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Lançamento: Renault Duster Oroch

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Primeira picape da Renault produzida em série é brasileira: Renault Duster Oroch é a estreia mundial da marca francesa nesse segmento; desenvolvida no Brasil, chega ao mercado em 1º de novembro com motores 1.6 e 2.0, duas opções de câmbio manual e suspensão traseira multilink
 
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Apresentada oficialmente nesta semana no Rio de Janeiro/RJ, a Renault Duster Oroch é a primeira picape de toda a história da fabricante francesa a ser produzida em série. Desenvolvida pelo RTA (Renault Tecnologia Américas, divisão sediada em São José dos Pinhais/PR), a Oroch foi revelada inicialmente como carro-conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014. O lançamento chega ao mercado no mês de novembro com a missão de se posicionar entre as picapes compactas e as médias e trazer em si o melhor desses dois mundos, aproveitando-se de um nicho de mercado (picapes compactas de cabine dupla) que cresceu 50% desde 2010.
 
A base, obviamente, é do SUV Duster, que goza de ótima reputação pela sua robustez – por isso, era obrigação da Oroch dar conta do recado na hora de carregar peso, mesmo que seu foco seja o lazer, e não o trabalho. Para tanto, o modelo original passou por diversas modificações para se tornar uma picape, começando pela carroceria (monobloco) que, segundo a Renault, recebeu reforço estrutural em toda a parte traseira da cabine, incluindo a coluna “C”, além de reforço também nas longarinas, parede traseira da cabine, suspensão (dianteira e traseira) e assoalho. Em relação ao Duster, a Oroch ganhou 360 mm no comprimento (4.693 mm no total) e 150 mm a mais no entre-eixos (2.829 mm total).
 
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O resultado obtido pela engenharia da Renault é uma caçamba que comporta 683 litros com capacidade de carga de 650 kg. A tampa da caçamba suporta até 80 kg, mesma capacidade do santantônio e o rack de teto. Utilizando o extensor opcional, o comprimento da caçamba aumenta em 603 mm (totalizando 1.953 mm) permitindo carregar cargas de até 2 metros em diagonal, como motos pequenas e bicicletas. O estepe foi deslocado para o assoalho da picape – a fabricante garante que o sistema é totalmente seguro, pois demanda o uso da chave do veículo para abertura e a tampa aberta.
 
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Destaque para a suspensão traseira. Ao invés de eixo de torção ou feixe de molas, a Oroch utiliza sistema multilink emprestado do Duster 4×4 e reforçado na nova picape. O resultado é que, mais uma vez, a Renault surpreende na dirigibilidade: apesar de também ter suspensão dianteira reforçada para suportar mais peso, a Oroch tem comportamento dinâmico muito similar ao do SUV original, jamais transmitindo ao motorista a sensação de “traseira solta” com a caçamba vazia e filtrando irregularidades do solo com muito mais eficiência que a média das picapes à venda no mercado.
 
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Powertrain e equipamentos de série
 
As opções de motorização da Oroch são as mesmas do Duster: 1.6 16V e 2.0 16V, ambos flex. O motor 1.6 16V oferece potência de 110/115 cv (gasolina/etanol) a 5.750 rpm e torque máximo de 15,1/15,9 kgfm a 2.500 rpm. Já o motor 2.0 16V tem potência máxima de 143/148 cv a 5.750 rpm, enquanto o torque é de 20,2/20,9 kgfm a 4.000 rpm.
 
A diferença da picape para o SUV está nas opções de câmbio: as versões 1.6 (Expression e Dynamique) trazem transmissão manual de cinco velocidades do Duster 4×2, com a quarta e quinta marchas com relações mais longas. Já a versão Dynamique 2.0 traz o câmbio manual de seis marchas do Duster 4×4 também com relação final encurtada de 4 a 7%. Entretanto, em um primeiro momento, a Renault não oferecerá a Oroch com tração integral.
 
A preocupação com consumo de combustível também está presente através das funções como o EcoMode, que, acionado por botão no painel centra, busca diminuir o gasto de gasolina e etanol em até 10% limitando a potência e o torque do motor, além de reduzir a potência do ar-condicionado, como afirma a Renault. Outro recurso é o indicador de trocas de marchas (Gear Shift Indicator, ou GSI), que auxilia o motorista a dirigir de forma mais eficiente ao sugerir quando reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características dos motores.
 
A lista de itens de série para todas as versões inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 16 polegadas de liga leve, assento do condutor com regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções e vidros com acionamento elétrico traseiro.
 
Nas versões Dynamique 1.6 e 2.0, a Oroch ainda traz piloto automático com limitador e controlador de velocidade, além do sistema Media NAV Evolution, sistema multimídia que, além de rádio e GPS, integra funções de acesso a bases de dados de sites sobre hotéis, restaurantes, previsão do tempo, rádios pela web, entre outros. O conteúdo é acessado através de uma tela de sete polegadas sensível ao toque no centro do painel.
 
