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Injeção: Bico injetor: limpar ou não limpar?

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Fabricantes de automóveis e autopeças desaconselham o procedimento, mas a realidade das ruas é bem diferente; saiba quais testes executar para comprovar o bom funcionamento da válvula injetora de combustível

 

icone_texto_p Fernando Lalli

icone_fotos_p Alexandre Villela

 

Limpeza de bicos injetores é um assunto pra lá de polêmico entre mecânicos, fabricantes de peças e automóveis. As válvulas injetoras de combustível (nome técnico correto), teoricamente, são “autolimpantes” e não precisam passar pelo processo. Mas como é impossível controlar a qualidade do combustível que sai das bombas dos postos para o tanque do veículo, o proprietário está sujeito a abastecer seu carro com misturas químicas perigosas para a saúde do motor. Daí para frente, os problemas vão se agravando, incluindo o acúmulo de sujeira na ponta da válvula injetora – e é exatamente aí que está o ruído de comunicação entre empresas do setor e profissionais da reparação. Afinal, limpar ou não limpar?

 

“O próprio combustível vai fazer a limpeza da parte interna da válvula injetora. Não há a necessidade de limpar a válvula internamente”, explica o mecânico Tedd Medeiros, proprietário da oficina Futura Imports em Guarulhos/SP. Portanto, quando falamos em “bico injetor sujo”, entendemos que a sujeira não se acumula dentro da válvula injetora.

 

Mas, externamente, na região que está em contato com a câmara de combustão, com o uso constante de combustível ruim, pode haver problema de carbonização, o que vai tampar os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível. “Isso vai prejudicar a formação do leque e diminuir a quantidade de combustível injetado na câmara”, afirma Tedd, detalhando que esse acúmulo de sujeira prejudica o consumo e provoca falhas de aceleração no motor, entre outros problemas. Quando isso acontece, a limpeza da válvula injetora se faz necessária.

 

Por isso, a importância da qualidade do combustível é um conceito que deve ser repassado para o proprietário, já que veículos atuais de grande vendagem merecem tantos cuidados quanto os mais avançados importados. “Por exemplo, o MSI da Volkswagen, que equipa Gol, Fox, SpaceFox e Saveiro) é um motor tão complexo que, se caso um bico injetor entupir, e o motor detectar que a explosão está fora dos parâmetros, a injeção corta aquele bico injetor. Se cortar o bico injetor em uma estrada e o motorista insistir em andar, vai dar problema no motor, chegando ao derretimento do pistão por falta de combustível”, descreve o especialista.

 

Cuidado no diagnóstico!

 

Para saber se o componente está em condições ou não de ser reinstalado no veículo, existe uma série de testes além da limpeza em si, e que obrigatoriamente devem ser executados.

 

Mas antes de tudo, ao receber um veículo com sintomas de “bico injetor sujo”, passe o scanner no sistema e veja se há falhas em outros sensores ou atuadores antes de sair desmontando o motor. Além da utilização de combustível ruim, outros problemas, como o consumo elevado de óleo, também causam depósito de sujeira na ponta da válvula injetora. Ou seja, não adianta fazer a limpeza de bicos sem consertar o motor e eliminar o problema original. A sujeira pode ser sintoma de um defeito ainda maior, e não a causa em si. Fique atento!

 

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Faça um diagnóstico cuidadoso antes de limpar os bicos injetores

 

Ainda, independentemente de outros possíveis problemas, o mecânico deve ser capaz de diagnosticar se a válvula injetora em si está defeituosa, já que o acúmulo de sujeira pode fazer o componente trabalhar forçado e danificá-lo. Se isso acontecer, não adianta limpar: a válvula injetora deve ser substituída.

 

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“Uma válvula injetora que travou aberta ou fechada não pode mais ser aproveitada porque já está com problema interno, e esse problema interno não tem limpeza que resolva. Se a válvula travar aberta, pode causar um calço hidráulico, e se ela travar fechada, pode causar até o derretimento do pistão”, adverte Tedd.

 

Vale lembrar que válvulas injetoras não possuem reparo. Se uma válvula for reprovada em qualquer um dos testes a seguir, substitua o componente. “Mesmo que se limpe na máquina e volte a funcionar, eu aconselho a não reutilizá-las, porque elas foram danificadas internamente e isso é perigoso para o motor”, reforça o especialista.

