Motor flex e reparo simples: com motor flex de 113 cv, JAC J2 é um inesperado esportivo que faz a alegria de quem dirige; confira pontos de atenção na hora da manutenção
Texto: Fernando Lalli
Fotos: Alexandre Villela
Já virou lugar comum dizer que a JAC Motors amadureceu muito a qualidade de seus produtos desde que chegou ao Brasil. Qualquer um que tenha dirigido um J3 em 2011 – e o mesmo modelo agora em 2015 – pode perceber o resultado positivo do trabalho dos engenheiros brasileiros que trabalham na fábrica da cidade chinesa de Hefei para adequar os carros da marca ao nosso mercado. Mas nenhum dos modelos da linha chama tanto a atenção de quem os dirige quanto o JAC J2.
Inicialmente vendido com motor a gasolina, a versão 2015 do subcompacto (apenas 3,53 m de comprimento) ganhou motor flex de 113 cv de potência e 14,4 kgfm de torque no etanol. Para empurrar os 915 kg do modelo, o motor tem força suficiente para fazer o J2 merecedor do adjetivo “esportivo de bolso”: a fabricante fala em aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e velocidade máxima de 190 km/h. Na prática, o J2 acelera com gosto na cidade e não decepciona na estrada quando se exige retomadas em marchas mais longas (a transmissão é manual de cinco marchas).
O consumo não é exatamente um ponto forte: durante o nosso teste, o pequeno hatch cravou 9,3 km/l no etanol em uso misto, mas com o ar condicionado ligado o tempo todo e sem preocupação com economia. Portanto, é possível melhorar essa marca. Quando abastecido com gasolina, segundo as medições do programa CONPET do Inmetro, o J2 JetFlex faz 12 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.
Mas o mérito do J2 não está só no powertrain. O conjunto de suspensão – McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira – é muito bem acertado. Isso se reflete no comportamento do veículo: em estrada, a 120 km/h, o J2 não transmite qualquer sensação de insegurança nem demasiada oscilação por turbulência de veículos maiores. A arquitetura do veículo também favorece seu comportamento dinâmico, com rodas bem próximas às extremidades do veículo – a distância entre eixos é de 2,39 m, apenas 1 centímetro menor do que a de seu “irmão maior”, o J3, que tem 2,40 m. Os pneus possuem medida 175/60 R14.
Na hora do reparo
A rede de concessionárias da JAC Motors do Brasil é pequena e focada nas capitais brasileiras. Dado o volume de veículos da marca nas ruas, o mecânico de veículos leves que mora fora do entorno de regiões metropolitanas tem grandes chances de receber um modelo da JAC em sua oficina mesmo com a garantia (de 6 anos) em pleno vigor.
Ao contrário dos outros modelos da JAC, o J2 tem pouco espaço no cofre do motor para trabalhar. No entanto, a manutenção na maioria das vezes é simples, com componentes à mostra, principalmente, no undercar.
Importante: há compartilhamento de peças entre os conjuntos de motor e câmbio de J2 e J3 nas versões a gasolina: ambos têm o mesmo motor 1.4 (1.332 cm³). Isso não acontece nas versões JetFlex porque são motores diferentes: o J2 bicombustível é 1.4 (1.332 cm³), enquanto o J3 bicombustível tem motor 1.5 (1.499 cm³). O mecânico deve prestar atenção no momento da compra de peças.
MOTOR
Tipo de motor: Quatro cilindros em linha, disposto transversalmente •• Deslocamento volumétrico: 1.332 cm³ •• Diâmetro x Curso de pistão: 75 mm x 75,4 mm •• Comando de válvulas: 16 válvulas com duplo comando no cabeçote (DOHC) e variação de abertura na admissão (VVT) •• Potência Máxima: 110 cv a 6000 rpm (Gasolina) e 113 cv a 6000 rpm (Etanol) •• Torque Máximo: 14,17 kgfm a 4500 rpm (Gasolina) e 14,48 kgfm a 4500 rpm (Etanol) •• Taxa de compressão: 10,5:1 •• Cabeçote e bloco em alumínio •• Ao contrário dos outros modelos da marca, o J2 não possui capa protetora sobre o motor, deixando conexões e sensores expostos. Em caso de falha, observe os conectores elétricos em busca de possíveis contaminações por sujeira.
