Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Qualidade em Série: Marketing e Divulgação

Não basta realizar melhorias na sua oficina, cuidar do marketing da sua empresa e divulgar essas ações garantem que potenciais clientes conheçam melhor seus produtos e serviços

Carolina Vilanova

dsc_0046

Quem nunca ouviu falar que a propaganda é alma do negócio? Bom, se o empresário não mostra para seus potencias clientes os produtos e serviços que tem a oferecer, seu negócio tem a grande chance de não sair do lugar. E isso vale para grandes e pequenas empresas, inclusive, oficinas mecânicas, afinal, o dono da oficina é um empresário sério em busca de sucesso e prosperidade, não é mesmo?

De acordo com o Dicionário Novo Aurélio, “Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor”. Ou seja, ações que mostram o valor da sua empresa para o público por meio de divulgação em mídias de comunicação e outros meios. Mas o sucesso dessas ações depende de um bom planejamento e de muito controle, como mostramos na sétima matéria realizada em parceria com o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).

“Não adianta nada ter a melhor oficina do mundo se ninguém sabe que ela existe. Não adianta investir em equipamentos de ponta, em treinamento de funcionários, em limpeza e organização, visando oferecer melhores serviços, se os clientes não ficam sabem disso”, alerta o gerente de Negócios e Marketing do IQA, Alexandre Xavier. “O empresário tem que saber explorar os seus serviços e as suas qualidades para captação de mais clientes, além de manter os atuais. Se fazer conhecido pelos seus diferenciais”, completa.

Segundo o gerente, muitas oficinas investem no seu negócio, recebem a certificação e não usam esses diferenciais como uma vantagem, não exploram comercialmente suas qualidades. “Hoje é uma exigência do IQA que a oficina utilize a certificação como ferramenta de marketing, valorizando as suas conquistas, afinal, a própria certificação é uma forma de diferenciação de outras empresas”, afirma.

Oficinas, certificadas ou não, devem investir em marketing e divulgação, independente do tamanho e do local onde atua. São várias as ações que o empresário pode escolher, dependendo do seu objetivo, seu público e do orçamento que pode utilizar. Mas deve começar pela base, com ações e estratégias planejadas e bem executadas, e de preferência, com a ajuda de um especialista em marketing.

Por onde começar

Para ajudar os reparadores a divulgar as suas oficinas, O IQA elaborou um esquema que tem como principal ponto as características da empresa. Esse é o primeiro passo: colocar no papel o que a sua oficina tem de diferencial para mostrar para o público, quais são as características que valem ser ressaltadas. “Todo o resto vai ser definido a partir desses dados, como por exemplo, o nível da oficina, o público que vai atender e o local onde vai atuar”, afirma Alexandre, enfocando a importância dessa ação para evitar o erro.

Depois de relacionar todos os produtos, serviços e diferenciais que a oficina oferece, o empresário deve fazer uma análise de toda a situação que o envolve. “É essencial saber quem você é e em qual contexto está inserido. Tente responder as seguintes questões: Onde estou situado? Quem são os meus concorrentes? Quem são os meus clientes? Como está a economia do nosso País? O que pode acontecer nos próximos meses? Quais são os pontos fortes e fracos da minha empresa?”, explica Alexandre.

DESENHO-GRANDE2

Então, antes de partir para a mídia, o empresário tem que ajeitar sua empresa internamente, principalmente, melhorando os pontos fracos. “É muito importante evitar divulgar o que o seu estabelecimento não tem ou não oferece, afinal, recuperar a reputação é uma tarefa muito difícil”, diz.
Em seguida, é hora de estabelecer os objetivos da divulgação, ou seja, o que quer mostrar para o público? Pode ser o lançamento de um produto ou serviço, um pacote de descontos, uma inauguração e por aí vai. Outro ponto importante é definir o público que quer atingir, de acordo com o que tem a oferecer e a localização onde atua. “Quanto mais focado for o seu público, mais chances de sucesso nas ações de marketing a empresa terá”, afirma.

