Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Levantamento da PPG apresenta maior procura de mulheres por vagas de colorista



A PPG estima que número de mulheres coloristas no mercado automobilístico está crescendo. Um levantamento realizado pela empresa apresentou, nos últimos cinco anos, um aumento de 10% na procura por mulheres que querem ser coloristas ou aprimorar o conhecimento na área. Além disso, no período, a PPG treinou quase 2 mil profissionais, sendo que, desse total, 8% eram mulheres.

“Oferecemos o treinamento de colorimetria para nossos clientes e parceiros, e percebemos esse crescimento, principalmente devido ao dom natural da mulher de distinguir mais cores que o homem”, diz o gerente técnico do laboratório de Repintura Automotiva da PPG, Ricardo Vetorazzi. Cientificamente, a mulher enxerga melhor os tons de cores do que os homens. Segundo estudo da XRite, fabricante de produtos de medição e gerenciamento de cores, 1 em cada 255 mulheres pode ter uma disfunção visual, enquanto que para os homens a proporção é de 1 para 12.

O colorista que trabalha em oficinas de repintura, montadoras e fabricantes de tintas e é responsável por inspecionar e controlar a qualidade de cores de toda a cadeia produtiva, ou seja, tudo aquilo que possui cor acaba tendo a aprovação final desse profissional. Segundo a PPG, uma característica muito positiva do ofício é que, devido à experiência necessária, existe a preocupação por parte das empresas de reter os talentos e, por isso, o movimento de rotatividade de colaboradores é mínimo.

Não existe uma faculdade para formar coloristas. A profissionalização é resultado da participação em cursos, treinamentos e da experiência adquirida. Para o colorista iniciar sua carreira, é necessário que tenha feito ao menos um curso técnico. No curso básico é ensinado os conceitos fundamentais de cor, iluminantes, entre outros. Já o avançado ensina o manuseio de equipamentos como o espectrofotômetro e os softwares de cor pois, com eles, o profissional aprende desde o simples ajuste da cor até a formulação final de uma cor.

Comentário em “Levantamento da PPG apresenta maior procura de mulheres por vagas de colorista

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php