Propulsor ficará posicionado entre os motores de 9 e 13 litros da marca
A Scania mostrou o novo motor Super 11, que teve melhorias como menor peso, maior economia de combustível e mais tecnologia. Ele ficará posicionado como uma alternativa entre os motores de 9 e 13 litros da marca sueca. Segundo a fabricante, o novo propulsor de 11 litros entrega até 7% de economia de combustível em relação ao motor de 9 litros, e pesa cerca de 85 kg a menos que o Super 13. O Super 11 também atende os padrões de emissões Euro 4, 5 e 6, e está disponível em três faixas de potência, com 350, 390 e 430 cavalos.
Uma das vantagens do motor Super 11, segundo a Scania, é o grande compartilhamento de componentes com o motor Super 13, com cerca de 85% de peças comuns entre os dois, o que facilita a manutenção e reduz os custos de operação. Também, os intervalos de manutenção são até 30% maiores do que os do motor de 9 litros, quando utilizado com o óleo lubrificante recomendado LDF-5.
O novo propulsor também incorpora sistemas como sincronização variável de válvulas, eixos de balanceamento para redução de vibrações e freio-motor de até 468 cv derivado do sistema VVB (Variable Valve Brake – Freio de Válvula Variável). Segundo a empresa, o Super 11 foi projetado para atender desde operações de transporte até implementos rodoviários e de construção.
A Scania confirmou o início das vendas do novo motor Super 11 em junho de 2025 no mercado europeu.