Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Nakata enumera fatores que podem prejudicar os amortecedores

626-NAKATA-AMORTECEDOR

Os amortecedores da suspensão de um veículo, assim como outras peças, podem durar mais ou menos dependendo da maneira que o condutor dirige, afirma a Nakata. “A durabilidade dos amortecedores pode variar não só de acordo com a marca e o modelo do automóvel, mas, especialmente, devido à forma de utilização do veículo”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da fabricante de autopeças. Ele explica que os veículos que circulam no asfalto, por exemplo, tendem a ter menor desgaste do que automóveis que trafegam em estradas de terra ou vias esburacadas.

Segundo o especialista, passar em lombadas ou valetas na diagonal também pode encurtar a vida útil dos amortecedores. “Movimentos torcionais do carro podem comprometer os componentes da suspensão, ocasionando, muitas vezes, empenamentos, folgas, rangidos e até quebras”, ressalta. Para a boa preservação do veículo, é adequado passar a lombada em baixa velocidade, com as duas rodas dianteiras tocando simultaneamente o obstáculo.

Além das variáveis de terrenos, outros fatores podem influenciar a vida útil dos amortecedores, afirma Jair. Entre eles estão não respeitar o limite de carga, falta de alinhamento e balanceamento de rodas, rebaixar a suspensão e se esquecer de fazer a manutenção preventiva.

A recomendação de manutenção é, após os 40 mil km rodados, fazer revisão nos amortecedores a cada 10 mil km. O especialista ainda faz um alerta para que os motoristas fiquem atentos aos sinais que mostram que pode haver algo danificado no conjunto de suspensão, composto, entre outras, por amortecedores, pivôs, bandejas, molas, coxim e coifa, como tendência de aquaplanagem em vias alagadas do veículo deslizar para o lado de fora de curvas, balanço excessivo em freadas e arrancadas, barulhos provenientes da suspensão, pneus desgastados e vazamentos de fluidos.

3 comentários em “Nakata enumera fatores que podem prejudicar os amortecedores

  1. Sou mecânico e entendo bem essa situação,vejo isso no dia a dia e passo isso para meus clientes, só que ainda tem alguns que não querem entender que é assim mesmo que acontece tudo isso com a suspensão do carro, quando o mesmo é usado de forma irregular !

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php