GM evolui os motores 1.0 e 1.4, passa a utilizar óleo de baixa viscosidade, promove ajuste nas suspensões e sistemas de freios dos compactos
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Em Gramado/RS, a Chevrolet mostrou para a imprensa especializada brasileira a linha 2017 o Onix, Prisma e a nova versão aventureira urbana Onix Activ.
A engenharia evoluiu os propulsores 1.0 e 1.4 SPE/4 ECO, com powercell (peças internas móveis) e acessórios. O conjunto de pistões, bielas e anéis foi redesenhado ficou mais leve, assim mudaram o tipo de óleo lubrificante que passou para 0W20 e o anel de vedação.
São novos os sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas, o módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor está 40% mais rápido e potente.
O novo sistema de gerenciamento de energia elétrica conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador de alto rendimento.
Evoluíram o sistema de arrefecimento, recebeu um novo módulo com central de controle multivelocidades, ventilador sem escovas (com menor atrito), trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante.
Saiu a direção hidráulica para a entrada da elétrica progressiva inteligente, a qual compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.
A suspensão foi recalibrada, recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora, ficou 10 mm mais baixa. A linha Onix/Prisma passa a adotar transmissões de nova geração, manual e automática de 6 velocidades.
Segundo divulgado pela fabricante, mais de 100 componentes foram retrabalhados, aumentaram a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços, na média ficou 32 kg mais leve.
O propulsor 1.4L entrega potência de 106 cv (E)/ 98 cv (G) a 6.000 rpm e 13,9 kgfm (E)/13,0 kgfm (G) a 4.800 rpm.
No Onix Activ os pneus são maiores, junto com a suspensão recalibrada, deixaram o carro 30 mm mais alto que o convencional, isso melhorou em 20% o ângulo de ataque.
Estas mudanças indicam que tanto o Onix convencional e Activ, como o Prisma não compartilham molas, amortecedores, discos, pastilhas com os modelos 2016/2016.
No visual, a dianteira foi redesenhada, segue as linhas utilizadas no sedã Novo Cruze. As laterais com vincos para reforçar a esportividade e na traseira novas lanternas.
Já o Activ tem para-choque dianteiro e traseiro exclusivo, barras no teto, spoiler frontal e de um aplique de mesma cor na parte posterior central. Os retrovisores externos e os adesivos da coluna B são pintados de preto para combinar com a personalização. As rodas têm acabamento de superfície usinada, dez raios e 15 polegadas com pneus 195/65.
Desde a versão de entrada é equipado com o sistema de auxilio OnStar, o qual fornece mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade.
Também há o multimídia MyLink de segunda geração com o Android Auto e o Apple CarPlay.
Com esta renovação feita na linha a expectativa é de que o Onix continue na liderança do segmento de compactos.
Abaixo os preços sugeridos e versões:
Chevrolet Onix
LT 1.0 ECO: R$ 44.890
LT 1.0 ECO com MyLink: R$ 46.290
LT 1.4 ECO: R$ 49.590
LT 1.4 ECO automática: R$ 54.790
LTZ 1.4 ECO: R$ 54.490
LTZ 1.4 ECO automática: R$ 59.790
Chevrolet Prisma
LT 1.4: R$ 53.690
LT 1.4 Automático: R$ 58.990
LTZ 1.4: R$ 58.690
LTZ 1.4 Automático: R$ 64.690
Chevrolet Onix Activ
R$ 57.190
R$ 62.290 – Automático
Ficha técnica:
Chevrolet Onix 1.4 LT/LTZ
Motor
Tipo: Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol
Número de cilindros: 4 em linha
Número válvulas: 8 (SOHC)
Taxa de compressão: 12,4
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.
Potência
Gasolina: 98 cv (G)/ 106 cv (E) a 6000 rpm
Torque: 13,0 kgfm (G)/ 13,9 kgfm (E) a 4800 rpm
Transmissão
Tipo: Manual de 6 velocidades / Automática de 6 velocidades
Freios
Sistema: Hidráulico com duplo circuito distribuído em diagonal
Dianteiros: A disco ventilado
Traseiros: A tambor
Direção
Tipo: Elétrica Progressiva
Suspensões
Dianteira: Independente tipo McPherson, barra estabilizadora ligada a haste tensora, molas helicoidais com carga lateral linear, amortecedor telescópico pressurizado estrutural
Traseira: Semi independente, com eixo torção, sem barra estabilizadora, mola helicoidal com constante elástica linear e amortecedor telescópico pressurizado
Rodas e pneus
Rodas: LT – Aço estampado 6J x 15, 4 furos, com calota integral presa por parafusos
LTZ: Alumínio 5,5J x 15, 4 furos
Pneus: LT – 185/65 R15/ LTZ – 185/65 R15
Dimensões
Comprimento: 3.933 mm
Largura: 1.705 mm
Largura: 1.964 mm
Altura: 1.475 mm (1.0) / 1.476 mm (1.4)
Distância entre eixos: 2.528 mm
Capacidades
Tanque de combustível: 54 litros
Porta-malas: 342 litros/ bancos rebatidos: 1.020 litros
*Viagem feita a convite da General Motors do Brasil
Ola José, tem sim!
Bom dia,
Queria saber se o Onix 2018 possui o tal tanquinho de gasolina.
Grato
Tenho um Ônix Active, qual óleo devo usar pra troca de 15000
Quantos litros ele faz na br,o onix 1.4 actv
Gostei do carro os cliente estão comprando esta linha bastante
Olá, Djalma, fique ligado em nosso site e em nossa Revista O Mecânico que em breve voltaremos a falar sobre o Onix. Um abraço.
Interessante . Sou proprietário de um prisma 1.4 LTZ e gostaria de mais informações sobre os modelos 2017 porque pretendo trocar o meu que é modelo 2014 .