A Baterias Moura lançou sua linha de baterias para motocicleta e, agora, fornece dicas para a boa conservação do componente. De acordo com a fabricante, ela comercializa dois tipos de baterias: do tipo bateria ventilada (que permite manutenção) e do tipo selada, AGM/VRLA, que não necessita de manutenção após a ativação. O engenheiro de produto da Moura, George de Oliveira, comenta que os cuidados primordiais para qualquer tipo de bateria estão relacionados à sua tensão.
Com o veículo desligado, as baterias seladas (VRLA) precisam estar com tensão entre 12,8V e 13,0Vm, enquanto as ventiladas (convencionais) devem estar entre 12,4V e 12,6V. Segundo o engenheiro, em casos de valores acima ou abaixo dos recomendados, a bateria deve ser carregada em lojas especializadas, já que o uso de carga rápida ou de carregador inadequado podem reduzir a vida útil do equipamento.
Já o sistema de carga do alternador da moto também deve ser avaliado, e sua tensão deve estar entre 14,0 e 14,5V. George adverte que valores divergentes destes podem sobrecarregar a bateria ou sulfatá-la, inutilizando o componente.
Ainda de acordo com o especialista, o desgaste da bateria se dá principalmente pela quantidade de partidas que são dadas por dia ou pelo uso dos faróis e piscas quando o motor está desligado. “O ideal é manter o motor sempre em funcionamento e evitar a instalação de alarmes ou rastreadores, pois estes possuem uma corrente ‘parasita’, que consome da bateria mesmo quando o motor está desligado”, explica.
Entre as outras dicas que a fabricante dá ao mecânico, estão estimular o cliente a fazer o “check-up” elétrico na motocicleta a cada 6 meses e manter os cabos e terminais da bateria bem apertados.
Comprei uma bateria para minha Honda sh 150 Mora e a mesma não está dando conta de alimentar o sistema desliga automático da moto em sinais vermelhos. Me disserem na agência q essa bateria não é muito boa para esta função, sendo q a mesma ainda em garantia ?