Sprinter Street ganha novo motor para atender emissões

Mercedes-Benz Sprinter Street 315 CDI

Linha Sprinter Street chega com novo motor OM654 nas versões Chassi Truck e Furgão, partindo de R$ 239.600 e R$ 249.000, respectivamente

 

Junto com as comemorações de 25 anos da linha Sprinter no mercado brasileiro, a Mercedes-Benz apresentou hoje (22) o novo modelo Street, que chega às concessionárias do país entre a última semana de abril e o início de maio. A linha Street 315 CDI é composta pelos modelos Chassi Truck e Furgão, com preços a partir de R$ 239.600 e R$ 249.000, respectivamente, ou seja, um aumento de 7,5%.

Mercedes-Benz Sprinter Street 315 CDI

A Sprinter Street agora traz o novo motor OM654 de quatro cilindros em linha, produzido na Argentina. Ou seja, muda a nomenclatura anterior 314 CDI com o propulsor OM651 para 315 CDI com o OM654, ajudando a diferenciar o antecessor do modelo atual. Nesse cenário, a empresa espera que o volume de emplacamentos da marca aumente 10% em relação a 2021.

Essa mudança foi necessárias para se adequar às novas normas do Proconve L7 para veículos leves, reduzindo as emissões de poluentes. E a partir de janeiro de 2023 a Mercedes atualizará a linha com PBT acima de 3,5 toneladas para o ciclo Proconve P8 para veículos rodoviários pesados.

O Chassi Truck é oferecido nas opções entre-eixos longo e extra-longo. Já o Furgão tem quatro opções, com 7,5 m³, 9 m³, 10,5 m³ e 14 m³. Ambos podem ser guiados por motoristas com CNH na categoria B.

Detalhes do novo motor

Com a mudança no motor, a potência saltou de 143 cv para 150 cv (um ganho de 5%), enquanto o torque aumentou de 33,7 kgfm para 34,7 kgfm (um ganho de 3%). O PBT (Peso Bruto Total) segue em 3,5 toneladas, assim como o câmbio manual de seis marchas. O consumo de combustível também foi aprimorado e, segundo a empresa, ficou 6% mais econômico em uso urbano e 11% mais econômico em uso rodoviário.

A Mercedes destaca ainda a alteração na posição de montagem de motor e transmissão, o que permitiu otimizar o sistema de escapamento em um formato mais compacto. Isso ajudou a atingir os novos limites de emissão, além de melhorar os números de desempenho.

Mercedes-Benz Sprinter-Street-Truck 315 CDI

Uma das novidades é o Balanceador Lanchester, adotado para manter a suavidade de rotação do motor e reduzir a altura de construção. De acordo com a fabricante, ele atua como um ajuste fino de todo o conjunto para que ele trabalhe melhorando a rotação para reduzir vibração e desgaste, ajudando a elevar a durabilidade.

Além disso, esse novo motor utiliza bloco totalmente de alumínio, sendo assim 31 kg mais leve que o antecessor, turbo de geometria variável, pistões em aço com perfil escalonado e novo sistema de injeção de combustível mais robusto e dinâmico.

Sobre uma versão elétrica da Sprinter no Brasil, a Mercedes-Benz não descarta sua vinda, visto que já existem opções rodando em outros países. Contudo, não há um cronograma definido e isso ainda está em estudo. Assim como uma versão com câmbio automático, muito pedido pelos clientes.

Equipamentos

A nova Sprinter Street traz ar-condicionado, rodas de aço, detector de fadiga, assistente de vento, assistente de partida em rampa, assistente ativo de frenagem e controle de estabilidade adaptativo. São três pacotes de itens: Comfort Fit, Comfort Plux e Hi-Tech.


Fotos: Divulgação

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