Aproveitamos as vantagens da internet para disponibilizar uma nova ferramenta de atualização e conhecimento gratuito para o reparador veicular: o Mecâniconline.
Carolina Vilanova
Não existe mais escapatória: a Internet se tornou uma ferramenta indispensável para a vida das pessoas, tanto no trabalho quanto na escola ou no lazer. Hoje em dia é impossível começar o dia sem ler os seus e-mails ou fazer uma pesquisa sobre um assunto desconhecido sem navegar pelo universo da web, de maneira fácil, dinâmica e imediata.
A Internet também já chegou nas oficinas mecânicas, onde muitos profissionais trocam e-mails, consultam catálogos de fabricantes e lojas, e procuram saber das novidades e notícias do setor automotivo. Em recente pesquisa realizada pela Ipsos Marplan, foi constatado que os mecânicos acessam a Internet diariamente, buscam informações em revistas especializadas e estão sempre interessados em atualizações.
E é por meio dessa mesma rede que a Revista O Mecânico passa a disponibilizar aos profissionais da reparação uma nova ferramenta: O MecâniconLine. Trata-se de um site de treinamento do tipo “e-learning” (aprendizado pela internet), concebido como uma extensão da publicação, que vai levar por meio de vídeos uma quantidade ainda maior de informações com o mesmo conteúdo teórico, técnico e didático sobre reparação de veículos leves e pesados, já reconhecidos pelos leitores da revista.
“O objetivo desse novo projeto é completar a formação profissional do mecânico por meio de uma ferramenta de aprendizado via Internet, com a missão de facilitar o acesso desses profissionais a um conteúdo técnico exclusivo, que vai ajudá-lo a acompanhar as tendências do mercado e oferecer serviços de qualidade em sua oficina”, explica Fabio Antunes de Figueiredo, diretor da GG Editora de Publicações Técnicas, responsável pela publicação da Revista O Mecânico.
Como conteúdo dos treinamentos, O MecâniconLine conta com as mesmas fontes de informação das matérias da Revista, ou seja, o SENAI, por meio da parceria com a unidade do Ipiranga; montadoras; fabricantes de autopeças; além de outros profissionais e instrutores do segmento automobilístico.
O programa funciona como um canal de comunicação interativo com as oficinas mecânicas, com apresentação de informações técnicas por capítulos e suas aplicações práticas. A periodicidade é semanal e os temas são variados, e serão disponibilizados 24 horas, quantas vezes o participante quiser acessar.
“Um grande diferencial deste sistema em relação a outras tecnologias, além do baixo custo de manutenção e da eficiência, é que o conteúdo técnico não fica desatualizado, afinal o reparador recebe diferentes carros e enfrenta diferentes problemas no seu dia-a-dia, então, precisa consultar a todo o momento informações e dicas de um banco de dados confiável. Será formada uma videoteca que servirá como fonte completa e rápida de consulta a todos os mecânicos. Ainda mais com a forma multimídia de apresentação, que combina vídeos e slides técnicos”, afirma.
Como parceiros, já estão engajados no projeto o SENAI-Ipiranga e o Sindirepa-SP. “Enxergamos O Mecâniconline como uma evolução do passo-a-passo que já existe na revista, porém com a utilização de uma tecnologia diferenciada, uma nova forma de chegar até os profissionais, a Internet”, comenta Newton Luders Marchi, diretor do SENAI. Ele completa enfatizando a necessidade de preparação dos profissionais que atuam no setor.
Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP, também acredita no sucesso do projeto. “Nós observamos a necessidade do mecânico de se atualizar, se modernizar, de aprender cada vez mais e com a Internet, isso fica mais fácil, afinal, sabemos como é difícil levar a informação, principalmente para lugares distantes, então, a Internet é o melhor caminho”.
Como funciona
O Mecâniconline é um site na Internet e pode ser acessado através do site da revista O Mecânico (www.omecanico.com.br). O acesso pode ser por conexão banda larga ou discada e é totalmente gratuito para o participante, que precisa apenas preencher um cadastro para acessar todo conteúdo do programa.
A tecnologia utilizada nesse sistema permite a transmissão de áudio e vídeo simultâneos, seja ao vivo ou gravado (on demand); acesso aberto ou restrito (login e senha); participação de múltiplos usuários ao mesmo tempo; apresentação de slides; e enquetes.
Num mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente, e principalmente se tratando de automóveis, estar atualizado faz a diferença e essa ferramenta permite o ensino a distância desenvolvido em um ambiente fácil, rápido e dinâmico – a Internet; além da agilidade na disseminação da informação. Enfim, O Mecâniconline vai ajudar o reparador a conquistar mais qualificação profissional, ou seja, tudo o que ele precisa para enfrentar com mais competitividade o mercado de trabalho.
1) Tela de vídeo
Na tela de vídeo são apresentados os treinamentos, com abordagem teórica e do tipo passo-a-passo, assim como as matérias da revista. É nessa janela que os instrutores, engenheiros e técnicos das empresas, do SENAI e outros parceiros expõe suas informações.
2) Tela de apoio
Nessa tela são exibidos, simultaneamente por meio de slides, detalhes técnicos do assunto, contendo imagens, gráficos e textos. É como se fosse a lousa do professor. As abas disponibilizadas abaixo, de acordo com os tópicos, material extra, ficha técnica e enquete completam a interatividade com o mecânico dentro do treinamento ministrado.
3) Tópicos
No menu interativo da apresentação, o usuário pode ir direto ao assunto que lhe interessa dentro do treinamento, pois o mesmo é dividido em capítulos. A aba dúvidas possibilita o envio de mensagens para esclarecimentos posteriores, via e-mail.
Por favor eu mudei de endereço e não desejo mais receber a revista obrigado
Sobre a revista
Olá, Aguinaldo, recomendamos para você a plataforma do MecânicoPro, lá você receberá o atendimento imediato por técnicos especializados. O serviço é disponibilizado por meio e uma assinatura mensal. Acesse o site omecanico.com.br/mecanicopro/
queria saber os torks de aperto exato das capas de biela e dos mancais , e tambem os torks de aperto exato do citroem xsara picasso 2.0 16vano 2002?
muinto bom!!!!!