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Raio X – Fiat Punto Sporting

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Hatch apresenta conjunto mecânico robusto, mas esportividade prometida no nome para no visual

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Isabelly Otaviano

 

Desde o lançamento do Uno Turbo, em março de 1994, a Fiat tem a tradição de ter em sua gama de veículos um esportivo de impacto. Isso continuou com o Tempra Turbo, Marea Turbo, Stilo Abarth e, mais recentemente os Punto T-Jet, Bravo T-Jet e Linea T-Jet e 500 Abarth.

 

Mas, para quem não tem “bala na agulha” e não se importa muito com desempenho, a Fiat tem opções que apelam para um visual esportivo, mas com comportamento manso. Nesta faixa, estão as versões Sporting.

 

Desta gama, testamos o Punto Sporting 2016. Cedido gentilmente pela Fiat para o nosso teste, o veículo agrada bastante pelo conforto, acabamento e bom consumo de combustível, mas passa longe de ser um hot hatch.

 

Definitivamente, o Punto Sporting chama a atenção na rua. Seu bodykit (spoiler traseiro na cor do veículo, para-choques remodelados e saias laterais), além de detalhes em seu interior que remetem à esportividade, o destacam perante as versões mais sóbrias do modelo, deixando-o com visual “invocado” – bem menos do que as versões T-Jet, é verdade.

 

Há de se convir que, para quem mora nas grandes cidades e se depara com rigorosas leis de trânsito (e é prudente respeitá-las) e tráfego de veículos intenso, mais vale um veículo econômico do que potente. Neste quesito, o Punto se destaca: consumo de 7,5 km/l com etanol rodando na cidade e com o ar-condicionado ligado. Na estrada, este número sobre para 9,4 km/l, também com o sistema de climatização.

 

O desempenho o passa longe de trazer adrenalina. A lembrança que temos de um veículo esportivo fica à cargo do ronco grave saído do sistema de escapamento, só. As marchas são relativamente longas e, para simples ultrapassagens, por vezes foi necessário afundar o pé direito no acelerador. O Punto Sporting é um carro “no chão”. O conjunto responde bem quando mais exigido em curvas acentuadas, ao mesmo tempo em que é bastante confortável no uso rotineiro. Isso só mostra que o carro possui um conjunto de suspensão bastante equilibrado.

 

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Dentro do Punto, há espaço e conforto de sobra. O motorista consegue se posicionar facilmente no cockpit, graças ao banco com ajuste de altura e ao volante com regulagem de altura e profundidade. Ao lado, o passageiro trafega com bom espaço para as pernas, bem como os ocupantes dos bancos traseiros, inclusive o que vai ao centro.

 

À parte do espaço interno, o que mais se destaca é o teto solar Skydome. Com abertura acionada eletricamente, é divido em duas partes, com a frontal móvel e a traseira fixa, deixando o grande teto de vidro com visão panorâmica, quando fechado. É o tipo de opcional que vale a pena o investimento.

 

O acabamento interno também é muito bom. Neste quesito, a Fiat é campeã. Os materiais plásticos têm visual agradável e não aparentam folgas, mostrando o primor na construção do hatch. Os bancos possuem revestimento misto entre couro e veludo e ostenta o bordado “Sporting”, exclusivo.

 

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Tecnologia

 

Para o Novo Punto, há como opcional (de série, somente no T-Jet) a central multimídia Uconnect Touch com visor LCD touchscreen multicolorido de 5”. Ela integra diversas funções, como conexão com o smartphone para reprodução de mídias ou chamadas telefônicas e controle por voz, inclusive. Além disso, o equipamento traz conexão através de entradas USB e auxiliar.

 

Além disso, o sistema traz a câmera de ré, que reproduz a imagem na tela do multimídia. Trabalhando em conjunto com sensor de estacionamento traseiro, assegura que o motorista se previna de possíveis “raladas” em vagas apertadas e mantenha o lindo visual do carro por um bom tempo.

 

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Motor

 

O Fiat Punto Sporting é equipado com o motor quatro cilindros em linha, 1.8 L e de 16 válvulas, denominado E.torQ. Neste, a potência máxima é de 130 cv (G) / 132 cv (E) a 5.250 rpm. Já o torque máximo é de 18,4 kgf.m (G) / 18,9 kgf.m (E) a 4.500 rpm
• O óleo do motor e o filtro devem sem substituídos a cada 10.000 km, podendo este período ser reduzido devido ao uso severo do veículo;
• O sistema de lubrificação deverá ser abastecido com 4,3 litros de óleo, quando a troca for efetuada. Estes valores compreendem o volume do filtro;

 

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• O óleo lubrificante recomendado é o SELENIAK PURE ENERGY de especificação 5W30;
• O filtro de ar do motor também deverá ser substituído a cada 10.000 km;
• Realizar inspeção visual das correias de acessórios a cada 20.000 km.

 

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Arrefecimento

 

O sistema de arrefecimento possui 6,7 litros e, segundo recomendação da Fiat, deve ser abastecido com 50% de Coolant vermelho e 50% de água pura.

 

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Alimentação, Ignição e Injeção

 

• As velas de ignição devem ser substituídas a cada 30.000 km;
• A Fiat recomenda a utilização de velas de ignição NGK BKR7E, mas lembramos que pode ser utilizada outra com a mesma característica.

 

Transmissão

 

• Número de marchas: 5 à frente e 1 à ré;
• Tração dianteira com juntas homocinéticas;
• Embreagem tipo monodisco à seco com comando hidráulico;
• Em caso de substituição do fluido, recomenda-se a utilização do fluido TUTELA CAREPYX, num total de 2 litros.

 

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Suspensão

 

Dianteira – McPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado ligados a uma travessa auxiliar e com barra estabilizadora. Amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito;
Traseira – Com rodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta e amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito.

 

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Freios

 

De serviço – hidráulico com comando a pedal (com ABS de série);
Traseiro – a tambor com sapatas autocentrantes e regulagem automática;
Dianteiro – a disco ventilado, com pinça flutuante;
• O sistema utiliza fluido TUTELA TOP 4/5 e possui volume total de 0,5 litros.

 

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Direção

 

• Diâmetro mínimo de curva – 10,9 m;
• Tipo de direção: com pinhão e cremalheira com assistência hidráulica;
• O sistema utiliza fluido TUTELA CARGI/A e possui volume total entre 1,05 e 1,12 litros.

 

Elétrica

 

• A bateria utilizada é a de 60Ah;
• O alternador trabalha com corrente nominal máxima fornecida de 120 A.

 

Rodas

 

• O Punto Sporting é equipado com rodas aro 6,0 x 16” de liga leve;
• Os Pneus são os 195/55 R16.

 

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Comentário em “Raio X – Fiat Punto Sporting

  1. Tenho um Fiat Punto Sporting 2015 e realmente concordo com tudo o que foi dito nesta matéria. O carro é muito bacana e bonito, porém, no quesito potencia, por ser um esportivo, deveria ser um pouco mais agressivo.

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