Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Quando trocar o óleo do câmbio automático

câmbio automático

Com aumento na demanda e procura por carros com câmbio automático, saber como fazer a manutenção correta do componente é essencial

 

A venda de carros com câmbio automático vem crescendo, aumentando a oferta desses modelos. Segundo levantamento da Bright Consulting, entre janeiro e junho de 2021, 55,5% dos veículos emplacados no país são equipados com transmissão automática e suas variações, enquanto os manuais representam 44,5% dos emplacamentos. E aí surge a dúvida sobre a troca do óleo do câmbio automático.

Atualmente existem quatro opções de transmissão que dispensam o pedal de embreagem no mercado brasileiro, exigindo assim manutenção e cuidados distintos, como alerta Marcelo Martini, Gerente de Vendas do Aftermarket da Fuchs.

O especialista explica que o câmbio automatizado se refere a uma transmissão manual associada a um sistema eletromecânico que realiza as trocas de marcha eletronicamente, sem a necessidade de interferência humana. Já o câmbio automático convencional funciona com um conjunto de discos que, alinhado a um conversor de torque, vão se acoplando para realizar a passagem das marchas.

Além desses, há o câmbio automatizado de dupla embreagem (DCTF ou DSG), que emprega duas embreagens que substituem o conversor de torque, e o câmbio CVT de Transmissão Continuamente Variável, que diferentemente das outras opções, não conta com engrenagem ou discos. Martini reforça que seu funcionamento é realizado por meio de uma ligação direta entre o motor e os eixos do automóvel.

Mas e o lubrificante?

O especialista da Fuchs lembra que o lubrificante para transmissão tem diversas finalidades além de lubrificar o conjunto do câmbio, como resfriar a transmissão, realizar a limpeza das peças, garantir a pressão correta do sistema, evitar que se formem depósitos de impurezas e borras, além de proteger as peças contra a oxidação.

Vale lembrar então que cada tipo de câmbio tem uma forma diferente de funcionamento, com temperaturas e componentes internos distintos. Por isso, há lubrificantes específicos destinados para cada um desses tipos, amplamente testados para validar a sua performance e durabilidade. Aí entra a importância de escolher um fluído de qualidade, adequado àquele veículo específico.

“Desta forma, a utilização de lubrificantes incorretos ou não aprovados para aquele veículo, pode ocasionar, além de falhas nas trocas de marcha, o travamento do sistema de transmissão como um todo, resultando em um prejuízo muito maior ao proprietário do que investir na manutenção preventiva e no uso do lubrificante correto para aquele determinado modelo de câmbio”, afirma Martini.

Quais os sinais de que é hora da troca?

A dica essencial aqui é seguir as instruções do manual do proprietário, tanto com relação aos prazos estipulados pela montadora quanto assegurando a utilização do lubrificante adequado e homologado pela marca. Para saber se é hora de trocar, fique atento a sinais como trancos, patinações ou ruídos durante as trocas.

23 comentários em “Quando trocar o óleo do câmbio automático

  1. Eu tenho uno econômico com 160.000 km nunca troquei óleo, tive uma Brasília rodou comigo 140.000 km também não troquei, isso por recomendação dos mecânicos meus, e vcs digam quando devemos trocar óleo câmbio?

  2. Acabei de comprar um Peugeot 307 SW 2005, como saber se o óleo está na pra de trocar ? O câmbio faz um barulhinho na 2° marcha. As vezes dá um pequeno tranco na ré.

  3. Tenho uma ix35 2014 56 mil km,preciso fazer troca de óleo? Manual está meio confuso poderia me auxiliar obrigada

  4. Bom dia!
    Tenho HB20S premium e a concessionária me informadou que não necessidade de troco fluido cambio marcha é só no caso vazamento ou envolver em engente, será que está correto, pois fui informado por duas pela própria concessionária. Oque faço.
    Obrigado
    Obr

  5. O meu Citroen aercross estou andando , e sem mais ele da um tranco e fica piscando o asterisco e o S e não consigo mudarde automático para manual , aí tenho que parar o carro desligar e ligar volta ao normal mas de tempo em tem volta acontecer , tem hora que demora pra dar o problema

  6. Amigos dos carros automático,
    Fique atento com estes mecânicos que pensa só em tomar seu dinheiro “Ô câmbio automático, manutenção só aposentado os60mil ,km,mesmo assim se tiver necessidade, tem muitos mecânico desonesto e corruptos no brasil, Fique atentos, abraço á todos.

  7. Troquei o óleo com 100.000 mkm na minha Hilux, a diferença é nítida. Procura uma boa oficina e faz a troca a partir dos 100.000 mkm. Depois a cada 50.000 mkm, o motor vai e o câmbio não estraga. Se o plano for trocar o veículo daí nem gaste seu dinheiro.

  8. HB20 2014 1.6 automático, qual a kilometragem estou com 115.000 km rodados, para durabilidade do câmbio quando em quanto km de o fazer essa trocar o oleo de câmbio?

  9. Tenho um Toyota Corolla, ano 2003, com 114000 kms, comprei usado, sou segundo dono. O mesmo funciona normalmente, sem trancos. Ouço vários comentários sobre troca de óleo de câmbio, uns contra outros a favor. O que, e como devo fazer na verdade ? Agradeço

  10. TENHO UMA LIFAN AUTOMÁTICA A VIP 2018 COM QUANTOS KM TROCO O ÓLEO DA CAIXA ELA TÁ COM 47MIL KM NÃO TÊM VAZAMENTO TÊM QUE TROCAR OU NÃO

  11. Tenho um prisma 19 e autorizada me disse que não precisa trocar o olho do câmbio automático só caso de vazamento

  12. Tenho un prisma com 18000km qual e a km pra trocar o oleo da caixa ,obrigado si poder me informar.

  13. Tenho um audi a1. E a própria concessionária diz que não é preciso trocar o óleo. Está correto?

  14. DPS dos 100 km não recomendo maís a troca do fluido, fiz a troca com 275 km e patinou com 310 km, na segunda Caixa, optei em tirar 2 litros e repor 2 litros a amenizou bem os trancos e entrar em luz de emergência, a cada 30 km fazer a troca parcial,Caixa al4 Logan 2012.

  15. Tenho um Cruze ltz 2015, no manual diz que não requer troca, alguns mecânicos dizem que tem que trocar, o q faço?

    Obrigado

  16. Quem é de Salvador pode procurar a Salvador câmbio automático, lá vcs iram falar com Braulio, ele conseguiu concertar o meu Fiat grand Siena dualogc. Eu recomendo.

  17. Audi a4 2.0 tdi do ano 2008 automático ao começar a trabalhar em frio, só arranca com o acelerador a meio e ao começar a andar dá um pequeno impulso, será sinónimo de falta de manutenção da caixa?
    Como comprei usado não sei qd foi trocado o lubrificante.
    O carro ja tem 240 mil.kms.
    Obrigado.

  18. Eu tenho um Fiat Punto ano 2012 1.6 16 Vall.semeautomatico essnce.Ele Está demorando engatar o ré.sempre e preciso levar a lavanca na segunda p depois voltar no ré

  19. Meu picanto, na parte da manha quando ligo, ele da uns tranco na passagem da primeira pra segunda, o óleo já foi trocado.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php