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A linha de acessórios oferece itens como suporte de bicicleta para caçamba, barra de teto transversal (que, segundo a Renault, permite transportar na parte de cima do veículo bicicleta, stand up paddle, prancha de surf e até um caiaque), capota marítima, estribos, apoio de braço central, caixa multibox para caçamba, cooler 12 V, DVD portátil, câmera de ré, protetor frontal com faróis adicionais, o alargador de para-lamas e a grade de proteção do vidro traseiro. A fabricante afirma que o cliente que instala qualquer um dos itens da linha de acessórios original mantém inalterados todos os benefícios da garantia do veículo de três anos.
 
FICHAS TÉCNICAS
 
 
:: Renault Duster Oroch Expression/Dynamique 1.6 16V::
 
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Motor
 
Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
 
Cilindrada: 1.598 cm³
 
Diâmetro x Curso (mm x mm): 79,5 x 80,5
 
Potência máxima (ABNT): 110 cv (gasolina) @ 5.750 rpm / 115 cv (etanol) @ 5.750 rpm
 
Torque máximo (ABNT): 15,1 kgfm @ 3.750 rpm (gasolina) / 15,9 kgfm @ 3.750 rpm (etanol)
 
Alimentação: Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial
 
Câmbio
 
Manual 5 velocidades
Tração: Dianteira 4×2
 
Relação de marcha
 
1ª ………………3,73:1
 
2ª ………………2,05:1
 
3ª ………………1,32:1
 
4ª ………………0,97:1
 
5ª ………………0,82:1
 
Diferencial: 4,93:1
 
Suspensão
 
Dianteira: Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora
 
Traseira: Multilink independente e MacPherson, amortecedores
 
hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora
 
Freios
 
Dois circuitos em “X”, de acionamento hidráulico, com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro
 
Direção
 
Hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m
 
Pneus/Rodas
 
215/65 R16
 
Medidas
 
Tanque combustível: 50 L
 
Volume da caçamba: 683 L
 
Carga útil: 650 kg
 
Peso em ordem de Marcha: 1.292 kg
 
Entre eixos: 2.829 mm
 
Comprimento: 4.693 mm
 
Altura: 1.695 mm
 
Largura: 1.821 mm
 
Largura c/ espelhos: 1.997 mm
 
Altura livre do solo: 206 mm
 
Ângulos de entrada: 26°
 
Ângulos de saída: 19,9°
 
Desempenho
 
Velocidade máxima: 160 km/h (gasolina) / 164 km/h (etanol)
 
0 a 100 km/h: 14,3 segundos (gasolina) / 13,2 segundos (etanol)
 
Consumo Estrada: 10,9 km/l (gasolina) / 7,5 km/l (etanol)
 
Consumo Cidade: 9,6 km/l (gasolina) / 6,6 km/l (etanol)
 
:: Renault Duster Oroch Dynamique 2.0 16V::
 
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Motor
 
c-ex-460-OROCH-00
 
Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
 
Cilindrada: 1.998 cm³
 
Diâmetro x Curso (mm x mm): 82,7 x 93,0
 
Potência máxima (ABNT): 143 cv (gasolina) @ 5.750 rpm / 148 cv (etanol) @ 5.750 rpm
 
Torque máximo (ABNT): 20,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina) / 20,9 kgfm @ 4.000 rpm (etanol)
 
Alimentação: Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial
 
Suspensão
 
Dianteira: Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora
 
Traseira: Multilink independente e MacPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora
 
Freios
 
Dois circuitos em “X”, de acionamento hidráulico, com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro
 
Direção
Hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m
 
Pneus/Rodas
 
215/65 R16
 
Câmbio
 
Manual 6 velocidades
 
Tração: Dianteira 4×2
 
Relação de marcha
 
1ª………………..3,73:1
 
2ª………………..2,11:1
 
3ª………………..1,45:1
 
4ª………………..1,11:1
 
5ª………………..0,91:1
 
6ª………………..0,77:1
 
Diferencial: 4,44:1
 
Medidas
 
Tanque combustível: 50 L
 
Volume da caçamba: 683 L
 
Carga útil: 650 kg
 
Peso em ordem de Marcha: 1.292 kg
 
Entre eixos: 2.829 mm
 
Comprimento: 4.693 mm
 
Altura: 1.695 mm
 
Largura: 1.821 mm
 
Largura c/ espelhos: 1.997 mm
 
Altura livre do solo: 206 mm
 
Ângulos de entrada: 26°
 
Ângulos de saída: 19,9°
 
Desempenho
 
Velocidade máxima: 178 km/h (gasolina) / 186 Km/h (etanol)
 
0 a 100 km/h:             10,6 segundos (gasolina) / 9,7 segundos (etanol)
 
Consumo Estrada: 10,8 km/l (gasolina) / 7,3 km/l (etanol)
 
Consumo Cidade: 9,2 km/l (gasolina) / 6,4 km/l (etanol)

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