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Substituição da sincronizadora no Fire 1.0

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Acompanhe as dicas de manuseio, troca e sincronismo do componente do motor 1.0 8V Fire Flex, que equipa os modelos populares da Fiat

Carolina Vilanova

Uma correia sincronizadora quebrada é certeza de dor de cabeça e prejuízo para o motorista. E o reparador antenado não deixa essa situação acontecer com o seu cliente, faz a manutenção preventiva no sistema de sincronismo, que custa muito menos do que reparar todo conjunto depois e ainda garante a segurança dos ocupantes do veículo.

 

A correia sincronizadora tem uma importante função dentro do motor do veículo, fazendo a ligação entre o virabrequim e o comando de válvulas de admissão e escapamento, de uma maneira sincronizada para que abram e fechem no momento exato. Assim, uma correia quebrada prejudica todo esse sincronismo entre virabrequim e comando de válvulas, que começam a se movimentar fora de alinhamento, e consequentemente, trabalhando os pistões fora de ordem.

 

É aí que um pequeno problema pode se tornar um problemão: válvulas e pistões podem colidir, causando o empenamento das válvulas e sérios danos ao cabeçote. E a dor de cabeça aumenta se a correia quebrar repentinamente, com o motor funcionando: o carro simplesmente para e vai precisar de um guincho para o transporte.

 

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Bom, mas isso pode ser resolvido, ou melhor, evitado se a troca da correia for realizada preventivamente no período estipulado no manual de serviços do carro. Além de ser um trabalho mais barato, ainda previne que outros componentes sejam danificados e a conta acabe saindo muito mais alta. É essencial que você oriente o seu cliente nesse sentido.

 

Para ajudar nessa tarefa, trazemos nessa reportagem o procedimento da troca da correia dentada e tensionador do Fiat Palio 2010/modelo 2011 com motor 1.0 Fire e equipado com ar condicionado e direção hidráulica. O manual do veículo indica esse trabalho preventivo aos 60 mil km.

 

“É importante, no entanto, fazer uma verificação com aproximadamente 15 mil km rodados, para avaliar o desgaste dos componentes do sistema. Devem ser checados o sincronismo, as polias, os tensionadores e a correia de acessórios”, alerta Julio César Zanin, assessor de Vendas e Serviços da Goodyear Enginereed Productos no Brasil

 

Ele chama atenção para outro fato: a má aplicação. “Se o mecânico não aplica corretamente uma correia, pode deixar o sistema fora de sincronismo, além de causar excesso de tensão nas correias, o que pode provocar a quebra prematura da correia”, afirma.

 

Troca correta

 

Fizemos a substituição da correia dentada com a ajuda do mecânico Edmar Aparecido Berenguer, da Dracena Auto Center, de Campinas/SP. Antes de iniciar é bom lembrar que o motor deve estar frio para facilitar o manuseio.

 

1) Comece retirando a capa de proteção do motor e todo o conjunto do filtro de ar, para não danificar a abraçadeira original do filtro.

 

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2) Remova, em seguida, o conector do respiro anti-chama e a mangueira de aspiração do canister.

 

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3) Retire agora a capa protetora da correia e o conjunto do elemento filtrante. Desconecte o sensor de fase para não danificar o componente

 

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4) Depois, com o carro calçado por um cavalete de segurança, retire a roda e a capa protetora do para-lama do veículo.

 

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5) Remova na sequência a correia da direção hidráulica, que é fixa por dois pontos, e o tensor. Esses parafusos não requerem um torque especifico na montagem.

 

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Obs: Todas as vezes que a correia for trocada, é recomendada a troca do tensor. De acordo com o fabricante, se a correia roda 60 mil km, conforme o manual, o rolamento tem um desgaste natural e pode comprometer o conjunto se não for trocado também.

 

6) Afrouxe o tensionador para remover as correias auxiliares, do alternador, do ar condicionado e da direção hidráulica.

 

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7) Remova agora a capa de proteção da correia por meio de quatro parafusos de fixação. Depois, retire o conector do sensor de rotação.

 

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8) Em seguida, tire a capa inferior da correia que está presa por dois parafusos.

 

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9) Retire a polia do virabrequim, presa por três parafusos. Na hora do aperto o torque é de 22Nm

 

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Obs: depois de retirar os componentes, é necessário fazer uma boa inspeção, tanto
nas correias quanto nas polias.

