A Mitsubishi está disponibilizando a linha 2013 da picape L200 Triton, disponível em cinco modelos: L200 Triton HPE, L200 Triton Savana, L200 Triton GLS, L200 Triton GLX e L200 Triton GL. A picape, que engloba o know-how da marca adquirido na Mitsubishi Cup, tem novas tecnologias em sua suspensão: o sistema SDS com os amortecedores Full Displacement.
De acordo com a montadora, toda a suspensão foi recalibrada para proporcionar o mesmo nível de conforto e segurança com o carro vazio ou completamente carregado, em pisos planos ou irregulares. O sistema SDS (Sport Dynamic Suspension) se trata de um conjunto de melhorias que reduz o movimento da carroceria e deixa o veículo mais estável tanto no asfalto como no uso off-road.
Um dos pontos-chave do SDS são os amortecedores Full Displacement, cuja tecnologia permite uma resposta dinâmica mais rápida que a dos amortecedores tradicionais. Segundo a Mitsubushi, como a picape se destina a uso misto, o Full Displacement compensa a diferença entre a condição de picape vazia e carga máxima, fazendo com que as rodas não tendam a se projetar com velocidade em buracos e depressões. “As oscilações da carroceria em saídas de curva e a demora em responder aos comandos do volante, características comuns em muitas picapes, foram praticamente eliminados na Triton 2013”, garante o Diretor de Engenharia da Mitsubishi, Reinaldo Muratori.
A L200 Triton HPE 2013 está disponível em duas motorizações, flex (gasolina/álcool) e diesel.Conforme dados de fábrica, o motor flex 3.5L V6 MPI, 24 válvulas, SOHC, é capaz de gerar potência de 205 cv a 5.000 rpm com etanol e 200 cv a 5.000 rpm com gasolina; e o torque máximo de 33,5 kgfm a 3.500 rpm (etanol) ou 31,5 kgfm a 3.500 rpm (gasolina). Já a motorização diesel é um 3.2 litros, 16 válvulas, DOHC com injeção eletrônica direta Common-Rail, turbocompressor e intercooler, que desenvolve potência de 170 cv a 3.500 rpm e torque é de 35 kgfm a 2.000 rpm.
A versão a diesel tem dois tipos de transmissão, automática ou manual. Todos os modelos, entretanto, possuem sistema de tração Easy Select 4WD, que permite a opção de três modos distintos de atuação: 4×2 (somente tração traseira), 4×4 (tração nas quatro rodas), e 4×4 com reduzida. A picape ainda possui o sistema LSD Hybrid no diferencial traseiro (com exceção das versões GLX 3.2 M/T e GL 3.2 M/T), que auxilia a transposição de obstáculos severos ao transferir automaticamente a tração para a roda que necessita de mais força.
Na parte de segurança, a L200 possui freio com sistema 4-ABS com EBD e chassi projetado para incrementar a resistência à flexão e à torção. A cabine conta com o sistema RISE de deformação programada, que inclui coluna de direção, pedal e o espelho retrovisor interno colapsáveis, além de barras de proteção lateral e airbag duplo.
Tabela de preços da linha 2013 da Mitsubishi L200 Triton
L200 Triton HPE Diesel AT – R$ 121.490
L200 Triton HPE Diesel MT – R$ 112.490
L200 Triton HPE Flex AT – R$ 99.990
L200 Triton Savana – R$ 112.490
L200 Triton GLS – R$ 95.990
L200 Triton GLX – R$ 87.490
L200 Triton GL (airbag, abs) – R$ 88.990
L200 Triton GL – R$ 83.990
Tenho uma l200 Triton 2013 e os dois estão vazando!
Se colocar o da savana eles durão mais tempo que o sds?
Boa tarde, tenho uma L200 Triton GLS 2012/2013, estou com os dois amortecedor SDS diateiros vazando, gostaria de saber se tem amartecedor melhor, pois esses vazaran com 38.000 km.
Att.
Marcos Silveira.