Ícone no Brasil, Ford Escort XR3 completa 35 anos de lançamento na Europa



O Ford Escort XR3 completou 35 anos de seu lançamento na Europa. A versão esportiva do compacto que foi um dos maiores sucessos da indústria automotiva mundial, no entanto só chegou ao Brasil para se tornar o sonho de consumo de uma geração em 1983, com mesma aparência, mas sem injeção eletrônica.

O XR3 era equipado com motor 1.6 a álcool de 82,9 cv. Externamente, trazia defletor dianteiro, aerofólio traseiro, teto solar de vidro com persiana interna, faróis de longo alcance com lavadores e de neblina. O interior tinha bancos esportivos e painel bem equipado. Seu visual arrojado também garantia o melhor coeficiente aerodinâmico do mercado na época (Cx 0,385).



Em 1985 o hatch ganhou a versão conversível, um ícone da linha, com sistema de acionamento manual que facilitava a movimentação da capota e vidro vigia traseiro com desembaçador elétrico.

Depois foi reestilizado em 1987, com linhas mais suaves e para-choques de plástico envolventes que melhoraram a aerodinâmica, novas rodas de alumínio, aerofólio, painel com iluminação indireta e volante com revestimento imitando couro perfurado.



As melhorias no motor só vieram em 1989, o quando o XR3 passou a ter motor 1.8 de 99 cv. Na linha 1990, além de aerofólio redesenhado e para-choques e saias na cor da carroceria, o conversível introduziu a capota com acionamento eletro-hidráulico. Um ano depois, trouxe amortecedores ajustáveis com controle eletrônico, variando a carga conforme a velocidade na série limitada Fórmula. No fim da série, esses amortecedores passaram a ser oferecidos como opcionais no XR3 1992.

Segunda geração
A segunda geração do Escort nacional foi apresentada em 1992, com distância entre-eixos aumentada de 2,40 m para 2,52 m, que melhorou o espaço interno, e carroceria mais aerodinâmica (Cx 0,35). O XR3 ganhou motor 2.0 de 115,5 cv, com injeção multiponto LE-Jetronic – mais tarde trocada pela EEC-IV –, freio a disco nas quatro rodas e suspensão mais firme, além de faróis de duplo refletor e faróis de neblina no para-choque. Outra novidade da linha foi o lançamento da versão de entrada Escort Hobby, com a carroceria antiga e motor 1.6.

Em 1996, a produção do Escort saiu de São Bernardo do Campo, abrindo espaço para o Fiesta brasileiro, e foi concentrada em Pacheco, na Argentina. A versão esportiva deixou o nome XR3 e passou a se chamar “Racer”. Em 1997, a família teve o esportivo Escort RS, hatch 3 portas com motor Zetec 1.8.

O Escort despediu-se do mercado em 2003, deixando um legado de muitos fãs e inovações durante seus 20 anos de produção. Recentemente, o Escort voltou a ter destaque na mídia com o lançamento de uma nova versão na China.

4 comentários em “Ícone no Brasil, Ford Escort XR3 completa 35 anos de lançamento na Europa

  1. Tenho até hoje, na família porém, está comigo direto, talvez o único modelo Ghia 85 4 portas, teto solar, ar condicionado de fabrica, trio elétrico, motor 1.6 CHT. Fiz o motor todo, suspensão, lanternei todas as partes com ferrugem sem uso de plastique cujo o lanterneiro ia usando chapas cortadas e soldando. Ainda falta a pintura e o acabamento. Sei que tenho uma relíquia por isto, estou reformando todo ele. Já gastei 10 mil reais até o momento. Preciso de um carburador duplo pois a niquelagem, a todo momento, se solta entupindo o gigle.

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