O eixo cardan é um componente que merece uma atenção especial dos caminhoneiros em relação à manutenção. Responsável por transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, o item deve receber aplicação da graxa correta nos prazos recomendados pelo fabricante para evitar desgaste prematuro.
Segundo Jair Silva, supervisor de serviços da Spicer, fabricante de cardans do grupo Affinia, a manutenção preventiva consiste na lubrificação das partes móveis do cardan, como cruzetas e ponteiras de luvas. “Alguns postos lubrificam com graxa de chassis. É essencial usar graxa de sabão de lítio (EP 2 – Extrema Pressão com grau de consistência 2), resistente à temperatura e à lavagem com água”, ressalta.
Produtos à base de silicone, graxas grafitadas e para chassis asseguram apenas proteção superficial, deixando a cruzeta com lubrificação ineficiente, diminuindo a durabilidade. Ele explica que a falta destes cuidados podem ocasionar quebra e ou desgaste prematuro dos componentes moveis do eixo cardan aumento a possibilidade de paradas inesperadas.
Os intervalos para lubrificação estão relacionados de acordo com a utilização do veículo. “Se o caminhão circula na cidade, o ideal é fazer a cada 10 mil km ou um mês. Em uso rodoviário, os prazos podem ser maiores: até 20 mil km ou três meses, o que ocorrer primeiro. Em aplicações severas ou fora de estrada, a lubrificação deve ser feita a cada 15 dias.”
Gostaria de abrir uma micro empresa especializada em cardan, e queria algumas dicas de maquinarios e ferramentas e como posso montar minha oficina especializada em confecção e
Manutenção de cardan.