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Motores 3-cilindros: aquecem em trocas de marcha abaixo dos 3500 RPM? | O MECÂNICO RESPONDE

Veja a resposta do Professor Fernando Landulfo

 

Motores 3-cilindros superaquecem ao trocar de marcha abaixo dos 3500 RPM? | O MEC NICO RESPONDE
Foto: O Mecânico

 

Apesar do motor de 3 cilindros surgir pela primeira vez em 1957 no DKV-Vemag Vemaguet, foi apenas em 2011 que esse conjunto começou a se popularizar no mercado brasileiro. Embora esse propulsor esteja consolidado pelas montadoras no país, ainda gera dúvidas como no Luiz Carlo, que mandou por e-mail um questionamento para o Mecânico Responde.

“Um mecânico me explicou que nos carros com motores com 3 cilindros a troca de marcha em baixa rotação, abaixo de 3500 rpm, pode causar superaquecimento e, portanto, vindo a queimar a junta do cabeçote. Por coincidência, eu sempre procuro trocar as marchas entre 2500 e 3000 rpm e estou com a junta do cabeçote queimada, isso procede?”.

 

De acordo com o Professor Fernando Landulfo, dependendo da condição de uso do veículo isso pode acontecer. “Dependendo da condição de uso do veículo, o seu mecânico está correto. O melhor a se fazer é trocar todas as marchas na rotação de torque máximo do motor, que está estipulada no manual do proprietário”, ressalta.

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