Site-Grandbrasil

Internet: ótima ferramenta de mídia, com grande abrangência e facilidade de acesso

Tendo todos esses critérios definidos, está na hora de colocar em prática a implementação das ações de marketing na sua oficina. “Não é necessário contratar uma agência de publicidade, mas alguém especializado para ter um resultado profissional. Também não adianta fazer um anúncio amador no Word, pois pode acabar passando a impressão inevitável que vende serviço sem qualidade, o que reflete na imagem da sua empresa”, analisa.
Ao definir o público, o empresário deve também por no papel quanto pretende gastar com a divulgação e escolher qual a mídia que melhor cabe no seu bolso e no seu objetivo.

 

Alguns modelos de mídia:
” Revistas e jornais (de grande circulação ou regionais)

” TVs regionais

” Programas de varejo

” Rádio

” Mala-direta

” Folhetos e outros materiais gráficos

” Internet

” Outdoor

” Mídia exterior (anúncio no vidro traseiro de um ônibus, por exemplo)

“Criar seu próprio formato pode ser uma alternativa inteligente, afinal, cada um tem soluções diferentes de marketing para cada objetivo diferente”.

Os mesmos empresários que não sabem divulgar suas qualidades, acreditam que ações de marketing e divulgação são desperdício de dinheiro porque não são bens palpáveis, não conseguem ver o retorno disso.

anuncios (1)

Anúncios em revistas especializadas enfocam exatamente o público que você quer atingir e os serviços que oferece. Se a sua oficina é apenas de veículos pesados, não tem necessidade de divulgar para proprietários de outros veículos

folheto

Folheto e mala direta ajudam a divulgar os serviços de sua oficina e as suas conquistas

No entanto, não é bem assim que funciona, além de planejar e colocar em prática a ação, deve-se ter um controle posterior para medir o resultado das ações. Só assim pode saber se deu certo.

“Na verdade, o controle está em todas as etapas. Para saber se aumentaram as visitas, por exemplo, peça para que o cliente leve o anúncio que ele pode ganhar um desconto. Sempre pergunte como ele conheceu sua oficina no próprio check list já na hora de abrir a ordem de serviço”, comenta.

Os problemas mais comuns no controle das ações de marketing são a dificuldade de elaborar indicadores de resultado e não estabelecer público e objetivo claros. “Essa análise também é importante para ficar antenado no mercado, que muda muito. Conforme a situação do mercado, o público também muda e com isso o empresário tem que evoluir na forma de divulgação”, complementa Alexandre.

Todas essas dicas com certeza podem trazer muito mais fluxo de clientes para sua oficina, desde que sejam realizadas com consciência e planejamento. E não é indicado parar no meio do processo. “Quando está bom é hora de planejar e implementar para crescer, diz Alexandre. “Estar bem hoje não significa estar bem amanhã e o marketing é uma ferramenta para ajudar a conquistar o sucesso todos os dias”, finaliza.

Dicas:
– Analisar a melhor forma de divulgação, dependendo de uma série de fatores, como as características da empresa, público, objetivos etc.

– Chamar a atenção, ser apelativo, fazer brilhar o olho do cliente

– A linguagem tem que ser cuidadosa e diferenciada

– É fundamental ter claro o objetivo: lançar um produto, serviço, crescer, captar clientes etc

– Definir muito bem o meio de comunicação: revistas, jornais locais, tv regionais, folders, mala-direta, radio, internet etc

– Quanto pode investir

– Quem vai produzir o material

– Fazer um controle para medir os resultados

– Ter foco e visão empresarial: o que adianta anunciar em uma revista que circula no nordeste se sua oficina é em São Paulo

– Comece o processo fazendo divulgações em órgãos locais e regionais

– Utilize a certificação como um diferencial

– Planeje expandir passo-a-passo

7 comentários em “Qualidade em Série: Marketing e Divulgação

  1. Muito boa e interessante essa matéria. Me deu ótimas dicas para poder fazer a marketing da minha oficina. Muito obrigado

  2. Grande ferramenta para nos auxiliar na forma de como devemos agir no planejamento de Marketing.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php