Toyota, a carroceria do veículo possui pontos de absorção de impacto e deformação programável, seguindo a mesma linha de desenvolvimento do Corolla. O Etios conquistou quatro estrelas em proteção de passageiros dianteiros e duas estrelas dos ocupantes traseiros no teste de colisão organizado pelo Latin NCAP. Os preços da linha Etios 2014 se apresentam da seguinte forma começam em R$ 29.990,00 para o modelo hatchback 1.0 e chegam a R$ 44.990,00 na versão sedã 1.5 XLS.
Ficha técnica
MOTORIZAÇÃO
Motor: 1.5l 16V DOHC T-Flex
Combustível: Gasolina/Etanol
Potência: 96,5 cv / 5.600 rpm (etanol) – 92 cv / 5.600 rpm (gasolina)
Torque: 13,9 kgfm / 3.100 rpm (etanol e gasolina)
Cilindrada (cm³) : 1.496
Taxa de Compressão: 12,1:1
TRANSMISSÃO
Transmissão: Manual de cinco marchas
Relação de Marchas: 1º: 3.545; 2º: 1.913; 3º: 1.310; 4º: 0.973; 5º: 0.804; Ré: 3.214
Diferencial: 3.944
SUSPENSÃO
Dianteira: McPherson com barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora
DIREÇÃO
Direção: Eletroassistida progressiva
FREIOS
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Possuo um ETIOS sedã ELX 1.5 2016/17. Excelente automóvel, estou super contente e, ainda com câmbio automático de 4 marchas, o que é suficiente e agradável na cidade e estrada. O propulsor também ótimo, com uma economia de combustível expressiva. Kilometagem – 11.000.
Abraços à todos