LUBRIFICAÇÃO
Filtro de óleo possui bom acesso, mas o bujão de escoamento fica na lateral do cárter e não é “fêmea”, como é comum na maioria dos carros. Cuidado para não espaná-lo no momento da retirada para escoamento do lubrificante.
INJEÇÃO e IGNIÇÃO
Injeção indireta •• Bobinas individuais para cada cilindro •• Unidade de comando de gerenciamento eletrônico do motor está presa à parede de isolamento entre o cofre do motor e a cabine, local este de difícil acesso •• Por sua vez, o motor de partida pode ser facilmente acessado pelo assoalho.
ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL
Sistema JetFlex bicombustível (gasolina e etanol) sem tanquinho auxiliar de gasolina •• A linha de combustível fica protegida no assoalho por capas plásticas, que também protegem as linhas de freio. Com a pouca altura do carro ao solo, o local está sujeito a pancadas. Ao revisar o carro, observe se essas proteções estão inteiras •• Filtro de combustível fica ao lado esquerdo do tanque, próximo à roda traseira esquerda.
TRANSMISSÃO
Caixa manual MF65B5 de cinco velocidades •• Um dos pontos que a JAC Motors ainda precisa trabalhar em seus modelos é a falta de um padrão no acerto dos engates do câmbio. No J2 desta reportagem, o engate era um tanto impreciso (a redução de 5ª para 4ª marcha em velocidades acima de 90 km/h era quase impossível), mas outra unidade testada durante o lançamento do mesmo modelo para a imprensa possuía engates bem mais firmes. A mesma variação acontece em outros modelos equipados com a transmissão de 5 marchas da marca chinesa. Nada que não seja contornável com o hábito diário e trocas mais lentas, mas um motorista menos cuidadoso pode ficar “lutando” diariamente contra essa característica e causar desgaste prematuro por mau uso em componentes de acionamento do câmbio (trambulador e embreagem) e/ou na própria caixa de velocidades. Eduque seu cliente a passar as marchas com cuidado e paciência.
SUSPENSÃO
Suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora •• Suspensão traseira semi-independente com eixo de torção e molas helicoidais •• Fixação superior do coxim tem pouco espaço para colocação de ferramentas. Pode demandar a retirada da grelha do limpador de para-brisa no serviço da troca de amortecedor e mola •• Chama a atenção a pequena bieleta que fixa a barra estabilizadora diretamente na bandeja de suspensão dianteira •• Outra característica que pode influenciar no momento do reparo é a pouca altura do veículo ao solo. A JAC Motors não divulga a medida exata (o modelo vendido na China tem 12 cm de vão livre quando totalmente cheio), mas, para se ter uma ideia, para fazermos as fotos do undercar do J2, um ressalto do assoalho do veículo chegou a encostar na plataforma do elevador. Porém, durante o uso em ruas de São Paulo, não percebemos qualquer sinal de encosto do assoalho em lombadas ou demais ressaltos – prova da alta qualidade do acerto do conjunto.
FREIOS
Freio dianteiro a disco ventilado e traseiro a tambor com sapatas auto ajustáveis •• Sistema ABS com EBD •• O acesso ao cilindro-mestre é difícil. Para operações simples, como repor o fluido de freio, é necessário tirar a bateria. O mesmo vale, evidentemente, para operações no cilindro-mestre e no servofreio •• As mesmas proteções plásticas que protegem a linha de combustível também abrigam as tubulações de freio para as rodas traseiras.
ESCAPAMENTO
O lado da admissão é voltado para a traseira, assim, o acesso ao coletor de exaustão e à primeira sonda é difícil. Já o catalisador e a segunda sonda lambda ficam já no assoalho •• Como o carro tem pouca altura ao solo, todos os elementos do undercar estão mais sujeitos a pancadas. Tal qual citamos acima na transmissão, a principal peça para manter o sistema em ordem é aquela que vai entre o banco e o volante: eduque seu cliente para que ele faça o melhor uso possível do veículo.
