Veja com todos os detalhes como é fácil e rápido instalar frisos laterais sem danificar a lataria do automóvel.
F. Tavares
Isabelly Otaviano
Considerados moda nas décadas de 1950 e 1960, os frisos laterais estão presentes na maioria dos automóveis. Seja por gosto, para deixar o possante mais bonito, ou para proteger a lataria daqueles descuidados na hora de abrir as portas em vagas (cada vez mais apertadas) de shoppings, mercados, condomínios e etc, os frisos são acessórios quase indispensáveis atualmente.
A instalação desses itens é extremamente simples, principalmente para o amigo mecânico que está habituado com diversos reparos e manutenções mais complexas. Pensando nisso, trazemos uma reportagem passo a passo, mostrando a maneira mais indicada para se fazer a substituição dos frisos laterais em um Celta 2010.
Neste caso, os frisos foram trocados por motivos de estética, pois o compacto da GM já possuía o acessório original de fábrica, que foram extraídos de maneira correta, seguidos por uma bela lavagem e polimento adequado para poder fazer a instalação dos frisos novos. O mesmo produto pode ser aplicado em veículos que não têm frisos de fábrica, já que a instalação não interfere na lateria ou na pintura.
Para este procedimento, contamos com a ajuda de Roberto Vaz Antunes, diretor da Frisart, fabricante de frisos laterais e outros acessórios, como aerofólios, spoilers dianteiros e traseiros, tapetes de borracha e carpete. Além dele, também tivemos o auxílio de Adenilson Ribeiro, técnico encarregado da Frisart.
Procedimento
1) Com o carro bem lavado e seco, use uma estopa com álcool isopropílico para limpar a pintura do veículo, eliminando as possíveis impurezas, graxas ou restos de cera. Se não tiver o álcool isopropílico, pode ser utilizado álcool comum com 46° ou 96° INPM.
2) Umedeça a estopa com o álcool e faça uma limpeza superficial onde será aplicado o friso lateral. Cuidado para não deixar excesso de álcool na lataria.
3) Faça o alinhamento de onde será aplicado o friso usando uma fita, linha (barbante) ou régua. Essa linha de marcação pode ser diferente de carro para carro. Em alguns veículos, o friso pode ficar mais para cima ou para baixo e até mesmo em algum vinco da lataria.
4) Com um objeto pontiagudo, solte os lacres das fitas, nas pontas traseiras e dianteiras. Nunca retire totalmente o lacre. Evite o contato das mãos com o lacre ou a fita antes da colagem.
5) Cole o friso na porta alinhado com a marcação feita na lateral do carro. Puxe o lacre para baixo e para cima, removendo-o de ponta a ponta. Após isso, faça uma leve pressão sobre o friso para a fixação por completo. Repita o mesmo processo para todos os frisos.
6) Após o processo de instalação do friso, retire a fita guia.
Tenho um Honda civic 2015 e qual seria altura para eu colar o friso
ficou muito bom, gostaria de colocar no polo msi mas não tenho as medidas nunca vi um rodando na rua com friso.
preciso por as faichas
Um friso da mesma cor do carro ficaria melhor