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FPT Industrial dá dicas de manutenção preventiva em motores diesel

Motor FPT N67
Motor FPT N67

A FPT Industrial reforça os benefícios das manutenções preventivas em motores diesel. Segundo a fabricante, os intervalos de manutenção preventiva variam de acordo com o motor, a máquina e o tipo de aplicação (agrícola ou de construção), e também deve levar em consideração as características do ambiente de trabalho, se há muita poeira, ou se há muita umidade.

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Filtros de combustível, de ar e de óleo

Os óleos de motor recomendados e atualmente utilizados nos motores FPT são desenvolvidos e complementados com aditivos, antioxidantes e detergentes especiais, afirma a empresa. “A vida útil do óleo varia de acordo com sua composição. Em geral, o fabricante do produto indica o tempo que deve ser usado. Passado o período recomendado para a troca do óleo, as propriedades de lubrificação e arrefecimento são perdidas, aumentando o atrito das partes móveis do motor e gerando desgastes”, explica Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial.

Os filtros de combustível, de ar e de óleo são peças fundamentais para o funcionamento do motor em qualquer veículo – seja ônibus, caminhão ou máquinas agrícolas e de construção. A função principal de todos os filtros é evitar a entrada de impurezas no propulsor, garantindo a proteção aos sistemas internos do motor.

A função do filtro de combustível é eliminar o máximo de impurezas do diesel antes dele ser “injetado” no interior do motor. “Ele evita que as partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento, como pó, ferrugem, água e sujeira no tanque do veículo cheguem à bomba de combustível”, diz Xavier. Filtros de combustível vencidos ou danificados podem comprometer a bomba de combustível e contaminar o sistema de injeção, provocando falhas prematuras e afetando o rendimento do motor.

O filtro de ar separa e elimina as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão. Isto evita o desgaste prematuro de peças como pistões e biela. Se o mecânico não trocar o filtro de ar, podem ocorrer desgastes excessivos em componentes e até, por exemplo, aumento súbito no consumo de combustível. “Como ele retém as partículas para que somente ar limpo entre na câmara de combustão, se ele não estiver limpo, o excesso de sujeira forçará o propulsor a puxar o ar. Assim, eleva-se o consumo de diesel, e em alguns casos podem acontecer até perdas de potência”, acrescenta Xavier.

Por fim, o filtro de óleo serve para eliminar impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor – ele cuida também das partículas derivadas da combustão. O contato das peças internas do motor (como os pistões) podem deixar impurezas. Se o filtro não for trocado no tempo previsto pelo plano de manutenção, as partículas de metal podem ir para o motor e danificar peças como pistões, cilindros, anéis e válvulas. Em casos extremos, o motor pode “fundir”.

Separador de Óleo
Outra importante peça que entra no pacote de manutenção preventiva é o separador de óleo do respiro do motor ou “Blow-by”, cuja principal função é separar as gotículas de óleo presentes na emissão dos gases e retorná-las ao cárter, sem comprometer a pressão interna do motor e, por consequência, a sua eficiência.

Todo motor diesel funciona através da transformação de energia térmica em energia mecânica. Durante o processo de combustão, a pressão dentro dos cilindros é muito maior do que a pressão externa a ele, portanto é normal que ocorram pequenos “vazamentos” internos de gás pelas folgas existentes entre as partes móveis do sistema (sejam elas entre pistão e anéis e cilindros e anéis), fazendo com que esses gases se desloquem para as áreas fora dos cilindros, mas ainda dentro do motor. Esses gases recebem o nome de Blow-by.

3 comentários em “FPT Industrial dá dicas de manutenção preventiva em motores diesel

  1. Queria assistir um vídeo ensinando a montagem da distribuição do motor FPT novo 455MG DIESEL. 4cc turbo. Com bomba injetora CAV

  2. Queria assistir um vídeo ensinando a montagem da distribuição do motor FPT novo 455MG DIESEL. 4cc turbo

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