Monroe dá dicas para a troca correta dos amortecedores

A Monroe divulgou informações para auxiliar os mecânicos a executar a substituição correta dos amortecedores, assim, garantindo o máximo desempenho da peça. De acordo com a fabricante, o mecânico deve observar quatro passos durante a manutenção.

O primeiro passo é conferir se o código de aplicação do amortecedor corresponde exatamente ao indicado para o ano/modelo do veículo. O segundo passo é executar o escorvamento (ou sangria) do amortecedor, processo pelo qual elimina-se o ar ou gás de dentro do tubo interno, proporcionando seu preenchimento total com o fluído, garantindo o máximo de desempenho da peça já nos primeiros momentos de uso. Para isso, desca e suba a haste do amortecedor repetidas vezes, até perceber que seu curso está uniforme. Após esse procedimento, não deite o amortecedor, ou o óleo perderá sua equalização.

O terceiro passo é fazer a substituição dos componentes periféricos da suspensão, como molas e o kit que inclui batente, coifa e coxim. A Monroe explica que são componentes que trabalham juntos e que podem interferir na vida útil do amortecedor. O quarto passo é obedecer a sequência exata das peças e seus posicionamentos corretos. A utilização das ferramentas especiais, específicas, evitam marcas e deformações nos componentes.

Entre os principais erros cometidos pelos mecânicos na substituição dos amortecedores, o coordenador de Treinamento da Monroe, Juliano Caretta, aponta o aperto final das peças da suspensão com o veículo levantado no elevador, a aplicação de uma peça não compatível com o veículo e a utilização de ferramenta pneumática.

No caso específico do uso da parafusadeira pneumática, de acordo com Juliano, pode ocorrer danos nos componentes do amortecedor, como haste, retentor e válvula do pistão. Muitas vezes, a velocidade e o torque de aperto prejudicam essas peças durante o movimento giratório. “São erros bastante comuns que podem gerar o posicionamento incorreto das peças e até danificação de alguns componentes, excluindo a garantia de uma ação eficiente do amortecedor após o procedimento”, explica Juliano.

5 comentários em “Monroe dá dicas para a troca correta dos amortecedores

  1. No fiesta sedam 2012 posso por pressurizado na traseira e a óleo na dianteira? O que vcs me recomendam???

  2. Os amortecedores traseiros do 207 tem posição …o que comprei da monroe não tem nenhuma indicação ….qual seria o posição correta para essa marca ????

  3. Via de regra, sim precisa ser escorvado. Se não escorvar, ele demora mais para assumir 100% da sua eficiência.

  4. Boa noite mandei meu mecânico trocar o amortecedor traseiro do carro , perguntei ao mesmo no término dá instalação de teria feito a escovação nos amortecedores,e a resposta foi não”, fiquei chateado e falei pra ele ,me deu a resposta que não era necessário pois ao andar ele faria o trabalho de subir e descer então automaticamente a escovação seria feita pelo movimento do carro ,mas pra ser sincero estou chateado e com muita dúvida dá resposta dele ,será que trará problema futuro ,e a ação do amortecedor será que não terá o mesmo efeito ,caso estivesse feito a escovação?! Por favor espero resposta , obrigado.

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