DIREÇÃO e CLIMATIZAÇÃO
Sistema hidráulico, assistido eletricamente •• Caixa de direção fica presa ao quadro de suspensão. O acesso é dificultado e provavelmente sua remoção requer a retirada de todo o quadro •• Coluna de direção ajustável, que se move juntamente com todo o painel •• A direção, apesar de assistida eletricamente, é um pouco pesada em manobras de estacionamento, mas nada alarmante •• Compressor do sistema de ar condicionado recebe menos fluido refrigerante (R134A) do que o normal: são 390 ± 20 g.
CARROCERIA e ELÉTRICA
Acesso ao motor de partida é facilitado por baixo do carro •• Caixa de relés e fusíveis com diagrama traduzido para o português •• Vidros elétricos dianteiros e traseiros •• Não há acionamento dos vidros elétricos nas portas dianteiras, apenas no console central •• Airbag duplo •• Cintos traseiros laterais de 3 pontos •• Chave com destravamento remoto das portas •• Alarme anti-furto •• Sensor de estacionamento traseiro •• CD/MP3 player com entrada mini-USB •• Abertura interna da tampa do tanque de combustível.
Compensa comprar o j2 em 2023, devido a peças? Quais peças podem ser substituídas por de outros carros? Tipo etios?
Olá….tenho um J2 desde 2014 e o bichinho anda muito. Já tive que trocar pastilhas de freio, limpador de para brisas e só…Faço sempre manutenção geral preventiva em oficina particular e não tenho do que reclamar…para mim é um ótimo carrinho, que cabe em qualquer lugar. Um abraço..
Olá, Marcos, não recomendamos adaptações.
Será que seria possível adaptar um outro câmbio neste motor?
sonda lambda eu tenho J2 é o carro fica o tempo todo acelerando acreditei ser essa sonda sonda lambda, além de ter atendido a luz da injecção eletrônica e não tem jeito de apagar.mas alguém está com esse problema? Meu carro está 55mil km
Olá, Maciel, é a caixa manual MF65B5 de cinco velocidades
Qual o câmbio que ele usa
Conteúdo vago. Por ser uma revista especializada poderia ir um pouco mais além na parte técnica. Exemplo: Quando fala do sistema de injeção, poderia mencionar o tipo, modelo e referência do sistema. Poderia também mencionar os tipos de scanner disponíveis no mercado que podem acessar o sistema, se é um sistema novo, específico ou um sistema já utilizado em outros veículos.
Grato.
Necessito da marca dos amortecedores,pois não encontro,ouvi dizer que saõ iguais ao do Picanto…procede? meu J2 a tampa da gasolina é manual e externa,talvez o 2015 seja interna …..boa reportagem,faltou técnica…
Eu tenho um e a troca é bem ruim. Reduzir para primeira mesmo quase parado é impossivel.
Um excelente carro. Bem completo e esse motor é dez…
Boa tarde, tenho um j3 ano 2013 mod 2013 e preciso de trocar a sonda lambda 2 que fica no catalizador encontrei na internet porém tenho dúvida de como é esta sonda, seria possível de me enviar uma foto desta sonda para que eu não compre a peça errada?
Desde já agradeço sua atenção.
Um duvida Tbi j2 é i mesmo J 3 ?
Ambos gasolina
Marcos, como mídia, seria antiético de nossa parte indicar oficinas. Um abraço.
Estou com um Jac2 aqui em salvador e agora me apareceu um defeito onde um dos lados da direção não atende o jogo do volante totalmente. Não vejo muitos videos deste veiculo por aqui. Poderia indicar algum profissional por aqui? Um abraço
Wagner, a observação quanto à mudança de marcha foi sobre a unidade cedida pela JAC Motors para avaliação nesta ocasião – e não sobre toda a linha. Como está no mesmo parágrafo, já havíamos testado outra unidade do J2 em outra ocasião, também cedido pela marca, que não possuía essa característica. Um abraço.
Boa reportagem, um pouco vaga em alguns pontos mais da um bom norte para quer iniciar o conhecimento sobre esse excelente carro. O único ponto de destaque que vejo de erro grotesco na reportagem é quando fala “…a redução de 5ª para 4ª marcha em velocidades acima de 90 km/h era quase impossível…”, tenho um J2 e faço essas reduções em alguns momentos sem nenhum problema e nunca vi relato desse tipo por nenhum proprietário e olhe que participo de varias comunidades de usuários de J2 e encontros da marca.
No geral daria nota 7 para reportagem, pelas lacunas e essa falha de avaliação.