A Mercedes-Benz está com novos lançamentos da linha Sprinter para os consumidores do mercado brasileiro. Além do modelo 15+1 luxo e standard (15 assentos para passageiros e mais o assento do motorista), a montadora apresenta as inéditas 17+1 e 20+1, que aumentam as possibilidades para os clientes transportarem mais pessoas por viagem.
Todos os modelos são equipados com o motor OM 651 LA biturbo de 4 cilindros. A mudança fica por conta de cada versão: a linha 311 CDI Street tem conjunto de 114 cv e torque de 28,5 kgfm, entregues na faixa de 1.200 a 2.400 rpm. As versões 415 CDI e 515 CDI têm motorização de 146 cv, com torque de 33,6 kgfm entre 1.200 a 2.400 rpm.
O atual Sprinter cumpre com excelência dois dos maiores desafios do transporte: redução no consumo de combustível e no índice de emissões. A exclusiva tecnologia BlueEFFICIENCY, que utiliza sistema de recirculação dos gases de escape (EGR), atendendo ao PROCONVE P-7 (Euro 5), está presente na construção dos propulsores.
A nova geração do Sprinter também recebeu a introdução de dois eixos balanceadores Lanchester em seus motores. Os balanceadores giram abaixo do virabrequim, no cárter, e garantem mais suavidade ao motor OM 651 LA, além de contribuir para um menor nível de ruído do veículo.
A transmissão ZF ECO Gear 6S-450 de seis velocidades tem relações que propiciam redução no consumo de combustível, além de favorecer manobras em velocidades baixas. A relação da sexta marcha, 15% mais alta, contribui para manter a rotação do motor mais baixa, mesmo nas velocidades mais altas.
No quesito segurança, houve a inclusão do programa eletrônico de controle da estabilidade ESP Adaptativo no sistema de freio, que consiste na integração dos já conhecidos ASR e ABS ao BAS e EBV, reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.
O atual Sprinter traz também airbag maior de série para o motorista e opcionalmente para os seus acompanhantes. Além disso, o tensionador do cinto de segurança funciona de forma associada com o airbag. Há, ainda, o aviso sonoro que indica a falta do uso cinto de segurança do motorista.
De série, o novo Sprinter traz rádio com CD e MP3 player, entrada SD-Card e conexão Bluetooth, que garante a conectividade e a possibilidade de utilização de celular sem utilizar as mãos (hands free). O sistema de ar condicionado é um diferencial do Sprinter.
O Sprinter ainda traz diversos equipamentos de série que facilitam a operação e garantem sua superioridade técnica, como farol de neblina, regulagem elétrica do farol, além de avisos no painel alertando ao motorista sobre diversos itens de atenção, tais como portas abertas, lanterna queimada, desgaste de pastilhas, baixa pressão nos pneus, baixo nível de líquido de arrefecimento e de água no limpa-vidros.
COMO FAZER LIMPEZA QUIMICA NO CATALIZADOR DA SPRINTER 415