 

Procedimentos

 

Todos os procedimentos devem ser feitos com equipamentos e produtos adequados. Orlando de Siqueira Mello é gerente Técnico da Radnaq, fabricante de produtos químicos automotivos, e esclarece que existem diversos tipos de produtos no mercado, com funções distintas. No caso do produto Ultra Clean RQ 8070, utilizado nesta reportagem, ele serve tanto para a limpeza na cuba do ultrassom quanto nos testes de vazão.

 

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“Na cuba de ultrassom, o produto pode ser diluído na proporção de 1 para 10, mas se quiser usá-lo puro, não tem problema nenhum. No momento de fazer o aferimento, aí sim, é necessário diluir na proporção de uma parte de produto para 10 de água para que não haja efeito de espuma e se tenha a leitura correta do aferimento”, esclarece Orlando.

 

1) Teste de resistência – Antes de fazer a limpeza com o ultrassom, é necessário medir a resistência interna das válvulas injetoras com um multímetro. Os bicos injetores de alta impedância, que são os mais comuns do mercado, possuem resistência entre 12 e 16 ?. A variação de valor pode acontecer dependendo da temperatura ambiente, mas, segundo Tedd, se estiver dentro desses valores, pode se dizer que a bobina elétrica dela está perfeita. Neste exemplo, o especialista utilizou duas válvulas: uma em bom estado (1a) e outra travada (1b). A válvula travada apresentou circuito aberto, ou seja, possui dano e não tem reparo. Já a válvula em bom estado apresentou valor de 14,7 ?.

 

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2) Limpeza via ultrassom – O sistema varia de aparelho para aparelho, mas basicamente segue a mesma lógica. Com a adição de produto na proporção indicada, os injetores devem ser ligados e posicionados corretamente (2a). No caso dos aparelhos que utilizamos nesta matéria (Supersonic A25 e Superjet A6), no momento da limpeza, o sistema aproveita para simular regimes de rotação do motor, de forma aproximada, para acionar as válvulas e verificar se os componentes não travam em rotações altas (2b). “Às vezes pode haver a reclamação de que em alta rotação carro está ‘dando para trás’, o que pode significar que as válvulas não estão funcionando perfeitamente. Por isso o teste é necessário”, explica Tedd. Após o tempo de limpeza, que pode variar de 5 a 15 minutos, é necessário remover o produto da limpeza de dentro das válvulas através de uma retro-lavagem (2c). Esta etapa é feita com as válvulas encaixadas no suporte e instaladas na bancada de testes de vazão.

 

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3) Teste de estanqueidade – Este teste verifica se o injetor não possui vazamento. Após instalar os injetores e configurar o aparelho de teste, quando iniciado, o procedimento irá aplicar a pressão nominal de trabalho nos injetores, os quais devem ficar constantemente fechados durante 1 minuto (3a). Neste caso de injetores de sistemas multiponto, cada válvula trabalha com 3 bar de pressão (3b). Injetores de sistemas monoponto, por sua vez, trabalham com 1 bar ou até menos. “Não faça o teste com pressão menor do que a de trabalho da válvula injetora”, avisa Tedd.

 

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4) Teste de leque – Também chamado de “teste de jato”, o teste analisa como está a pulverização do combustível pela válvula injetora. A formação do leque pode ser prejudicada se um dos orifícios da válvula estiver obstruído. As válvulas de um mesmo conjunto devem estar injetando a mesma quantidade de combustível e formando leques de combustível semelhantes (4a). Não há uma medida exata; o resultado deve vir da observação do mecânico. “Não é um tipo de teste de que se tenha um padrão para todas as válvulas de injeção. Cada tipo de válvula de injeção tem um padrão de leque”, explica Tedd. (4b)

 

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5) Teste de equalização – Este teste mede a vazão e a velocidade de abertura e fechamento da válvula injetora, também de acordo com a simulação do regime de rotação do motor. No teste do aparelho utilizado, as simulações são de 1000 rpm (5a), 4000 rpm e 6500 rpm, o que permite ver possíveis falhas em rotações altas (5b). O resultado final da vazão deve ser comparado de acordo com a medição das escalas em mililitros (ml). A variação máxima entre as válvulas pode ser de até 10% – tolerância que deve ser considerada mesmo em válvulas novas em razão da temperatura ambiente. No procedimento feito para esta reportagem, a válvula com maior vazão atingiu 21 ml e a com menor vazão, 19 ml. Isso significa que estão dentro da variação aceitável (5c).

