Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Quais cuidados tomar com os freios após a troca das pastilhas?

Quais cuidados tomar com os freios após a troca das pastilhas? - Foto: divulgação/Jurid
Quais cuidados tomar com os freios após a troca das pastilhas? – Foto: divulgação/Jurid

Discos de freio e pinos deslizantes da pinça também devem ser checados no momento da troca de pastilhas de freio

A Jurid do Brasil, fabricante de componentes para freios, destaca alguns cuidados que são necessários com o sistema de freios após ser realizada a substituição das pastilhas, evitando o surgimento de ruídos durante a utilização. Segundo a marca, os outros componentes que integram o sistema também devem ser checados e substituídos em caso de necessidade.  

Em relação ao disco de freio, ele precisa estar 100% limpo e sem resíduos que possam ser contaminantes. A limpeza dessa peça deve ser feita com álcool isopropílico ou detergente neutro, sendo proibida a utilização de produtos derivados de petróleo como gasolina ou thinner. 

Os pinos deslizantes da pinça devem estar lubrificados para garantir uma boa movimentação durante o procedimento de frenagem. A Jurid recomenda que a lubrificação seja realizada com lubrificantes específicos para pinça, suportando temperaturas de no mínimo 600°C. Além disso, a correta lubrificação evita o desgaste, ressecamento das borrachas e travamentos.  

A fabricante recomenda também verificar se existem folgas excessivas nos componentes do sistema de freio como nos pinos deslizantes e no cavalete da pinça. As folgas podem ocasionar vibrações e ruídos.  

Após todas as verificações, é necessário realizar o procedimento de assentamento dos freios. Para isso, é necessário realizar entre 30 e 40 frenagens suaves, em uma velocidade abaixo dos 60 km/h. 

 

Comentário em “Quais cuidados tomar com os freios após a troca das pastilhas?

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php