Raio X – Peugeot 2008 Griffe THP

Novo SUV da Peugeot promete esquentar a briga em seu segmento equipado com o premiado motor THP em versão flex; pontos de atenção na hora do diagnóstico de reparo são semelhantes a outros modelos da marca francesa

 

Texto: Fernando Lalli e Fernando Naccari

Fotos: Isabelly Otaviano
 
C-EX-PEUGEOT-2008-20-EXTfre
 
O mercado está difícil, mas 2015, definitivamente, é o ano dos SUVs: um segmento antes tranquilamente dominado pelo Ford EcoSport, e que agora está movimentadíssimo. Depois do imenso barulho gerado por Jeep Renegade e Honda HR-V, outros lançamentos pareciam estar relegados a fazer mera figuração. Mas o Peugeot 2008, principal novidade da marca francesa para 2015, promete incomodar e se tornar uma das opções mais interessantes do segmento.

 

A versão Griffe, testada pela Revista O Mecânico, traz o excelente motor THP Flex (1.6 com turbo e injeção direta) na mesma versão do Citroën C4 Lounge. A potência máxima de 173 cv no etanol se deve ao turbo de alta pressão, que faz ainda os 24,5 kgfm de torque surgirem já aos 1.750 rpm, se mantendo estável por longa faixa de rotação. A combinação entre motor e câmbio oferece força e velocidade de resposta em qualquer situação de condução na cidade e, ainda, é bastante econômica: a média de consumo variou entre 8,0 e 8,4 km/l rodando com etanol.

 

No percurso fora de estrada, a Peugeot promete um 2008 valente através do sistema Grip Control, capaz de controlar a tração nas rodas dianteiras (não há 2008 com tração 4×4) em diferentes solos: um botão giratório no console central permite ao motorista escolher entre os modos areia, lama, neve (pista escorregadia), com ou sem controle de estabilidade (ESP) ativado.
 
C-EX-PEUGEOT-2008-11-SUSPTR
 
A suspensão McPherson, bastante semelhante à utilizada pelo compacto 208, tem calibração mais mole que a do modelo de origem. Em ruas irregulares, em baixa velocidade, a carroceria oscila mais do que o esperado, dividindo opiniões sobre o carro ser “confortável” ou “macio demais” nessa situação. O interessante é que esse fenômeno não se acentua em velocidades mais altas ou em curvas. A direção com assistência elétrica é bem sensível, mas, igualmente, não transmite insegurança. Já a traseira possui característica semelhante a utilizada no 3008 e proporciona conforto aos ocupantes.
 
C-EX-PEUGEOT-2008-21-EXTtra
 
No pacote de conforto soma-se ar-condicionado bi-zone e uma eficiente central multimídia que controla sensor de estacionamento com sensor de ré, rádio AM-FM, conexão bluetooth e GPS. O painel do 2008 é semelhante ao utilizado no 208, com volante pequeno e painel de instrumentos com visualização superior.
 
C-EX-PEUGEOT-2008-26-painel
 
Na hora do reparo
 
O cofre do motor não traz surpresas. Como todo THP, a grande maioria dos sensores ficam localizados na parte superior do motor, permitindo um diagnóstico e reparo com tempo otimizado.

 

MOTOR
 
C-EX-PEUGEOT-2008-24-OLEO
 
C-EX-PEUGEOT-2008-01
 
Volume: 1.598 cm³ •• Número de cilindros: 4 •• Número de válvulas: 16 •• Potência máxima: 173 cv / 6.000 rpm (etanol) ou 165 cv / 6.000 rpm (gasolina) •• Torque máximo: 24,5 kgfm / 1.750 rpm (etanol e gasolina) •• Taxa de compressão: 10,2:1 •• Comando de válvulas: Acionamento por corrente, variável na admissão e exaustão •• Óleo de motor: Total INEO 5W30 •• Substituição do óleo do motor: a cada 10 mil km •• Substituição do filtro de óleo e anel do bujão do cárter do motor: a cada 10 mil km •• Verificação da estanqueidade e estado do cárter do motor: a cada 15 mil km •• Verificação do estado do sistema de exaustão (coletor, juntas, catalisador, silencioso e ponteira): a cada 15 mil km •• Verificação do estado das mangueiras, rótulas e buchas: a cada 10 mil km •• Verificação do estado dos protetores de borracha: a cada 30 mil km ou dois anos •• Verificação do estado dos protetores de poeira e água: a cada 10 mil km.
 