 

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Obs: Tedd Medeiros declara que, no entanto, o fato de as válvulas serem aprovadas em todos os testes não exime o componente de falhas. “Este é um procedimento paliativo”, ressalta o especialista. “A limpeza não garante que o bico vai durar mais 15 anos. A limpeza garante que, no momento em que foi feita, as válvulas estão perfeitas. Pode ser que daqui a 10 mil quilômetros a gente tire essas válvulas injetoras e elas já não sirvam mais para uso”, conclui. Portanto, cabe sempre o bom senso do mecânico no momento do diagnóstico.

 

Colaboração técnica – Oficina Futura Imports: (11) 2485-8324
Mais informações – Radnaq: (11) 2488-2200

41 comentários em “Injeção: Bico injetor: limpar ou não limpar?

  1. gostei do artigo , porém existe um outro artigo de um engenheiro mecânico que trabalha no Senai falando sobre carbonização interna e externa dos bicos injetores, cuja a causa seria o aquecimento da gasolina , pensando nisso como a limpeza pura e simples não existe estou desenvolvendo um projeto que já está quase finalizado de uma maquina para descarbonização das válvulas injetoras de combustível, em breve irei procurar vc para uma demonstração

  2. Só tenho uma idéia, quando vc faz café em um cuador de pano vc lava ele no sentido contrário pra retirar o pó do café, quando vc limpa a válvula injetora sempre faz no sentido do combustível, eu tenho um Corsa que já constatei que os bicos estavam com os pré filtros internos bastante sujos, montei na flauta ao contrário, fazendo que o combustível passe pelo orifício menor saindo pelo maior, estava em casa no domingo somente com a ferramenta de tirar a flauta, dei partida com os bicos inversamente montados segurando pra que a pressão da linha não guspissem pra fora, fiz isso com trinta segundos de partida no veículo, a gasolina passou pelo bico e foi jogada pra fora do motor, passei ar comprimido no lado da entrada e montei novamente, o carro estava afogando em marcha lenta, consegui retirar este problema até conseguir dinheiro pra comprar novos bicos.

  3. Muito bom, dificil mesmo é encontrar um mecanico com capacidade e honestidade para utilizar esse sistema ..
    Os mecánicos normalmente não fazem a auferição correta, se vc disser que está falhando ele ja mandam limpar os bicos ..

  4. Olá. Muito boa a matéria, mas não sou adepto à limpeza de bicos. Pois se a “sujeira/partícula” passar pelos pré filtros e filtros ou ela retorna ou dissolve sem contar o desgaste natural do mecanismo. Nesse sentido, peço ajuda. Tenho um Volvo S40 2.0 16v ano 97 Motor B4204S. Preciso trocar os quatro bicos, pois estão com 250m km. Estou tendo dificuldades em encontrar substitutos por causa da impedância e vazão. Os originais são Siemens Deka 9125118. Podem indicar alguma empresa que possa me ajudar?

  5. Gostei de toda matéria e dos comentários, mas eu gostaria de fazer uma pergunta. o meu carro é motor 1.6, posso trocar os bicos injetores por outro de menor consumo? isso diminui o consumo de combustível?
    sei que vai diminuir a potência, mas se diminuir o consumo jà está bom.

  6. Me tire uma dúvida se eu colocar o bico 1.6 monoponto , no lugar do 2.0 vai ficar bom , me disseram que não ia ter arrancada mas não quero carro pra correr quero mas econômico, favor me ajudem na resposta, agradeço!

  7. eu quero saber se na hora de trocar o bico injetor se tem diferença entre bico de gasolina ou bico pra aloocol

  8. Fiz a limpeza de bicos do meu carro (uno mille fire) e o consumo aumentou em 20%, mais a força de arrancada que diminuiu bastante. Voltei no mecânico que revisou tudo passou no escaner mas não constatou nada. Enfim todos que converso sobre isso me falam que o melhor mesmo é trocar os bicos.
    Parabens pela matéria.

  9. Fiz a limpeza de bico e tbi, porém o carro está engasgando com marchas leves por exemplo em 2°.
    O que eu faço agora?

