Ford Ka 1.5 com pressão baixa de óleo em motor novo? Veja o que pode ser

Ao chegar na temperatura de 90 graus a pressão saiu de 4 bar para 0,4 bar

O Mecânico Responde está de volta e uma das perguntas enviadas para nossa redação foi a do Rafael Nunes Santos, que tem um Ford Ka 1.5 Sigma com problema de pressão baixa do óleo. Segundo Nunes, o modelo teve problema com calço hidráulico e ele comprou um novo motor da Ford, pois era mais vantajoso do que fazer uma retifica.

Pois bem, o mecânico fez a instalação do novo motor, mas durante o teste de pressão do óleo estava a 4 bar com motor frio durante a partida. Contudo, ao chegar na temperatura de 90 graus essa pressão baixou para 0,4 bar e se manteve nesse nível. O questionamento do Nunes é sobre o que pode ter acontecido para um motor que é totalmente novo ficar com uma pressão de óleo tão baixa durante o funcionamento na temperatura quente de trabalho do propulsor? Claro, para respondê-lo contamos com a ajuda do Consultor Técnico e, também, professor Fernando Landulfo.

óleo Ford Ka

“Rafael, qual é o lubrificante que foi abastecido o cárter do motor? É o que tem o selo de lubrificante original da montadora? Lubrificantes que não tem o selo de aprovação da montadora podem ter o índice de viscosidade mais baixo, lembrando que índice de viscosidade mede a estabilidade da viscosidade em função do aumento da temperatura. Consequência a temperatura sobe a viscosidade desce a pressão do óleo cai junto. Agora, se o lubrificante tiver o selo da montadora é bom verificar os valores limites de pressão de óleo desse motor. Pode ser que nada de errado esteja acontecendo”, analisou Landulfo.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php