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Fizemos um raio-x no circuito elétrico que comanda o sistema de aquecedor e ar-condicionado do modelo mais popular da Ford

Carolina Vilanova

A refrigeração ou aquecimento do Ford Ka depende de várias conexões elétricas e eletrônicas, que devem ser verificadas atentamente em eventuais reparos no sistema de ar-condicionado e aquecimento interno do veículo. É  importante lembrar que o módulo de controle do aquecedor, a válvula solenóide, o atuador de recirculação de ar e o motor do ventilador do aquecedor recebem tensão quando a ignição é acionada. Já o  ar-condicionado, quando é ligado, por meio do interruptor do módulo de controle do aquecedor no painel de instrumentos do veículo, envia um impulso ao relé de acionamento. Este mesmo relé se fecha, mandando o sinal ao pino 54 do módulo de controle do motor (PCM) EECV, que comanda o relé do ar-condicionado na posição da borboleta completamente aberta (WOT).

A embreagem e o compressor do arcondicionado são ativados pelo interruptor de pressão dupla e pelo contato do relé do ar-condicionado. Se a pressão do sistema for muito elevada, este interruptor de pressão dupla se fecha e envia ao módulo de controle do motor um sinal para ligar o motor da ventoinha de arrefecimento na velocidade máxima. O módulo, então, manda a mensagem, conectando em ponte a resistência da ventoinha.

O interruptor de baixa pressão do compressor do ar-condicionado corta a alimentação de tensão do módulo de controle do motor por meio do relé que comanda a borboleta, para evitar a formação de gelo no evaporador.
No interior do Ford Ka, a temperatura  é controlada manualmente através dos botões de controle do aquecedor, dispostos no painel de instrumentos. As alterações no funcionamento da recirculação, provocadas pelo ar externo, são realizadas quando estes interruptores enviam sinais ao atuador de recirculação do ar.

A válvula solenóide de controle do aquecedor é temporizada pelo módulo de controle. Assim, o fornecimento de água de aquecimento ao trocador de calor é controlado. A velocidade do motor da ventoinha do aquecedor é comandada por um interruptor.  Se este botão estiver na posição 0 (desligado) e o ar-condicionado estiver funcionando, o motor do aquecedor (M3) recebe a tensão do módulo do controle do aquecedor (A128).

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