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Meritor Linha de produção, Osasco (SP)

Com mais de 8,7 milhões de eixos produzidos, a Meritor celebra aniversário prevendo crescimento de 90,48% em 2021 quando comparado ao ano passado

A Meritor Brasil comemora agora em julho seus 65 anos de atuação no país, contabilizando um total de 8.700.065 eixos produzidos, sendo 3.500.065 unidades dedicadas exclusivamente a veículos comerciais. A produção atualmente é feita em Osasco/SP e Resende/RJ, uma vez que a fábrica em Roseira/SP anunciada no ano passado ainda não tem data para iniciar a construção e as suas operações.

A empresa celebra o marco de 50% de participação em veículos comerciais acima de 6 toneladas, ao mesmo tempo em que anuncia seu primeiro trem de força elétrico, o 14xe, desenvolvido pela marca Blue Horizon, unidade de negócio dedicada a novas tecnologias para a mobilidade. A novidade começou a ser fabricada neste mês.

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“Por sermos uma empresa global e trabalharmos com as engenharias integradas, o 14xe, desenhado para equipar caminhões médios e pesados entre 9t e 26t de PBT nas configurações 4×2 e 6×2 e entre 26t e 40t de PBTC na configuração 6×4, já está em fase de prospecção no Brasil”, diz Adalberto Momi, vice-presidente da Meritor para América do Sul.

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Meritor 14Xe

Meritor 14Xe

Além deste, a Meritor já trabalha nos próximos produtos da Blue Horizon, os eixos elétricos 12Xe e 17Xe, cujos testes estão previstos para começar no início de 2022. O trem de força 12Xe será oferecido para caminhões entre 6t e 19t de PBT, de até 200kW de potência contínua nas configurações 6×2 ou 4×2. Já o Powertrain 17Xe irá equipar caminhões entre 26-44t de PBTC e fornecendo até 430kW de potência contínua nas configurações 6×2 ou 4×2.

Meritor Seção de usinagem de semieixos (1959)

Seção de usinagem de semieixos (1959)

Trajetória de sucesso

A Meritor prevê em 2021 um crescimento de 90,48% em relação ao ano passado, saltando de 63 mil eixos produzidos em 2020 para 120 mil eixos em 2021. Vale lembrar que, entre simples, duplos e tandem, os eixos fabricados na planta de Osasco/SP variam entre 6 e 125 t de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).

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No início dos anos 2000, a empresa implementou a tecnologia de desenvolvimento de produtos, focada no conceito power dense, que significa desenvolver componentes com menor peso, entregando tecnicamente as capacidades das aplicações dos clientes. Desse processo surgiram a tecnologia incorporada nos eixos 17x e 18x, a utilização de um novo processo de solda a laser que eliminou o uso de fixadores na concepção do diferencial e novos produtos, como o eixo tandem premium de até 125 toneladas (o MT-610), montado na versão de carcaça fundida.

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Meritor celebra 65 anos

Outro destaque é o MS-160 EVO, um eixo traseiro de simples redução para aplicações de até 45 toneladas na versão solo e de 74 toneladas na versão tandem. Segundo a Metritor, o produto é uma evolução de seu antecessor e recebeu melhorias, ficando mais leve, mais robusto e com novo design envolvendo a integração de componentes, atendendo às necessidades do segmento de pesados na América do Sul. Sua produção está prevista para o segundo semestre deste ano.