C-EX-PEUGEOT-2008-17-COXIME
 
C-EX-PEUGEOT-2008-23-FILTRO
 
C-EX-PEUGEOT-2008-03
 
ALIMENTAÇÃO, IGNIÇÃO E INJEÇÃO
 
C-EX-PEUGEOT-2008-07-BOBINA
 
Injeção: direta •• Substituição das velas: a cada 40 mil km (20 mil km em uso severo) – As bobinas de ignição são do tipo individual e também ficam expostas. Basta soltar a trava dos conectores e puxá-las (não puxe pelos ganchos). Turbina e coxins são itens de fácil acesso •• Substituição do filtro de ar: a cada 20 mil km (10 mil km em uso severo) – No entanto, o filtro de ar possui difícil acesso, abaixo da chamada “churrasqueira”. Para substituí-lo, será necessário desmontar o conjunto, pois sua tampa de fixação é parafusada •• Substituição do filtro de combustível: a cada 20 mil km (10 mil km em uso severo) – Ao invés do popular “tanquinho” de gasolina ou de aquecimento na linha de combustível, o sistema flex do motor THP traz um novo sensor que identifica a presença de etanol através da resistência elétrica em um ponto da tubulação de combustível
 
C-EX-PEUGEOT-2008-18-TUBULA
 
ARREFECIMENTO
 
Sistema de arrefecimento: Supracoolant diluído •• Verificação do liquido de arrefecimento: 120 mil km ou quatro anos – Em caso de necessidade de substituição, o acesso ao radiador é difícil. É necessário remover o para-choque por completo.

 

TRANSMISSÃO
 
Caixa de mudanças: Manual de 6 marchas •• Óleo de câmbio: 75W80W •• Tração: Dianteira •• Verificação da estanqueidade e estado do câmbio: a cada 15 mil km.

 

C-EX-PEUGEOT-2008-22-gripco
 
Como funciona o Grip Control: o sistema se adapta ao terreno agindo sobre as rodas dianteiras, sem acréscimo de peso, apenas com o auxílio dos elementos eletrônicos que já equipam o veículo, no caso, o programa de estabilidade eletrônica (ESP) que engloba: o anti-bloqueio de rodas (ABS); o repartidor eletrônico de frenagem (REF, que distribui a pressão de frenagem entre a dianteira e traseira); a assistência à frenagem de urgência (AFU); o sistema anti-derrapagem de rodas (ASR); o controle dinâmico de estabilidade (CDS); e a função Hill Assist (auxiliar de saída em aclive, a popular “rampa”).

 

O condutor pode, a qualquer momento, escolher entre os cincos modos de utilização disponíveis no seletor posicionado no console central:

 

– Modo “Normal”: apropriado para condições de rodagem com um baixo índice de derrapagem, como no asfalto seco das ruas e estradas;

 

– Modo “Neve”: se adapta instantaneamente a derrapagem de cada uma das rodas motrizes às condições de aderência. Assim que a velocidade do veículo atinge 50 km/h, o sistema entra em modo “Normal”;

 

– Modo “Barro”: permite circular em solos escorregadios, como lama e grama molhada. Garante a partida do veículo nessas condições específicas transferindo o máximo de torque possível para a roda aderente. Agindo como um diferencial de deslizamento limitado (DGL), ele se adapta particularmente aos caminhos não pavimentados e fica ativo até 80 km/h;
 
 

– Modo “Areia”: mantém a derrapagem simultaneamente nas duas rodas motrizes para possibilitar a progressão em solo arenoso e limitar o risco de encalhar o veículo. Este modo funciona até 120 km/h e, em seguida, o sistema entra automaticamente em modo “Normal”;

 

– Modo ESP Off: oferece ao condutor a possibilidade de desligar totalmente o ESP e o Grip Control, até a velocidade de 50 km/h, administrando a tração com total autonomia. As funções ASR e CDS podem ser desconectadas pelo botão ou controle ESP “off”. Elas se reconectam automaticamente quando a velocidade ultrapassa os 50 km/h.
 