  10. primeiro lugar quero parabenizar a materia referente limpar ou não os bicos-injetores gostei muito da materia ; pelo oque eu entendi se os bico-injetores estiver sujos ou com alguma obstrução pode ser a causa de uma rotação auta e um gasto maior de gasolina é isso

  11. Meu fox 1.0 ta com dois bicos com defeito e justamente as velas do mesmo aparecem suja de óleo. Se eu trocar os bicos por outros novos a sujeira de oleo na vela desaparece?

  12. Pessoal, fico assustado com a falta de conhecimento das pessoas que dizem conhecer de carros, e limpeza de bico realmente é efetiva, mas o que faz sujar o bico não foi dito aqui!
    A carbonização do sistema que nunca é limpa “continuam lavando os pés e andando no chão sujo” pq o que faz o intopimento do bico não é tratado, pq toda queima produz um sub produto no caso carbono e sim álcool tb tem esse subproduto Gel de alumínio. A limpeza deve ser feita de dentro para fora!
    O serviço em concessionárias é feito via tanque. Que limpa todo o sistema de injeção: válvula de admissão, câmara de combustão inclusive o bico injetor.
    O produto que faz isso é o: limpeza completa do sistema de injeção STP, homologado em 13 montadoras.

  13. cara to querendo comprar um gol 2009 2010 g5 o dono do carro ja fez limpeza de bico e estava inssistindo mto para fazer ja foi trocado o radiador do carro presiso de uma dica devo ou nao comprar esse carro??

  14. As montadoras afirmam que as válvulas injetoras são auto limpantes. Porém nenhuma montadora apresentou alguma nota técnica, a respeito da constituição dos bicos, com o devido diagrama elétrico, justificando o argumento de bico “auto limpante”.

    Já retirei injetores de veículos com apenas 5.000Km que não se encontravam com defeitos aparentes, porém as válvulas injetoras não se encontravam equalizadas, e com diferenças de injeção nas rotações de 1000, 3000, e 5000 rpm. Não foi apenas um veículo, foram vários.

    Qual a explicação para isso??

  15. Já peguei um prisma 1.4 2009 que estava andando igual 1.0, fiz todos os testes na injeção e motor, todos estavam OK, foi aí então qua decidir fazer uma limpeza nos bicos, e estavam com aparência visual e nas pontas limpas, feito a limpeza de meia hora, o veículo voltou a tem potência de 1.4. Cheguei a conclusão que a sujeira estava sim, acumulada dentro dos eletro injetor.

  16. Quero informar que já peguei três veículos falhando e a falha era no bico, pois o mesmo foi retirado do cilindro que falhava e colocado em outro cilindro. apos confirmado a falha no bico coloquei na maquina para teste e em seguida limpeza, na fase teste foi constatado que o bico que falhava injetava pouco e apos a limpeza ficou injetando igual os demais. QUEM ME EXPLICA A FALTA DE EFICIÊNCIA DO COMBUSTÍVEL PARA FAZER A LIMPEZA? SENDO QUE JÁ VINHA VÁRIOS DIAS FALHANDO!

  17. Excelente matéria, queria saber se posso imprimir la para ajudar no esclarecimento de dúvidas frequentes de meus clientes

  18. Muito interessante a matéria, assim como, tantas outras, entretanto ou dialogar com certos mecânicos ficamos a desejar com tanta falta de conhecimentos automobiisticos. Nunca discuto, mas escuto cada absurdo que só Jesus. Esta revista, deveriam ser lida por todos os motoristas para não serem enganados.

    Obrigado.

  19. em uma limpeza sugiro que deixe os bicos durante 45minutos que se caso houver falha nos mesmos aparecerão defeito.

  20. Parabens pela materia. Gostaria de saber se posso fazer a limpeza de bico em casa. Um abraco!!

  21. Prezado Luis, muito obrigado pelo seu contato. Continue acompanhando nossas publicações. Revista O Mecânico.

  22. Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa! Nossa sugestão é que você procure a escola SENAI mais próxima de sua residência e se informe sobre quais cursos da área automobilística eles oferecem. Atenciosamente.

  23. Prezado Welison. Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa! Nossa sugestão é que você procure a escola SENAI mais próxima de sua residência e se informe sobre quais cursos da área automobilística eles oferecem. Atenciosamente.

  24. Esclarecedor o artigo. Esclarece duvidas e coloca na transparência os problemas das válvulas injetora de combustíveis ()bicos injetores), para mecânicos e consumidores, parte mais interessadas.

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