 

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Sincronismo

 

1) Antes de retirar a correia dentada, é necessário fazer a verificação do sincronismo. Para isso, comece retirando a bobina de ignição com o suporte, para que o eixo do comando de válvulas fique exposto. Sempre troque o anel de vedação do suporte da bobina, acoplado no cabeçote.

 

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2) Tire a vela do primeiro cilindro e coloque o relógio comparador dentro desse alojamento. Depois gire a polia do virabrequim no sentido horário até encontrar o PMS (Ponto Morto Superior)

 

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3) Depois, coloque a trava no cabeçote, gire o virabrequim manualmente até encaixar a o rasgo na ferramenta.

 

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Esquema de distribuição

 

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Substituição

 

1) Feito isso, podemos retirar a correia dentada, a começar pelo tensionador. Solte a porca no sentido anti-horário e retire a peça.

 

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2) O próximo passo é fazer a remoção da correia sincronizadora para a substituição.

 

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3) Certifique-se de que o retentor do comando não esteja com vazamento. Verifique ainda o estado da polia e a bomba d’água se não há vazamento ou folga.

 

Obs: Retire a correia nova da caixa apenas na hora da montagem e não esqueça de utilizar o produto correto para essa aplicação. Tome cuidado ao manusear, não dobre a correia.

 

4) Instale a correia no sentido da volta, passando primeiramente pelo virabrequim, polia de comando e tensionador.

 

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5) Coloque a ferramenta de tensionamento e gire o motor manualmente no sentido horário por duas vezes. Aperte a porca de fixação do tensionador com torque de 28 Nm.

 

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6) Gire o motor novamente e verifique o sincronismo. Reinstale as outras peças e aperte os parafusos da polia do virabrequim com torque de 22 Nm.

 

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Colaboração técnica: Dracena Auto Center
Mais informações: Goodyear (11) 4772-7550

23 comentários em “Substituição da sincronizadora no Fire 1.0

  1. Legal ,mas não fala nada da posição da polia do comando que tem o sensor em cima dela …..

  2. Boa tarde. Gostaria de saber o torque aperto correto para a polia não chavetada da Strada 2006 Fire 1.4 8 v. Flex. No esquema acima esta mostrando 120 nm, isso esta correto?? Esse torque não seria excessivo??

  3. Tenho uma palio fire 1.0 8v 2003/2004 o “mecânico” trocou a Correa dentada sem esta ferramenta do comando de valvula. Será que o carro tá no ponto certo?

  4. Tenho um Siena 2010 1.4 Tetrafuel, gostaria de saber o que deve ser trocado nesse momento de troca de correia dentada (além da correia e do esticador)

  5. Levei meu carro Fiat palio no mecanico para trocar correia dentada , ao condúzia o meu veiculo ao trocar de marcha percebi que motor do meu carro ficou fraco e ficou com dificuldade ao dar partida , fiz todo reparo na ignição e nada gostaria de saber onde pode ser problemas apresentado do meu veiculo?

  6. voces nao ensinrão o pulo do gata ( como tirar o tensionador por ele não sai por que encosta no coxim direito e não sai ) o que tem de fazer tirar o coxim do motor

  7. Eu tava parado no meu uno mas tava ligado aí o carro morreu não tentei funcionar abri o capô e vi a correia quebrada guinchei até minha casa mandei trocar aí o mecânico falou que atropelou válvula .dei na partida aí tá tipo patinando será que atropelou mesmo uno 2008 faire

  8. Vcs não fizeram nenhuma marcaçã pontuais como se vê no motor do veículo. Outra dúvida é se estas informações serve tbm para uno 2004 básica. Obrigado

  9. Nossa cara que bacana as dicas, show de bola, obrigado pelo passo a passo, tiraram minha dúvida.

    Douglas Caitano – Porto Velho/Rondônia. ( Palio Fire G3 1.0 09/10)

  10. Flávio, precisamos saber qual é o seu carro para ver se temos essa informação para te passar. Via de regra, essa informação consta no manual de manutenção do veículo, ou mesmo no manual do proprietário. Um abraço.

  11. gostaria de sabe se o poonto do eixo comando de valvulas do fiat moto fire com sensor de fase. na tampa de valvulas. o ponto é com o ressalto da polia pouco adiante do sensor de fase?

  12. Tenho um carro Palio ecônomico 1.0 ano 2011 tem 39800km mas não sei o tempo de trocar a correia dentaria

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