Sistema de controle variável de válvulas otimiza o torque tanto em altas quanto em baixas rotações, priorizando consumo ou desempenho, dependendo do perfil do veículo.
Carolina Vilanova
Capaz de gerar a potência máxima de 192 cavalos a 7.800 rpm e torque de 19,2 kgfm a 6.100 rpm, o Honda New Civc Si é um dos carros mais potentes fabricados no Brasil. Todo esse desempenho vem do motor i-VTEC de 2.0 litros, 16 V e duplo comando de válvulas (DOHC), um equipamento de última geração que privilegia alta potência e máximo torque em qualquer rotação com baixos níveis de emissões de poluentes na atmosfera.
A primeira versão do motor VTEC foi projetada justamente com essa finalidade, ou seja, melhorar o torque em baixas e altas rotações e a relação de cavalos de força por litro, mantendo os níveis de consumo de combustível, sem prejudicar o meio ambiente. O projeto teve início em 1984 e cinco anos depois a marca lançou o primeiro veículo equipado com o sistema VTEC de acionamento variável de válvulas: o Honda Integra.
O conceito do VTEC (Sistema de Controle de Sincronização e Abertura Variável das Válvulas) era simples: alterar os parâmetros de sincronização e abertura das válvulas de acordo com a combinação de alguns fatores, como RPM (Rotação do Motor), VSS (Sensor de Velocidade do Veículo), ECT (Temperatura do Fluído de Arrefecimento do Motor), MAP (Pressão Absoluta do Coletor de Admissão) e TPS (Sensor de Posição da Borboleta do Acelerador).
Os motores com o sistema VTEC contam com mais de um ressalto (came) no eixo de comando para acionar as válvulas e, por meio de controle eletrônico, são ativados de acordo com as condições do motor, ou seja, os fatores relacionados acima.
Em cada versão do VTEC o número de cames e sua altura variam, sendo que o sistema é acionado pelo acoplamento de um pistão que nivela a altura dos ressaltos, modificando o regime de trabalho das válvulas e fazendo com que admita mais ou menos combustível.
O sistema foi aperfeiçoado, e hoje está presente em quase toda gama de veículos da marca, sempre com o mesmo princípio de funcionamento, mas privilegiando consumo ou desempenho, dependendo do perfil do carro.
O i-VTEC do New Civic Si, por exemplo, trabalha em conjunto com a VTC (Variable Timing Control – Comando variável na admissão), acionado hidraulicamente para avançar ou retardar o comando, proporcionando maior curva de torque e potência, o que resulta em economia e alto desempenho.
Olá. A partir de que ano a Honda começou a usar o sistema VTEC? Quero comprar um Civic na faixa dos 21.000 (mais antigo) mas gostaria de um VTEC forte e confiável.
Não recomendado.
Estamos a disposição!
Um comando desses Vtec Si serve para o LXS 1.8 16v 2007 ??