 

FREIOS
 
Dianteiros: Discos ventilados 283 mm x 26 mm •• Traseiros: Discos sólidos 249 mm x 9 mm •• Verificação e ajuste do freio de estacionamento: a cada 20 mil km (10 mil km em uso severo) •• Verificação do desgaste das pastilhas de freio: a cada 20 mil km (10 mil km em uso severo) •• Fluido preconizado: Total Fluidez Peugeot HBF (DOT quatro) •• Substituição do fluido de freio: a cada dois anos – O sistema em si é convencional: as rodas dianteiras possuem discos ventilados e as traseiras são equipadas com discos simples e acionamento do freio de mão via cabo. Mas a central do ABS é de difícil acesso: ao contrário do que é comum na grande maioria dos veículos, ela não fica próxima ao cilindro mestre, mas mais para baixo. Para acessá-la, retire a bateria ou o faça por baixo do veículo.

 

SUSPENSÃO
 
C-EX-PEUGEOT-2008-27-suspen
 
C-EX-PEUGEOT-2008-12-SUSPT2
 
Dianteira: Tipo Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora •• Traseira: Travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora •• Verificação dos amortecedores: a cada 40 mil km (20 mil km em uso severo) – Na suspensão dianteira, uma característica já notada em demais modelos da marca é a borracha macia dos pivôs e terminais da bieleta. Outro ponto de observação é a conexão da bandeja com o quadro, que pode gerar ruído •• O sistema da suspensão traseira, por sua vez, é dotado de eixo de torção e possui pontos vazados em suas extremidades, por onde passa a barra de torção. Apesar de eficiente, com os anos de uso, poderemos ouvir algumas queixas de desalinhamento do conjunto e ruídos do tipo metal-metal.
 
C-EX-PEUGEOT-2008-10-BANDEJ
 
DIREÇÃO
 
C-EX-PEUGEOT-2008-25-direçã
 
Direção Elétrica com assistência variável •• Direção Assistida: Total Fluide DA •• Nível de fluido de direção assistida hidráulica (se equipado): verificar a cada 10 mil km.

 

AR-CONDICIONADO
 
Verificação do estado do filtro de habitáculo: a cada 20 mil km •• Verificação do funcionamento do ar condicionado: a cada 10 mil km.

 

CARROCERIA e ELÉTRICA
 
C-EX-PEUGEOT-2008-08-BUCHA-
 
C-EX-PEUGEOT-2008-02
 
Verificação do funcionamento de vidros e retrovisores: a cada 10 mil km – Atenção ao limpador dos vidros dianteiros, que pode ser fonte de vazamentos. Como o reservatório fica na região de absorção de impactos do para-choque dianteiro, qualquer colisão pode causar quebra do reservatório ou rompimento da bucha da tubulação do sistema (que não é inteiriço) •• Verificação do funcionamento dos faróis, sinalização e iluminação: a cada 10 mil km – Conectores dos faróis são bem visíveis na dianteira, mas ficam expostos no para-choque traseiro. A recomendação da montadora, quando houver necessidade, é sempre trocar as lâmpadas dos faróis simetricamente, nunca de apenas um lado. Isso evita problemas por desequilíbrio elétrico.
 
C-EX-PEUGEOT-2008-14-FAROLC
 
C-EX-PEUGEOT-2008-19-FAROIS

6 comentários em “Raio X – Peugeot 2008 Griffe THP

  1. Eu adoro meu 2008 THP, mas infelizmente agora estou tentando vender pq tenho que pagar a faculdade do meu filho fora do país. Nunca nunca tive problemas com meu carro, mas na hora de vender os vendedores dizem que o carro não presta.
    Sou mulher, apaixonada por carros desde muito pequenina, já trabalhei como vendedora Jeep, Dodge e Chrysler aqui no Brasil e fora do país trabalhei em concessionáriias Mercedes e Porsche entao eu entendo um pouquinho, o suficiente pra ver o quanto são sujos e mal intencionados as revendas aqui no Brasil . Me ofereceram 45000 pelo carro e tiveram a coragem de dizer que o preço pra eles venderem é de 69 a 70.000,00 isso está me deixando louca da vida.

  2. Excelente análise! A Internet precisa de mais opiniões especializadas assim!
    Parabéns pelo excelente registro!

  3. Vcs deveriam colocar legenda nas imagens, explicando o que estão apontando em cada uma. O site de vcs tem tudo para superar os concorrentes, só precisa melhorar

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php